O que determina uma boa gestão de restaurante? Veja 5 ótimas dicas!

Gestão 14 de maio de 2019

Desentendimentos entre colaboradores, levantamento detalhado do custo de cada prato, atendimento ao cliente, enfim, hoje, existe um grande desafio para manter a gestão de restaurante em dia.

Afinal, não é verdade que você precisa estar atento a cada pequeno detalhe para manter o lucro? Ao mesmo tempo, que é necessário investir alto no atendimento? E em equipamentos? São muitos pormenores, não é mesmo?

Ainda assim, existem pontos centrais, práticas ideais e muitas alternativas que podem facilitar a sua rotina. Continue a leitura e conheça as principais!

1. Foque na experiência do cliente

O sucesso de um restaurante está nos detalhes. Você pode servir o melhor prato do mundo, o mais bem preparado, com ingredientes de primeira e um atendimento exemplar, mas uma mancha no copo, por exemplo, é o suficiente para desagradar a clientela.

Como mencionamos na introdução, é justamente a necessidade de se preocupar com tantos detalhes que dificulta esse minucioso trabalho, porém o consumidor está cada vez mais exigente. Além de um bom produto, com formas de pagamento facilitadas e preço acessível, ele espera viver uma experiência agradável e inspiradora.

Cada detalhe da decoração, da apresentação dos pratos, do atendimento e a divulgação precisam formar um todo que encante o consumidor.

2. Defina processos

É praticamente impossível fazer tudo isso sem definir o fluxo dos processos. Basicamente, eles são uma sequência de passos a serem executados em cada tarefa do seu restaurante. Por exemplo, quando ocorre o recebimento de mercadorias, quais os passos a seguir?

Você gerou um pedido de compra? Ele pode ser acessado para conferir se tudo foi enviado como o solicitado? Caso sejam perecíveis, estão em boas condições?

Sabemos que algumas dessas perguntas são elementares para você, mas desenhar e descrever as etapas é uma forma de pensar sobre o melhor modo de executar cada procedimento. Além disso, os colaboradores não costumam ter a mesma desenvoltura e, por isso, trabalham melhor quando são informados sobre os detalhes de cada procedimento que executam.

3. Valorize a equipe

Em vista disso, a descrição dos processos é muito usada em treinamentos, que são essenciais para garantir que as atividades funcionem como você espera, assim como para a equipe treinar antes mesmo de colocar tudo em prática.

A capacitação dos colaboradores também é fundamental para o clima organizacional. Sabemos o quanto são frequentes pequenos desentendimentos na equipe, por exemplo. Se não trabalhados logo de início, podem gerar problemas enormes no decorrer do tempo.

4. Decida com base em informação

Você sabe a quantidade e o valor de hortifruti que estragaram no último mês? O capital de giro necessário? O valor em dinheiro do seu estoque? O tempo que ele demora para girar? E o de permanência de cada cliente?

Esses são apenas exemplos de informações que você pode trabalhar, mais o que queremos é evidenciar a importância de evitar tomar qualquer decisão com base em suposições. Quanto mais detalhes puder verificar por meio de relatórios, mas certeiras serão suas definições e mais bem-sucedidas as suas estratégias.

5. Agregue tecnologia

No entanto, se você precisa levantar dados manualmente, não vai fazer outra coisa, nem ao menos terá tempo para analisar os resultados. Por isso, esse processo precisa ser automatizado com a adoção de um bom sistema de controle.

Além de muita informação, um bom sistema é feito com base em práticas de gestão de sucesso comprovado, em conformidade com a legislação, evitando multas e punições, e com funcionalidades que agregam para o restaurante e para o cliente, como a comanda eletrônica.

Assim sendo, podemos resumir os principais pontos para gestão de restaurante da seguinte forma: encantar o cliente com uma boa experiência, mediante processos definidos, padronizados e eficientes, executados por uma equipe dedicada e capacitada que tome decisões com base em informações, juntamente com o auxílio de um sistema que agregue qualidade de produto e atendimento consultivo.

Há algo mais que você acha importante relacionar? Ficou alguma dúvida? Tem uma experiência para relatar? Deixe o seu comentário abaixo e vamos interagir sobre o tema!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar