A influência da Crise Econômica Brasileira na Contabilidade das Empresas

Gestão 26 de maio de 2020

Confira abaixo a influência da crise econômica Brasileira na contabilidade das empresas.

O momento exige dos empreendedores um alto nível de controle sobre as suas finanças, principalmente frente aos eventos decorrentes da crise econômica no Brasil, os quais podem trazer inúmeras consequência para os negócios, como perda de clientes e queda no faturamento. 

O gerenciamento das finanças tem de ser visto como uma obrigação do empresário, ainda mais quando se trata de integração e emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, tributação e outros diretamente ligados aos ganhos.

No entanto, é muito comum empreendedores cometerem erros simples por falta de planejamento e análise financeira da empresa. Entre essas falhas cometidas pelos empresários as mais comuns são: confusão entre o patrimônio individual e empresarial; falta de planejamento financeiro; dificuldade em gerenciar vendas, emitir notas fiscais e guias; integrar setor de venda e produção; e falta de um bom CRM para gerenciar as oportunidades. 

Veja a seguir como se preparar e superar esse momento de crise.

Impacto da Crise Econômica nas Empresas

O Brasil começou a viver um recente período de crise econômica em 2014, mais precisamente no primeiro trimestre daquele ano, e foi até o último trimestre de 2016. 

Isso caracterizou uma longa jornada de crise econômica no Brasil, que levou a uma significativa queda nos investimentos empresariais e no consumo, consequentemente, a um grande aumento no número de desempregados.

Vários fatores confluíram para esta situação, as manifestações de junho de 2013, que aconteceram em todo o país. O escândalo político e econômico da Lava Jato em 2015. O processo de impeachment da ex presidente Dilma em 2016. Entre outro, os quais trouxeram impactos locais e globais, entre o receio do consumidor em fechar compras e a desconfiança de investidores estrangeiros.  

A instabilidade da economia, elevação do percentual de desemprego, redução de faturamento do varejo afetaram de forma direta as receitas das empresas de grande e médio porte, além das microempresas.

O Brasil deixou se ser considerado um lugar com potencial para investimentos, e isso se refletiu nas frequentes perdas de pontuação e conceito junto às agências que acompanham a estabilidade econômica de países desenvolvidos. A perspectiva de que o Brasil se recupere dessa crise econômica é incerta.

Confira também: Como Administrar uma Empresa em Crise?

Crise Econômica Exige Reforço na Contabilidade

Nesse cenário preocupante a assessoria contábil surge como facilitadora na gestão da empresa, identificando gargalos operacionais e financeiros

A contabilidade somada a sistemas apurados de CRM e gestão financeira podem propor medidas que visam aumentar as receitas e diminuir os custos e despesas, com monitoramento de resultados em curto e médio prazo através de orçamentos realistas e executáveis.

Como a Equipe Contábil da Sua Empresa Pode Ajudar Nesse Tempo de Crise?

Uma equipe de assessoria de contabilidade é capaz de contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento de seus negócios, recomendando as melhores medidas a serem adotadas e alertando sobre ações que devem ser encerradas ou evitadas. 

Um exemplo é o acompanhamento e análise do fluxo de caixa, e assim verificadas as melhores possibilidades e medidas corretivas se necessário. Também, avaliar as vendas, mão de obra e o processo produtivo, juntamente com o controle de estoque, pode ser uma excelente ideia.

Outra medida importante que é da competência da equipe contábil é o planejamento tributário que, com base na lei, analisa as possibilidades de redução do pagamento de impostos, previne contra fiscalizações, bem como visa ajustar previamente os procedimentos fiscais que se não regularizados são passíveis de multa.

Precisa de auxílio com a gestão financeira do seu negócio? Emissão de notas e guias? Gerar pagamentos de tributos? O Sistema SommusGestor faz tudo isso e muito mais para você por um preço realmente acessível. 

Como o Profissional Contábil Enxerga a Crise Econômica

Por possuir habilidades e características de gestor de informações em diversos assuntos além da contabilidade, como legislação, vendas, recursos e até marketing, o contador é também um competente consultor. E essa função pode ser muito valiosa em tempos de crise.

Acompanhe a seguir as maneiras como o profissional contábil pode ajudar empresas a enfrentar a crise econômica:

Análise do Cenário Econômico

A partir do acompanhamento e estudo de determinados índices – taxas de juros, inflação, evolução da renda e dos empregos, entre outros – o contador pode elaborar e apresentar um parecer bastante sólido e fundamentado sobre o cenário econômico nacional e internacional. 

Caberá a este profissional demonstrar quais são as perspectivas para sua empresa, bem como fazer recomendações para elaboração de planos ou investimentos em determinados mercados ou formas de atuação/produção com base nas informações colhidas através do CRM.

Reforço nos Números

Um cenário econômico em crise implica numa contenção de crédito disponível no mercado. Ofertas de empréstimos bancários tornam-se escassas e o dinheiro passa a circular em menor quantidade. 

Esse é o momento de rever as políticas de vendas, preços, produção e outros aspectos para frear ao máximo a saída de recursos do caixa. 

Todas as informações relevantes para esses procedimentos podem ser adquiridas com rapidez e objetividade pela assessoria de contabilidade.

Evitar Multas Desnecessárias

Essa crise econômica que estamos vivendo acontece concomitante ao processo de Reforma da Previdência, que tem pretensões de aliviar os custos públicos com aposentadorias e benefícios. Enquanto ainda não sentimos esses efeitos, é preciso atentar que essas e outras mudanças podem fazer com que o governo altere datas de pagamento de certos tributos.

Os prazos podem variar, inclusive de acordo com o ramo da sua empresa. Para evitar pagar multas desnecessárias, cabe ao contador agendar o pagamento de forma planejada e controlada a atualizar o calendário de pagamentos.

Também, um bom sistema de gestão pode trazer as informações relacionadas aos impostos com facilidade e permitir ao contador fazer a declaração sem riscos de erros, inclusive, dar acesso a certas informações em tempo real que forem lançadas.

Reforço no Fluxo de Caixa

Nesse momento de incertezas na economia é fundamental ter plena consciência do seu fluxo de caixa. É preciso analisar a movimentação financeira do seu empreendimento e checar as demandas do capital de giro.

Com base nessas informações, o gestor pode tomar decisões mais assertivas sobre os próximo posicionamentos e ações. O contador será um importante aliado nesse processo também.

Redução de Custos sem Perda da Qualidade nos Produtos e Serviços

Em momentos de crise econômica as empresas costumam parar de investir em ações inovadoras, focando apenas na manutenção dos processos já implementados. No entanto, existem maneiras de adaptar as estratégias capazes de reduzir custos sem perda de qualidade do produto e do atendimento. Estas são algumas sugestões:

  • Evite demissões
  • Terceirize setores e serviços de forma estratégica
  • Invista mais em tecnologia e menos em papel
  • Diminua gastos com deslocamentos.

Um contador saberá encontrar mais oportunidades de fazer seu empreendimento reduzir gastos e continuar operando com a mesma excelência.

Claro, para isso ele precisará das informações e dados financeiros. Elas podem ser obtidas diretamente no CRM. Ainda não tem um software de gestão eficiente e que cabe no orçamento da sua empresa? Conheça o SommusGestor.

Quer saber mais sobre ERP? Confira nosso artigo: O Que é ERP (Ou Sistema de Gestão Empresarial)?

O Empenho da Equipe Contábil é de Extrema Importância Para Momentos de Crise

O papel do contador se faz ainda mais importante em um momento de crise econômica. Afinal, será o seu trabalho que apontará os caminhos que a empresa vai precisar seguir para sobreviver e atravessar esse momento de dificuldades.

Ou seja, a equipe contábil norteará suas ações para que elas sejam as assertivas e de acordo com a realidade do mercado e a sua própria realidade financeira.

Tendo que lidar com uma série de atribuições e atividades para realizar, geralmente o empresário é sobrecarregado de responsabilidades administrativas. E quando ele possui pouco (ou mesmo nenhum) conhecimento em economia, finanças e contabilidade, fazer uma gestão organizada de custos e despesas pode ser um desafio.

Daí a importância de ter uma assessoria contábil de confiança para recorrer e um bom ERP. Quanto mais organizado e preparado estiver o seu empreendimento, mais tranquila será essa passagem pela crise. 

Gostou deste conteúdo? Aproveite e conheça uma ferramenta de gestão empresarial inovadora e que tem ajudado milhares de empreendedores a organizar seus negócios.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar