Como vender pela internet: 7 dicas para impulsionar seu negócio no meio digital

Vendas 22 de setembro de 2020

Vender pela internet pode impulsionar o seu negócio e aumentar muito o faturamento, e melhor, com baixo custo.

Mas como fazer isso?

Neste post você vai aprender como vender pela internet mesmo sendo iniciante, então aproveite as dicas e passos.

O que é possível vender na internet?

Com a facilidade de envio de produtos e as diferentes modalidades de prestação de serviço e atendimento, quase tudo pode ser vendido pela internet. Claro, em alguns casos é preciso fazer adaptações.

Por exemplo, na venda de frutas perecíveis ou lanches de um bar, o envio terá de ser restrito às proximidades ou em uma caixa refrigerada.

Pode-se dividir as vendas na internet em 3 tipos:

  • Produtos físicos: brinquedos, peças automotivas, materiais escolares e objetos materiais.
  • Serviços: normalmente prestados via internet (consultoria, análise contábil, desenvolvimento de programas e criação de sites) ou quando presenciais restringidos ao público local (manutenção de veículos, serviços de higienização de estofados e instalação de alarmes).
  • Produtos virtuais: livros digitais, pdfs e cursos em vídeo.

Esses são alguns exemplos, mas para cada modalidade há estratégias e formas de divulgação com maior efetividade no aumento das vendas.

Como funcionam as vendas pela internet

Através do acesso à internet, seja por dispositivos móveis ou computador, consumidores podem adquirir produtos ou contratar serviços através de páginas online.

A compra é simples, prática e intuitiva, normalmente com poucos cliques já foi concluída.

No caso dos produtos, assim que o pagamento for constatado pelo sistema, costuma-se gerar uma ordem automática de envio e o responsável faz a postagem na transportadora, por exemplo, correios.

Quando se trata de serviços, pode ocorrer o agendamento online (se for possível) ou presencial, quando o foco é atendimento local.

No geral, as vendas pela internet funcionam assim:

  • Consumidor acessa o canal de venda > escolhe o que deseja adquirir > clica em comprar > faz o cadastro e efetua o pagamento > o reconhecimento é feito pelo sistema automaticamente > uma ordem de envio é gerada > um responsável faz a postagem na transportadora > o sistema importa as informações financeiras e cria uma espécie de fluxo de caixa, após envia a NFe por email.

Dificuldades com a gestão operacional e financeira do seu negócio? Conheça o ERP Sommus Gestor e o que ele pode fazer para alavancar sua empresa.

Quais são as vantagens em vender pela internet?

As vendas pela internet costumam exigir menos investimento se comparadas as presenciais, seja pela redução da quantidade de funcionários, possibilidade de manter uma loja virtual online 24h por dia ou por economizar no ponto comercial.

Essa é elencada como uma das principais vantagens de vender pela internet, mas não é só isso. Veja:

  • A cada 10 brasileiros, 7 efetuam compras online
  • A loja fica disponível e vendendo 24h por dia, 7 dias por semana
  • Menor custo operacional
  • Facilidade em atingir o público alvo e obter relatórios com métricas assertivas
  • Campanhas de marketing tendem a ter um ROI melhor
  • Amplo alcance geográfico
  • Rapidez em por o negócio a rodar (construir uma estrutura de vendas online é imensamente mais rápido se comparar a uma física/presencial)
  • Fácil de escalar o negócio
  • Menor índice de lojas que fracassam
  • Pequenas e médias empresas conseguem conquistar espaço no mercado sem a necessidade de endividamento para investir

Ainda tem dúvidas se realmente vale a pena vender online? Abaixo listei dados retirados de pesquisas e divulgado pela Oberlo que vão convencê-lo:

  • 74% dos brasileiros preferem fazer compras online
  • Mais de 60% das compras em estabelecimentos físicos se iniciaram através de experiências online, seja nas redes sociais, busca em comparadores de preços online ou por opiniões de outros clientes divulgadas em sites como Reclame Aqui.
  • Cerca de 80% dos brasileiros efetuam compras online a partir do seu smartphone
  • Desde março, após o impacto do COVID-19, as compras pela internet aumentaram 40%
  • O faturamento para o e-commerce no Brasil em 2020 é estimado em mais de 90 bilhões de reais.
  • Mais de 60% dos brasileiros efetuam compras pela internet pelo menos uma vez ao mês

Conheça os 5 canais de venda no meio digital

Afinal, onde vender na internet? É preciso ter um site?

Separamos 5 canais de vendas online que costumam ser as melhores opções, são eles:

E-commerce

O e-commerce nada mais é do que uma loja virtual. Nela o proprietário pode subir seus produtos, imagens e efetuar vendas pela internet:

Essa é a maneira mais frequente de vender pela internet, principalmente quando se trata de um comércio com volume/variedade de produtos.

Marketplace

O Marketplace é uma plataforma de terceiros em que as pessoas/empresas criam uma conta e inserem seus produtos para a venda. Em troca disso pagam à plataforma um percentual do valor da venda ou uma mensalidade.

Um clássico Marketplace é o Mercado Livre ou a plataforma de cursos online Hotmart.

Blog

Diferente da loja virtual, o blog tem como objetivo trazer informações aos visitantes e, de forma “mais sutil”, pode-se oferecer produtos/serviços.

É comum encontrar e-commerces com um blog integrado para criar interatividade com potenciais clientes e gerar vendas ao conduzi-los aos produtos da loja virtual.

Para potencializar as vendas com o blog é importante trabalhar o Inbound Marketing e o Funil de Vendas.

Rede social 

É possível fazer vendas pela internet sem ter uma loja ou blog, você pode, por exemplo, usar as redes sociais.

Como vantagem das redes sociais é a possibilidade de vender sem precisar gastar em nada, seja publicando em grupos locais no Facebook ou gravando vídeos para o Youtube.

Claro, a tendência é alcançar melhores resultados ao investir em anúncios.

As redes sociais mais utilizadas para vender pela internet são:

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Whatsapp

Dica: em redes sociais como Facebook e Whatsapp é possível usar chatboots para criar interação e aumentar as vendas.

Email marketing

O email marketing é uma estratégia em que se utiliza uma lista de email criada a partir de pessoas que se interessaram e, voluntariamente, forneceram os dados de email para futuros contatos da empresa.

Assim, com o envio de sequencias de e-mails busca-se fazer vendas.

Você já deve ter recebido um newsletter com produtos no seu email, este é um exemplo clássico de email marketing.

Venda de produtos x venda de serviços: qual a diferença dentro do meio digital

A abordagem para vender produtos e serviços é diferente, inclusive os canais utilizados.

No geral, para vender serviços é necessário gerar autoridade, credibilidade e confiança para com o prestador, seja empresa ou uma pessoa.

Diferente do produto que se tem características e informações sólidas do que irá receber, assim, atributos como preço, informações e prazos de entrega costumam influenciar na decisão.

Dessa forma, para a venda de serviços canais como Youtube, Facebook, Instagram, WhatsApp e Blog costumam trazer os melhores resultados.

Já para produtos, a loja virtual e o Marketplace, somados a divulgação nas redes sociais (principalmente Facebook) tende a ser uma boa opção.

Importante, nada impede de usar outras formas de marketing e formas de vender pela internet em conjunto, contudo, é preciso avaliar as métricas, ROI e acima de tudo, o comportamento da sua persona.

Como vender pela internet: passo a passo para iniciantes

Para quem está com dificuldade em começar a vender pela internet criamos um passo a passo para ajudar iniciantes, aproveite!

Defina sua persona

Conheça nos mínimos detalhes o seu cliente comprador. É a partir dele que você vai elaborar as estratégias de marketing e escolher os canais de venda com maior impacto.

Descubra os canais de vendas online mais eficientes para o seu produto ou serviço

Quais canais e estratégias tendem a surtir maior efeito de conversão e alcance no seu público-alvo?

Em alguns casos, por exemplo, na venda de serviços locais, pode ser que apenas o Facebook já traga os resultados almejados e outras estratégias possam significar gastos excessivos e “perca de tempo”.

Faça uma análise cuidadosa, pois se errar na escolha dos canais de venda pode comprometer seus resultados futuros.

Estabeleça metas, objetivos e orçamento

Antes de dar início na criação das páginas, sites e perfis em redes sociais é preciso estabelecer as metas e claro, o orçamento do quanto poderá gastar para lançar seu projeto de vendas online.

Inicie seus canais

Sabendo o quanto pode investir e com uma expectativa de resultado (faturamento/vendas/gastos) você pode dar início na criação dos canais de vendas.

Em caso de um site empresarial, loja virtual ou blog, você vai precisar de uma hospedagem e um domínio, além de conhecimento para coloca-los no ar.

Se não possuir conhecimentos para lançar a sua estrutura online será preciso contratar uma empresa ou profissional para criar, atualizar e fazer a manutenção dos canais.

Automatize o negócio e integre com sistema de envio e frete

Com seus canais prontos para vender pela internet é o momento de automatizar processos, desde a compra, envio de boletos, e-mails de confirmação até a ordem para despacho via correios ou outra forma de transporte.

Também, insira um formulário de captação de potenciais clientes (leads) para integrar com o funil de vendas do email marketing.

Colha as métricas 

As métricas são dados ou informações como: quantidade de visitantes no seu site, percentual de visitantes x compradores, retorno sobre o investimento em campanhas de marketing, histórico de páginas mas vistas, alcance das publicações nas redes sociais, entre outras.

Esses dados vão ajudá-lo a aprimorar e criar novas campanhas de marketing com maior alcance e conversão.

Considere investir em anúncios patrocinados e fique atento ao ROI

Depois de mapear seu negócio online é provável que já tenha em mãos todas as informações necessárias para criar campanhas com bons retornos (ROI).

Nesse momento você pode expandir as campanhas e investir em anúncios para alcançar mais pessoas e alavancar as vendas.

Como Vender pela internet: 9 erros que você não pode cometer

Começou a vender online? Cuidado para não cometer estes erros frequentes:

  1. Usar fotos de baixa qualidade
  2. Descrição de produtos incompletas ou não condizentes com a realidade
  3. Comprar listas de email marketing
  4. Uso de muitas cores contrastantes sem harmonia
  5. Copiar estratégias de concorrentes
  6. Loja pesada e que demora a carregar, principalmente em dispositivos móveis
  7. Deixar de considerar a experiência do usuário ao navegar na loja ou site
  8. Gastar em anúncios sem um planejamento e estratégia
  9. Não fornecer meios de contato interativo para tirar dúvidas antes da compra, por exemplo, chat online, WhatsApp ou telefone.

Vender pela internet se tornou uma necessidade das empresas para alavancar os ganhos e se manter competitiva, até mesmo em razão da busca dos consumidores pela comodidade nas compras.

Precisa de auxílio para vender mais? Saiba como a Sommus Sistemas pode ajudar!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar