LOGÍSTICA DE ATENDIMENTO: uma fábrica de Lucros para seu bar ou restaurante

Gestão 25 de abril de 2019

Muitos empresários acreditam que a simples automação, a escolha de um bom sistema com recursos avançados para gerenciamento de seu bar ou restaurante, é capaz de agilizar o atendimento, satisfazer o cliente e ainda aumentar o ticket médio do negócio.

Você também pensa assim? Sinto em dizer-lhe que nenhum software, por melhor e mais prestigiado que seja, é capaz, por si só, de garantir aumento de produtividade aliado a satisfação dos clientes e ainda aumentar os lucros.

E por que não? Simples, porque o foco deve ser na forma com que seu bar ou restaurante atende, capta e entrega os pedidos para cada um de seus clientes. Isto é o que faz toda a diferença. Mas antes de falar de logística de atendimento, gostaria de chamar atenção a outros problemas enfrentados por empresários desse setor.

O primeiro passo é entender o papel de cada ator desse jogo:

Garçons: montar uma boa equipe de garçons não é tarefa fácil. Muitas vezes esses profissionais exercem a função como segunda opção de trabalho com intuito de complementação de renda e nem sempre tem o perfil de servir.

Entregadores: são profissionais encarregados de servir e retirar a mesa, fazendo uma ponte entre o balcão, a cozinha e os clientes. Geralmente são profissionais mais operacionais, um leva e traz, que não precisam ter o melhor perfil de atendimento. Entregadores tem remuneração mais baixa se comparado a dos garçons e são de mais fácil reposição.

Software: deve ser capaz de fazer funcionar perfeitamente a integração entre esses profissionais, bem como com os demais setores da casa, cozinha e balcão, por exemplo. A operação do software deve ser simples e integrada com todos os setores, de maneira que os entregadores possam desempenhar sua função no menor tempo possível.

Logística de Atendimento

O modelo de atendimento composto por garçons, entregadores e um bom sistema mobile, que automatiza os pedidos e a gestão do negócio, é capaz de oferecer muitos benefícios. Listamos alguns deles:

Atendimento ágil: imagine um restaurante com 4 garçons, cada um responsável por atender um determinado setor ou número de mesas. Sua função é observar e se antecipar a demanda do cliente, exercendo a função de vendedor, oferecendo comidas, bebidas e sobremesas. Além disso, nesse modelo de atendimento, o garçom não sai do seu setor para ficar sempre disponível quando o cliente quiser pedir, buscar produtos no balcão, nem pensar.

O atendimento é feito através de uma solução mobile em seu Smartphone. Os pedidos são registrados em seu telefone que imediatamente envia o pedido para o balcão e cozinha. Lá na retaguarda estão os entregadores que já sabem o que levar pra mesa. A agilidade é tamanha  que é comum o entregador servir a mesa antes mesmo do garçom sair para atender outro cliente. Na volta o entregador já procura garrafas, copos ou qualquer coisa para devolver a retaguarda, deixando as mesas sempre limpas. Outro fator ligado a agilidade, com o uso do sistema no celular, o garçom consegue pedir parciais e até o fechamento da conta, recebendo do cliente sem que o mesmo precise enfrentar filas no caixa.

Redução de perdas: o pedido registrado no Smartphone contempla todas as características do prato, ponto da carne, adição de açúcar ou não, por exemplo. Todas essas informações chegam na cozinha e o pedido é entregue ao gosto do cliente. Essa funcionalidade elimina as perdas com devolução de pedidos equivocados.

Aumento do ticket médio: um dos maiores responsáveis pela diminuição do ticket médio é o mau atendimento, seja pela dificuldade de se chamar um garçom ou mesmo pela desorganização e erros da equipe como um todo. Atendimentos baseados numa estrutura mobile, garçons e entregadores também permite que o empreendimento venda mais para o mesmo número de clientes, pois os garçons não perdem pedido e ainda atuam como vendedores.

Fechamento de caixa: um dos grandes problemas do atendimento convencional, garçons com bloquinho e caneta na mão, indo e vindo no balcão, é a dificuldade em se fechar o caixa. Em algumas casas é até comum clientes reclamarem de produtos que não pediu ou que consumiu e não estão na conta.

Como tudo em um bar ou restaurante está ligado ao pedido do cliente, o caixa representa exatamente tudo que foi consumido por eles. Assim fica muito mais fácil evitar fraudes, controlar comissões e fazer acertos com os funcionários.

Seu bar ou restaurante já trabalha nesse modelo? Se sim, parabéns! Seus clientes e seu bolso agradecem. Se não, podemos ajudá-lo e transformar seu negócio.

 

 

Deixe seu comentário

Você também pode gostar