Automação de processos em bares e restaurantes: entenda como fazer

Inovação 02 de julho de 2019

Ao verificar sobre a automação de bares e restaurantes, você consegue identificar se sua equipe se ocupa com tarefas repetitivas? Ou ela consegue focar no que realmente importa? O cliente? Atualmente, você consegue maximizar resultados com uma maior produtividade por meio da automação?

Além disso, já pensou sobre quanto tempo sua empresa pode sobreviver sem implantar as automações mais urgentes? Levantou qual o custo de manter as tarefas manuais que adota em seu estabelecimento?

Pois bem, essas são algumas das perguntas que justificam a elaboração deste texto para você. Vamos refletir juntos sobre elas? Continue a leitura e confira como usar a automação para lucrar e crescer!

O que é automação de processos?

Todo o negócio executa atividades que se intercalam para entregar um produto ou serviço para o consumidor. No caso de bares e restaurantes, por exemplo, ocorre o processo de recebimento de mercadorias, que é uma sequência de um pedido previamente efetuado (que também se constitui de um processo), e que continua com o preparo dos alimentos e o serviço ao cliente.

Ou seja, tratam-se de rotinas que seguem um padrão e que devem ser executadas para entregar um produto ou serviço ao final de suas etapas. Otimizar essa sequência de procedimentos é uma tarefa constante de qualquer negócio e que garante sua viabilidade operacional.

Qualquer empreendimento que não consiga uma melhora contínua dos seus indicadores de performance tende a se tornar obsoleto com o tempo, o que influencia na competitividade, já que não consegue entregar um serviço com a mesma qualidade que a concorrência, e na lucratividade, já que a eficiência operacional não é a mesma sem o avanço constante.

Nesse contexto, a automação busca agilizar, otimizar e aprimorar os processos de modo a conseguir manter a competitividade e a agilidade ao executá-los sem interferência humana. Na atualidade, poucas alternativas conseguem ser tão eficientes em ajudar um bar ou restaurante a fazer mais com menos. 

Isso não significa, obviamente, que você precisa correr para implantar as últimas novidades tecnológicas, como algoritmos de inteligência artificial e sensores avançados para controle de estoque.

Esses recursos estarão cada vez mais acessíveis e não são proibidos, mas você deve se concentrar nas suas necessidades e não, necessariamente, nas últimas novidades, ou terá uma nova solução como opção a cada dia.

O que pode ser automatizado?

Nesse processo de implantação da automação você precisa pensar em pessoas e tecnologia. O grande valor de qualquer automação está na capacidade dela de entregar um valor superior para o cliente.

Então, se um processo pode ser agilizado e, em consequência, você consegue atender mais rápido a um custo equivalente, não precisa ter dúvida de que essa é uma boa opção para o seu negócio.

Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que é mais difícil automatizar processos personalizados. Embora a tecnologia esteja evoluindo nesse sentido, o que funciona de forma prática para bares e restaurantes é automatizar os procedimentos que seguem uma sequência padrão, mesmo que o atendimento seja unificado.

Por exemplo, no caso dos pedidos efetuados pelo garçom à cozinha. Embora eles variem de conteúdo e muitos casos necessitem de anotações pontuais, como eliminar a ervilha de um prato, ou substituir as batatas fritas por purê, o processo obedece a uma sequência padrão que pode ser automatizada.

Outro aspecto determinante é manter-se atualizado sobre as tendências e comportamento. As novas gerações estão entrando no mercado de trabalho e consumindo mais, inclusive em restaurantes.

Como elas nasceram em um mundo digitalizado, se sentem mais à vontade em utilizar recursos tecnológicos como aplicativos e plataformas, além de valorizarem a agilidade de recursos como a comanda eletrônica, por exemplo.

Como promover a automação de bares e restaurantes?

Os primeiros processos que você deve se dedicar a automatizar são aqueles nos quais identifica maior incidência de erros e de retrabalho. Por exemplo, se você atua com serviço à la carte e ocorrem erros com os pedidos, um aplicativo que automatize esse processo vai ajudar a eliminá-los e podem ser um diferencial que agregue valor ao seu restaurante.

Além disso, existem recursos básicos de automação para geração de relatórios, emissão de documentos fiscais e outras atividades corriqueiras, que são oferecidos por sistemas elaborados para a sua atividade. Se você ainda opera com uma solução de baixa eficiência, você precisa urgente de um sistema elaborado para gestão de restaurantes.

Ele vai automatizar vários processos de sua rotina e resolver problemas pontuais rapidamente. Além disso, o retorno sobre o investimento em sistemas informatizados, voltados para a sua atividade, é rápido e exponencial. Por isso, nada justifica que protele essa adoção e continue convivendo com o prejuízo causado por processos mais complexos, atividades manuais e erros simples de evitar.

Contudo, um dos detalhes mais importantes para viabilizar a automação do seu negócio é considerar que ele depende de pessoas e do clima organizacional. Elas precisam de treinamento e orientação, especialmente, porque tendem a não ter um conhecimento muito aprofundado em tecnologia.

Nesse sentido, um sistema pode facilmente automatizar vários dos procedimentos de controle do fluxo de caixa, diminuindo os gastos com pagamento de juros, melhorando a liquidez de caixa e a organização financeira, por exemplo, mas sem que as pessoas recebam a orientação devida, é difícil que a empresa consiga obter 100% dos ganhos da automação.

Como um carro bem pilotado, as automações também podem gerar melhores resultados quando as pessoas são preparadas. Por isso, garanta que sua equipe receba o treinamento devido para operar com as inovações que decidir implantar.

Outro ponto forte das automações envolve as questões fiscais. Com um controle eficiente do acesso dos usuários e dos vários procedimentos fiscais, dados diversos podem ser verificados, consolidados e apresentados em conformidade com as exigências legais para evitar problemas.

Por exemplo, a simples digitação de um CPF de um cliente ou do CNPJ de um fornecedor pode conter erros que causem inconsistências ou incompatibilidades. Nesse caso, a empresa pode precisar gastar horas de trabalho para encontrar o problema e resolver, quando um sistema automatizado faria a verificação automaticamente no momento do lançamento.

Por fim, vale mencionar que a automação de bares e restaurantes não pode e não deve significar um atendimento menos humano e cordial. Tenha em mente que o que acontece é justamente o contrário. Ao automatizar tarefas repetitivas e mecânicas, as pessoas ficam mais livres para focar no que mais importa e promover um atendimento encantador, eficiente, atencioso e que promova uma boa experiência para o seus clientes.

No mais, lembre-se que a automação é apenas uma dentre várias alternativas de melhora da lucratividade. Confira nossas dicas para maximizar os seus lucros!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar