Qual é o impacto da comanda eletrônica no atendimento do restaurante?

Inovação 23 de abril de 2019

No seu restaurante, os clientes reclamam com frequência de garçons que erram o pedido, esquecem de anotar algum dos itens ou trazem o pedido errado? Esses erros são recorrentes em estabelecimentos que ainda usam a comanda de papel. Para diminuir essas situações, melhorar o atendimento e deixar o seu público cada vez mais satisfeito, uma boa saída é apostar na comanda eletrônica no restaurante.

A comanda eletrônica pode ser acessada pela sua equipe de garçons por meio de um dispositivo móvel, como um celular ou tablet. Dessa forma, a marcação dos pedidos é muito mais rápida e intuitiva diminuindo a ocorrência de enganos e também trazendo mais dinamismo para o processo como um todo.

Quer saber mais sobre como essa tecnologia vai fazer a diferença no seu negócio? Continue a leitura, veja os benefícios da comanda eletrônica para restaurante e saiba como é o processo de implementação.

Os benefícios da comanda eletrônica para o restaurante

Desde o momento da anotação dos pedidos até a chegada da demanda no balcão ou na cozinha, a comanda eletrônica influência positivamente diversos aspectos no processo de pedidos.

Otimização da velocidade do atendimento

Em vez de precisar anotar cada item e cada pedido especial no papel, o garçom que usa a comanda eletrônica resolve tudo simplesmente com alguns cliques. Além disso, ele tem acesso aos itens e ingredientes de cada pedido, o que facilita para o caso de o cliente querer saber mais informações sobre o prato.

Outra grande vantagem é que o garçom consegue enviar o pedido para o balcão e/ou para a cozinha assim que cada cliente termina seu pedido, sem a necessidade de se deslocar fisicamente até lá para que só então os pratos e as bebidas comecem a ser preparados. Com isso, os pedidos podem chegar na mesa antes mesmo de o garçom se afastar! Interessante, não é mesmo?

Redução na equipe de atendimento

Além de trazer mais qualidade para o atendimento, a redução do tempo gasto em cada mesa impacta diretamente a quantidade de garçons necessários na sua equipe de atendimento.

Afinal, com a comanda eletrônica, cada um deles conseguirá atender mais mesas, pois o tempo que seria gasto no deslocamento do garçom para passar o pedido para os responsáveis, ele poderá atender outras mesas.

Aumento do ticket médio

Cliente bem atendido é cliente satisfeito, e cliente satisfeito passa mais tempo no seu restaurante. Diante da agilidade e do dinamismo que o seu público vai perceber graças à implementação da comanda eletrônica, eles ficam mais favoráveis a gastarem mais no seu restaurante.

Mais do que a otimização do tempo com a comanda eletrônica, o garçom poderá ficar mais próximo dos clientes, uma vez que outra pessoa ficará responsável pelas entregas dos produtos solicitados. Com isso, você é capaz de causar uma boa impressão, tornando o garçom um atendente exclusivo e amigo dos clientes, além de minimizar a espera por atendimento.

Isso se deve, pois o ticket médio é uma métrica muito importante em qualquer negócio, pois fazer com que os clientes gastem mais pode ser mais lucrativo do que apenas ter mais clientes. Além disso, os consumidores com maior ticket médio estão mais propensos a indicarem seu restaurante, a chamarem os amigos e a deixarem comentários positivos na internet, o que aumenta o alcance do seu estabelecimento.

Os recursos de um aplicativo de comanda eletrônica

A comanda eletrônica para restaurante faz muito mais do que simplesmente transferir a antiga comanda de papel para um dispositivo móvel. Conheça agora os principais recursos disponíveis no aplicativo!

Abertura de mesas e/ou comandas

Para melhor a organização dos diferentes pedidos, a comanda eletrônica permite criar comandas para cada mesa. Nelas, é possível também verificar os pedidos de cada um dos clientes na mesa facilitando a entrega dos pedidos, assim como a cobrança.

Fotos dos produtos

Com esse recurso, o garçom tem mais embasamento para explicar os pratos, fazer sugestões aos clientes e acrescentar ou retirar ingredientes.

Emissão de pagamento parcial

A comanda eletrônica facilita muito na hora de estabelecer os valores a serem pagos por pessoa na mesa.

O recurso de emissão de pagamento parcial do aplicativo permite a divisão entre cada cliente e também a verificação do valor gasto individualmente, se cada pessoa for pagar o valor exato que consumiu.

Inclusão de adicionais ao prato

Uma reclamação muito recorrente em restaurantes que ainda usam a comanda de papel diz respeito a ingredientes adicionais que foram pedidos, mas que os garçons esqueceram de anotar.

Já no app de comanda eletrônica, fazer isso é muito mais fácil — e o registro já vai direto para a cozinha, evitando que o garçom esqueça a orientação dada ou mesmo passe informações incorretas. Essa observação chegará direto na cozinha, dessa forma o prato entregue ao cliente será exatamente como ele pediu.

Observações em cada pedido

A mesma lógica vale para as observações especiais em cada pedido, para o caso de o cliente solicitar alguma exclusão ou substituição de ingredientes. Um erro nesse aspecto pode impactar ainda mais a satisfação do cliente, pois muitas vezes está relacionado a alguma restrição ou opção alimentar.

Nesse contexto, vale destacar que as observações também são úteis para pratos que já são ofertados no cardápio com mais de uma opção, por exemplo, um sanduíche que possa ser montado tanto com um hambúrguer de carne de boi quanto com um hambúrguer vegetariano.

O processo de implementação

Implementar a comanda eletrônica no restaurante é bastante simples e intuitivo quando você conta com o auxílio de uma empresa especializada no assunto. Por se tratar de um aplicativo dinâmico e fácil de usar, o seu time de garçons rapidamente vai se adaptar e perceber os benefícios da mudança.

O aplicativo da comanda pode ser utilizado em qualquer smartphone ou tablet com sistema operacional Android ou iOS. A comanda eletrônica ainda é integrada às impressoras do restaurante para que os pedidos cheguem diretamente ao departamento responsável.

Se o cliente solicitou uma porção de batata frita e uma cerveja, por exemplo, a cozinha recebe o pedido da porção e o balcão do bar recebe o pedido da cerveja.

Para que todos esses recursos e benefícios sejam possíveis, e para que a implementação seja bem-sucedida, é fundamental escolher uma empresa respeitada e especializada para fornecer a comanda eletrônica para o seu restaurante. A Sommus Sistemas é referência no desenvolvimento de softwares de gestão para pequenas e médias empresas que buscam alto poder de decisão de forma segura e simples.

Assim, é possível constatar que a comanda eletrônica para restaurante pode revolucionar a qualidade e a agilidade do seu atendimento de diversas formas. Além de otimizar e facilitar o trabalho dos garçons, os clientes ficarão ainda mais satisfeitos com o aumento da qualidade, desde a hora de fazer os pedidos até o momento de fechar a conta.

Gostou de conhecer melhor o funcionamento e as vantagens da comanda eletrônica no restaurante? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que os seus seguidores também fiquem por dentro!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar