Confira as melhores dicas para vender mais em 2020

Inovação 18 de dezembro de 2019

Você já sabe como vender no próximo ano? Bom, com certeza esse é o maior desejo de qualquer dono de restaurante e, sem dúvidas, é o maior desafio. Tem aqueles que tentam aumentar a equipe, enquanto outros procuram investir pesado em marketing. Contudo, ninguém ainda descobriu a melhor receita para vender mais.

É totalmente possível maximizar resultados sem conhecer essa receita. Para tanto, é importante conhecer as melhores dicas para ter sucesso nessa tarefa.

Então, pensando em ajudar você, trouxemos aqui algumas dicas infalíveis para ajudar a organizar o seu restaurante e, consequentemente, aumentar as vendas em 2020! Confira e boa leitura!

Invista no treinamento dos funcionários

O treinamento dos funcionários permite a qualificação do time, alinhando todos às metas e aos objetivos do negócio. A capacitação dos profissionais estimula a competitividade saudável.

Quando eles adquirem qualificações, passam a se sentir mais valorizados e motivados a trabalhar. Isso, sem dúvidas, leva às buscas por resultados individuais melhores e, consequentemente, ao aumento de vendas.

Lembrando que os treinamentos podem ser técnicos, que ajudem a melhorar as metodologias de abordagem, prospecção e negociação, ou de outras habilidades, como as tão conhecidas soft skills. Mas o que elas são?

Tratam-se de habilidades comportamentais e pessoais, que também acabam interferindo na performance profissional dos colaboradores e que podem ser adquiridas e aprimoradas. Veja alguns exemplos de soft skills:

  • motivação;
  • relacionamento interpessoal;
  • inteligência emocional;
  • foco no cliente;
  • comunicação;
  • colaboração em equipe;
  • habilidade organizacional.

Faça planejamento comercial com antecedência

O planejamento comercial vai ser o guia para o próximo ano e o mais indicado é iniciar o ano de 2020 com os propósitos bem claros para todo o time. Portanto, o melhor momento para começar tal planejamento é agora. Procure definir qual vai ser o objetivo do ano e comece a se organizar!

Colete as métricas deste ano até o momento e verifique quais ações conseguiram um bom retorno, pois elas podem fazer parte do planejamento de 2020, buscando um resultado semelhante ou bem melhor. Dê uma atenção também para os meses de baixa performance, pois assim você pode identificar problemas e tentar solucioná-los.

Alinhe as metas de vendas com a equipe de marketing

Não se pode aumentar as vendas no próximo ano sem ter uma preocupação com o alinhamento entre elas e o marketing. É importante ter metas bem definidas para esse alinhamento. Sendo assim, o mais indicado é que o planejamento de vendas seja a verdadeira orientação para os planos de marketing. Então, algumas informações devem estar presentes:

  • previsão de crescimento das vendas por trimestre;
  • perfis de consumidores que o restaurante deseja atingir no ano;
  • perfis de clientes que não são de interesse comercial;
  • crescimento projetado para as taxas de conversão.

Com todos esses dados, a equipe de marketing vai conseguir criar o seu planejamento de forma muito mais certeira.

Investir em cardápio diferenciado

Atrair consumidores para o seu restaurante é, sem dúvida, uma questão de sabor. O melhor modo de elaborar um excelente cardápio é evitar o desperdício de ingredientes, reduzindo o seu volume, sempre prezando por uma harmonia entre pratos principais, sobremesas e bebidas. Outra ideia boa é focar em linhas padronizadas de pratos e procurar ser reconhecido em um segmento.

Também é importante cuidar do visual do cardápio físico. Então, utilize cores compatíveis e adequadas com o ambiente em volta e com a marca do restaurante e use imagens de alta qualidade. O que acha de utilizar um cardápio digital para tablets? Modernidade e beleza no seu restaurante!

Por fim, é importante investir sempre em produtos de qualidade para garantir a satisfação dos clientes. E, claro, não poderíamos nos esquecer da decoração. Lembre-se de que uma ambientação desgastada ou muito antiga não vai atrair clientes. Então, invista em uma mudança para aumentar as vendas no seu restaurante!

Gostou do texto? Quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Então, aproveite a visita e veja também como elaborar uma carta de vinhos para seu bar ou restaurante!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar