Como Administrar uma Empresa em Crise

Gestão 26 de maio de 2020

Como administrar uma empresa em crise?

Não é uma tarefa fácil, e rapidamente vem a dúvida: O que fazer?

Em momentos de incerteza econômica como este em que estamos vivendo, a crise em empreendimentos se tornou uma realidade de muitos.

Nesses casos é essencial que o empreendedor “arrume a casa” e coloque em dia todos os processos gerenciais do negócio, começando pelas finanças. 

Uma boa e atualizada gestão financeira permitirá que você conheça a real situação da sua empresa a partir de indicadores econômicos, obtendo dados consistentes, manter os ganhos, honrar compromissos e projetar cenários melhores. 

Para quem está com o saldo no vermelho e as operações em risco, essa é momento para entender o que aconteceu para que esse resultado se concretizasse e qual a saída mais rápida e prática para sair da crise financeira. 

Diante de um mercado difícil e que no momento não nos permite projeções exatas, buscar alternativas para se adequar à uma nova realidade é o caminho para garantir a sobrevivência do seu negócio.

Como Reerguer uma Empresa em Crise

Um dos principais motivos pelos quais é importante realizar um planejamento financeiro é que ele lhe permite identificar todas as movimentações financeiras que o negócio terá dentro de um determinado período com clareza, tanto em termos de receita quanto de despesas.

Claro, para isso precisará de dados sólidos, os quais podem ser obtidos através do ERP da sua empresa.

Se você ainda não tem um software de gestão este já é um grande problema a ser resolvido.

Veja mais sobre o que é um ERP em nosso artigo: O que é ERP (Ou Sistema de Gestão Empresarial)?

A pandemia pela qual estamos passando traz uma série de novos desafios ao mundo empresarial. O consumidor teve que mudar drasticamente seus comportamentos e hábitos de compra, e as empresas precisarão se ajustar a novos tempos e demandas, inclusive com um novo perfil de consumidor. 

Agora, mais do que nunca, o seu planejamento empresarial e financeiro será uma das ferramentas mais importantes e eficientes na elaboração de novas estratégias do seu negócio.

Com base nas receitas e despesas previstas, você poderá reorganizar as diretrizes para fazer cálculos e tornar a empresa sustentável e positiva novamente, criando estratégias específicas e evitando riscos desnecessários

Administrar as finanças e a empresa como um todo, levando em consideração todos os setores é a solução para reerguer uma empresa em crise, com problemas financeiros.

O foco deve ser na redução de gastos, adequação de impostos, cargas horárias, salários, benefícios, produção, controle de estoque, necessidade de capital de giro, estratégias de marketing e aumento de vendas, entre outros. 

Verifique o Tamanho Real do Problema

O primeiro passo para sair do saldo negativo é entender como está sua situação. Sabendo o estado atual e como chegou na nesta situação, é possível estabelecer um objetivo e focar no percurso para alcançá-lo.

Não fique adiando esse momento e seja realista. Quanto antes você conseguir inteirar-se de todo o cenário que sua empresa enfrenta, mais tempo você terá para reparar danos e pensar em saídas. Então pare tudo e reveja como como estão as dívidas e as possibilidade de negociação. A partir daí será possível pensar em estratégias para tornar seu saldo positivo de novo.

Identifique o Que Fez a Sua Empresa Sair Dos Trilhos

Estamos operando em território desconhecido. Informações essenciais sobre as características da Covid-19 e seus impactos para os negócios globais são difíceis de avaliar e podem mudar a qualquer momento. 

É fundamental que você faça um bom diagnóstico para que sejam tomadas as medidas corretas. Faça uma avaliação profunda das finanças da sua empresa e um mapeamento de forma criteriosa de tudo que entra, sai, quanto sobra ou quanto fica negativo.

Para obter essas informações com exatidão e de forma organizada para tomar decisões, o ideal é usar um software ERP (LINK POST ERP).

Procure identificar qual aspecto do seu negócio tornou-se um problema. A maior parte das vendas eram presenciais? Você não tem serviço de entrega? Não trabalha com e-commerce? Seus preços já não estão ao alcance do seu público? 

Descubra a fonte específica da crise da sua empresa, seja de acordo com a nova realidade que a pandemia nos trouxe ou por motivos alheios que a levaram a crise atual.

Embora ainda existam incertezas quanto aos impactos a longo prazo dessa pandemia, existem ações que podem ser adotadas agora para melhorar a sua situação. Já temos pequenos negócios em todo o país que nos últimos dois meses abriram lojas virtuais ou terceirizam serviços de entrega em domicílio, por exemplo.

O Que Fazer Quando Uma Empresa Está em Crise Financeira

As alternativas para enfrentar a dificuldade financeira na sua empresa variam de acordo com o problema em curso e também de acordo com o setor de atividade que desenvolve, afinal, cada ramo terá que lidar com as próprias especificidades, de modo que as dificuldades não serão as mesmas para todos os setores da economia.

Seguem algumas alternativas que você pode pensar e direcionar ao seu empreendimento:

Confira também: A Influência da Crise Econômica Brasileira na Contabilidade das Empresas

Encolher o Tamanho da Empresa

Uma estratégia de sobrevivência diante de um faturamento em declínio é adequar o negócio a um porte menor.

A luta para manter as funções pode seguir com um quadro de funcionários mais enxuto. Em se tratando de CNPJ de pequena empresa é possível alterar para o formato de micro, por exemplo, ou mesmo de MEI, em que é possível manter o empreendedor e um funcionário. 

Ainda que essa venha a ser uma decisão difícil e que traga a sensação de que você está “caindo”, lembre-se de que momentos ruins na economia não costumam durar para sempre e você pode recuperar o porte da sua empresa posteriormente.

Diversificar o Mix de Produtos ou Serviços Oferecidos

Se você tiver valores para um pequeno investimento, a diversificação no mix de produtos pode ajudar a sua empresa a faturar mais. Avalie quais são as demandas dos seus consumidores e a partir daí planeje as novas aquisições.

Crie grupos de novos produtos em quantidade pequena para testar e depois monitore e os resultados. À medida que o público for respondendo às mudanças você pode aumentar a sua oferta ou até mesmo renovar o estoque.

Expandir Para Outras Localidades, Estados ou Até Mesmo Países

Pode parecer contraditório, mas um grande benefício em expandir durante uma crise é que você vai sair na frente dos concorrentes e tem maiores chances de lucros.

Há um famoso dizer: “Na crise que se ganha dinheiro”. 

Enquanto a grande maioria ficará esperando as coisas melhorarem para tomar decisões, você se adiantou e chegou em um ponto que eles provavelmente não alcançarão porque será tarde, já que todos estarão se mobilizando.

No entanto, avalie bem as suas possibilidades financeiras e evite tomar qualquer ação sem verificar seu financeiro. Medidas desesperadas podem acabar com as chances de reerguer seu negócio em crise.

Mudar Para Outro Ramo de Negócios

Muitas vezes o ramo de uma atividade empresarial precisa de mudanças para alcançar os lucros, e a solução pode ser expandir o público-alvo. 

O cotidiano mostra que muitos empreendedores, com o passar do tempo, mudam de ramo ou expandem. Você pode tomar essa decisão em tempos de crises, ao identificar um setor que tem melhor potencial nesse momento e você é capaz de lidar.

Fechar a Empresa

Se depois de tanto esforço os resultados seguem se mostrando negativos, insistir poderá ser um erro ainda maior, principalmente se você ainda segue com saldo negativo.

Essa pode ser uma das decisões mais difíceis de tomar, então é importante que você tenha consciência de que tentou todas as possibilidades para manter o seu negócio e que esse é o momento de parar e conter prejuízos.

Passo a Passo Para Recuperar Uma Empresa

Segue um passo a passo para ajudar a se orientar nesse momento de crise.

Reveja a Estratégia

Tenha um planejamento para garantir o futuro e depois de passar pela turbulência. Tome todas as medidas para garantir que esta situação não venha mais a acontecer. Como gestor, você precisa assumir a responsabilidade e comandar a empresa para voltar à estabilidade. 

Faça uma análise de todas as suas finanças empresariais, setor por setor e contraponha com a expectativa de faturamento e o faturamento real. Descubra em que momento os problemas surgem e resolva o que pode ser resolvido de imediato. Após, passe para as estratégias de solução de falhas que exigem maior esforço.

Às vezes, pequenas correções são capazes de fazer com que a empresa consiga se estabilizar e, a partir daí, iniciar novos planos para o crescimento.

Lembre-se, tudo passa pela gestão financeira. É lá que estão os dados. E se você não os tem, já passou da hora de implementar um software de gestão empresarial.

Ajustar o Planejamento

Para cada fase pela qual uma empresa passa é muito importante ajustar o planejamento financeiro e se adaptar às características específicas do momento de crise. 

Assim como você deve desenvolver estratégias para saber investir bem quando o mercado está favorável, é importante saber lidar com cenários menos favoráveis, como o que vivemos nos dias de hoje.

Estipule Metas Possíveis

Não adianta ter fluxo de caixa e fazer um excelente planejamento orçamentário se você não estiver acompanhando os números. Por isso, faça reuniões frequentes para a análise e revisão das metas. 

Use os indicadores de gestão do seu negócio e crie um plano realista, com metas possíveis de serem atingidas e que se mostrem mais eficazes para a sua realidade e objetivos.

Compartilhe as metas e estratégias com os colaboradores e deixe-os cientes da situação da empresa e do importante papel que exercem neste momento, isso costuma aumentar a produção e desempenho quase que de forma imediata.  

Realize Cortes de Gastos

Após fazer o mapeamento e conhecer cada centavo da sua empresa, defina o que é prioridade e o que pode ser cortado o que não for realmente essencial para o negócio. Pequenos itens do dia a dia como copo descartável, papel e material de escritório precisam ser reduzidos.

Assim como contas fixas de telefone, água e energia, situações em que puder ter redução precisa ser feito! Desde que, é claro, não impacte nos lucros.

Alinhe tudo com a equipe, todos devem se conscientizar e passar a contribuir para enxugar as contas da empresa.

Como Salvar Uma Empresa: Crie Um Plano de Crise Acessível e Monitore

Um plano de gerenciamento de crises, ou CMP – Crisis Management Plan, é um documento que descreve os processos que uma empresa adotará para conseguir se manter em um período de crise. A finalidade é evitar danos ou minimizá-los.

Um plano de gerenciamento de crises fornece um conjunto bem documentado de respostas a situações críticas potenciais ou em andamento, como a que estamos vivenciando. O planejamento permite que o empreendimento afetado possa reagir mais rapidamente.

Preparado para mudar o rumo da sua empresa na crise? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar