Sistema integrado de gestão empresarial e o fluxo de trabalho

Gestão 12 de agosto de 2020

Nos últimos anos, para melhorar o fluxo de trabalho, sistema integrado de gestão empresarial tem se tornado cada vez mais necessário em empresas de diferentes portes e segmentos.

Uma boa plataforma possibilitará que a sua empresa faça um gerenciamento mais efetivo da operação, automatizando processos financeiros, comerciais, produtivos e também gerenciais.

Se deseja profissionalizar a gestão da sua empresa, tornar seus processos ainda mais otimizados e estruturados, esse artigo foi feito para você.

Nesse conteúdo, vamos falar sobre para que esses recursos tecnológicos servem, como funcionam e quais os principais tipos de sistemas de gerenciamento.

Continue acompanhamento esse artigo e surpreenda-se com o que um sistema empresarial funcional e integrado pode fazer pelo seu negócio.

O que é um sistema integrado de gestão empresarial?

Um sistema integrado de gestão empresarial é um software que centraliza e organiza todo o fluxo de informações entre as mais diversas áreas e atividades de uma empresa.

Ao fazer a integração dos módulos de cada área, essa plataforma faz o gerenciamento dos dados dos departamentos apresentando-se como uma solução completa para o gerenciamento total das atividades.

Essa ferramenta de integração garante uma visão mais detalhada sobre dados de processos administrativos, operacionais e gerenciais, reunindo informações sobre o que é mais importante para a sua empresa em cada momento.

Evolução dos sistemas integrados de gestão

Ao longo do tempo, os sistemas empresariais tem evoluído de uma maneira acelerada. E isso se deve, principalmente, pela necessidade das empresas de contar com plataformas de planejamento mais inteligentes, dinâmicas e assertivas.

A cada ano, novas funcionalidades são incorporadas, integrando ainda mais atividades e departamentos em um único software, adaptando-se aos mais diversos perfis empresariais, uma vez que as necessidades operacionais podem variar.

Esse softwares evoluíram ao ponto de que, apoiadas nas suas funcionalidades, as empresas conseguem adotar as melhores práticas, resultando em ganhos de produtividade e agilidade de respostas para diferentes ações.

É importante destacar que a evolução dos sistemas integrados de gestão não para. Muito pelo contrário, ela avança conforme o mercado vai se modificando.

Como funciona um sistema empresarial integrado?

Um sistema empresarial integrado atua interligando vários subsistemas de gestão da empresa, possibilitando que todas as informações se comuniquem entre si, a fim de facilitar o controle e a análise dos processos de toda a companhia.

Dessa forma, todas as áreas trabalham de maneira harmônica e sincronizada, garantindo uma gestão mais eficiente e os melhores resultados.

O melhor é que esses sistemas empresariais fornecem todas esses dados em tempo real, permitindo que as companhias possam analisar e propor rápidas mudanças, sempre que forem necessárias.

Quais são os tipos de sistema integrado de gestão?

O universo de sistemas de gestão é bem amplo, mas há plataformas que são nos processos internos, como o ERP (Enterprise Resource Planning), o CRM (Client Relationship Management) e o BI (Business Inteligence).

O primeiro é conhecido como um planejamento de recursos empresariais, utilizado nas mais diversas áreas, como contabilidade, finanças, marketing, produção, recursos humanos, entre outros.

Essa plataforma é utilizada sob uma perspectiva sistêmica, fazendo o processamento de transações e informações gerais, além de ser um importante apoio às decisões.

O objetivo é integrar e automatizar os diversos departamentos, armazenamento informações e compilando dados em um só sistema.

Para facilitar o fluxo de trabalho, sistema integrado de gestão empresarial do tipo é ERP é o ideal.

Já o CRM é um gerenciador de relacionamento com o cliente, reunindo estratégias para a manutenção e antecipação de ações comerciais com os seus compradores.

A finalidade principal desse modelo de negócios é fidelizar cliente e tratá-lo da forma mais personalizada possível, atuando em estratégias de marketing, vendas e também na área de gestão de produto ou serviço.

O CRM realiza automação do marketing e captação de banco de dados de clientes, integrando os sistemas de venda e marketing.  É utilizado para disparos de emails ou outras formas de comunicação.

O Bi (Business Inteligence) também é um sistema empresarial funcional e integrado muito usado em companhias de vários segmentos. Ele atua de forma mais estratégica na captação de informações de outros sistemas de gestão de uma empresa.

Ao centralizar todos os dados de diferentes ferramentas e departamentos, ele auxilia na análise de informações e na obtenção de resultados mais precisos para a uma melhor tomada de decisão

Por que sua empresa precisa de um sistema integrado de gestão

Além de possibilitar a integração de diferentes áreas, essas plataformas oferecem ainda uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes e uma melhor visão mercadológica.

Se você quer se consolidar no mercado, implantar sistema de gestão ERP, CRM ou BI são ótimas soluções para ter um gerenciamento interno muito mais direcionado. Mas há ainda outros benefícios, confira!

Otimização no uso dos recursos

O sistema de gerenciamento permite que tenha uma melhor da gestão de estoque, fazendo com que você saiba exatamente quais são as necessidades em termos de produtos e insumos, evitando gastos desnecessários.

A partir disso, a quantidade de recursos empregada na manutenção desses itens de estoque diminui e você poderá direcionar mais verbas para outras áreas.

Redução de custos e aumento do lucro

Uma das grandes vantagens de ter um sistema integrado de gestão (sig) é que, ao aumentar a eficiência das suas operações, o foco será direcionado para o relacionamento com seus clientes e o desenvolvimento de inovações.

Somado a isso, essas ferramentas são capazes de reduzir os custos com atividades manuais, melhorando a produtividade dos seus profissionais e aumentando a qualidade dos seus serviços.

Para as empresas que querem reduzir custos, melhorar a qualidade do atendimento ao clientes e aumentar os lucros, o uso de um software de gestão é peça-chave.

Como um sistema integrado de gestão gera valor para uma empresa?

Muitos empresários se questionam sobre como um sistema integrado de gestão gera valor para uma empresa, e a resposta é muito simples.

Essas plataformas asseguram a simplificação da implementação de processos administrativos, mantendo a organização de informações e estimulando a centralização das decisões.

Além disso, esses sistemas obrigam o uso de padrões de dados e processos regulares, alinhando as ações com os objetivos da empresa.

Como um sistema de gestão integrado influencia no fluxo de trabalho de uma empresa

Ao implementar uma plataforma de gestão, você observará que as normas e procedimentos internos serão redefinidos, a fim de que as rotinas sejam aperfeiçoadas de forma frequente, mantendo um padrão de excelência a longo prazo.

O fluxo de trabalho das equipes será mais integrado, otimizando as rotinas e reduzindo erros.

Com isso, os diferentes setores poderão atuar também de forma preventiva, antecipando ações e melhorando os resultados.

Conclusão

Para as empresas que precisam melhorar seu fluxo de trabalho, sistema integrado de gestão empresarial deve ser prioridade no seu escopo empresarial.

Substitua planilhas de Excel, calculadoras e processos manuais que não trazem resultados efetivos para o seu negócio.

Se você quer crescer ou se estabelecer no mercado como uma empresa competitiva, comece pela sua área interna utilizando recursos que garantam as integrações que seu negócio precisa.

Se você quer encontrar o melhor sistema de gestão empresarial, conheça a Sommus Gestor, uma plataforma que oferece vários benefícios para a gestão da sua empresa.

Clique aqui e conheça o software da Sommus Gestor

Deixe seu comentário

Você também pode gostar