Sistema ERP Para Microempresas: Como Funciona?

Gestão 26 de maio de 2020

As ferramentas tecnológicas estão bem mais acessíveis aos microempresários. Uma delas é o sistema ERP para microempresas, um software que funciona como sistema de gestão empresarial, disponibilizando uma série de funcionalidades para otimizar a rotina do negócio e integrar dados entre diferentes setores, como vendas, estoque, financeiro, produção, entre outros.

Em outras palavras, um sistema ERP para empresas de pequeno ou até de grande porte permite que os dados sejam informatizados e conectados entre os setores, dinamizando as atividades e reduzindo probabilidades de erros. 

As informações são cadastradas apenas uma vez e depois podem ser rapidamente acessadas, gerando relatórios automáticos e uma série de informações imprescindíveis para o sucesso de um empreendimento. 

Também é possível reunir todas as tarefas de diversos setores, assim, basta acessar a plataforma para trabalhar. 

E melhor, hoje em dia é possível encontrar ferramentas completas com preços acessíveis, é o caso do ERP SommusGestor, no qual o interessado pode adquirir apenas os módulos que entender necessários na sua empresa.

O Que é o Software ERP Para Microempresas?

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resources Planning, normalmente traduzido como Sistema de Recursos Empresariais ou Sistema Integrado de Gestão

Projetado para atender demandas de diferentes departamentos de uma empresa, inclusive o financeiro, esse sistema de gestão usa integrações para trocar informações entre áreas, otimizando o tempo de trabalho e melhorando o desempenho de quem precisa analisar dados e tomar decisões assertivas. 

Um ERP, portanto, funciona a partir de módulos, unifica e cumpre as funções de diversos outros programas com finalidades isoladas, TUDO EM UM. O que diminui custos!

Quer saber mais o que é ERP? Confira nosso artigo: O que é ERP (Ou Sistema de Gestão Empresarial)?

Como Surgiu o Sistema Integrado de Gestão?

O que hoje conhecemos como sistemas integrados de gestão, ou ERPs, é consequência de um processo evolutivo no modo de fazer negócio.

Principalmente após os anos 80 e o fenômeno da globalização, seguido de uma série de adventos tecnológicos. O setor empresarial começa a entender que seus departamentos precisam de mais agilidade e comunicação: precisam se integrar.

A tecnologia dos ERPs nasceu em grandes empreendimentos, mas já é parte de muitas pequenas e médias empresas, contribuindo com o crescimento e produtividades, tornando-as mais competitivas e sólidas no mercado. 

Conheça o SommusGestor, um ERP que vem fazendo a diferença.

Benefícios do Sistema ERP Para Microempresas

Um software ERP para microempresas deve atender da melhor maneira as suas demandas, oferecendo uma variedade de funções, capazes de contemplar todos os setores do seu negócio, desde o controle de entrada e saída de mercadorias do estoque até o processo de emissão de notas fiscais, guias de impostos e envio de e-mails para clientes. 

Isso quer dizer que o departamento financeiro, estoque, vendas, marketing e outros setores usufruirão dos benefícios, criando rotinas para realizar as suas atividades com muito mais simplicidade, facilidade e praticidade.

Veja agora alguns dos muitos benefícios que um sistema ERP para microempresas pode oferecer:

Redução de Custos e Risco

Os sistemas de gestão ERP dão maior precisão aos cálculos de impostos. Também evitam desperdício de matérias-primas e outros materiais, otimizam a rotina dos funcionários, gera relatórios administrativos e financeiros, unifica o trabalho de diversas ferramentas e claro, ajuda a diminuir gastos com mão de obra, erros, falhas e retrabalho.

Otimização da Produção

Com um ERP os processos são organizados e as operações rotineiras são automatizadas. Assim, cada funcionário e cada gestor sabe o que precisa fazer e qual a melhor forma de realizar os processos para atingir os resultados.

Redução do Prazo de Entrega de Produtos e Serviços

A melhoria e o aumento da produtividade impactam diretamente na redução do prazo de entrega de produtos e serviços. O ERP viabiliza ainda um controle maior do estoque, o que evita falta de mercadoria solicitada pelo cliente ou congelamento de capital.

Eficiência nos Processos de Suprimentos

A ferramenta permite estimar o estoque necessário para determinado período, reduzindo a necessidade de produtos armazenados e congelamento de capital de giro. Isso gera compras planejadas e adoção de lote econômico.

Melhoria da Gestão Tributária

A automatização e a integração da controladoria diminuem consideravelmente a necessidade de retrabalho e falhas nas relações com o fisco, evitando multas e gastos excessivos. Dependendo da estrutura do seu negócio, pode até diminuir a dependência de terceiros, como contadores, já que o sistema gera as guias e tributos. 

Segurança da Informação

A adoção do sistema ERP na nuvem garante maior segurança de dados, pois a integração de informações evita extravios e fraudes, além de manter um registro contra “perdas”, isso tudo, sem deixar de lado o fato de se manterem criptografados.

O SommusGestor, por exemplo, é hospedado na NUVEM e o cliente tem acesso a partir de qualquer ambiente com internet, tudo de forma segura e simples

Acesso Remoto ao Sistema ERP

Os sistemas de ERP de maior destaque no mercado funcionam a partir da nuvem. Isso significa que as informações salvas no banco de dados podem ser acessadas de qualquer dispositivo e de qualquer lugar. 

Ter acesso remoto às informações do seu empreendimento traz dinamismo ao trabalho de todos os colaboradores envolvidos.

Emissão de Nota Fiscal

Um ERP funciona como um emissor de nota fiscal eletrônica, o que promove mais integração das atividades financeiras, e melhor, dependendo o sistema, envia e-mails para os clientes.

Para trabalhar com uma demanda significativa de vendas, um sistema ERP online com emissão de NFe certamente é o melhor meio de otimizar a gestão financeira da empresa e conquistar resultados cada vez melhores.

Emissão de Boleto Bancário Registrado

Você pode emitir boletos de forma simplificada e totalmente conectada ao seu financeiro, integrando vendas e contas a receber. É um procedimento rápido, pratico, e que aumentará a adesão de clientes ao seu empreendimento.

Controle de Finanças

O software para microempresa é capaz de fazer o monitoramento de todas as atividades financeiras da sua pequena empresa, gerar relatórios e a consequente avaliação, por meio de análises de informações patrimoniais e do controle de fluxo de caixa.

Você terá mais segurança para ponderar as possibilidades de investimentos, os momentos de recuos, de diminuição de despesas, entre outros.

A Escolha de Um Bom Sistema ERP é Muito Importante

Um ERP pode variar bastante em custos e em funcionalidades, portanto, antes de fazer uma aquisição, certifique-se de que estará comprando um sistema que dará conta das demandas do seu negócio, considerando o número de funcionários, setores, orçamento, entre outros fatores.

Na verdade, este é um dos maiores problemas enfrentados por microempreendedores.

As ferramentas de gestão costumam abranger todas as funcionalidades e serem vendidas por um valor relativamente alto. Não é possível adquirir o que precisa, mas sim o pacote completo.

Pensando nisso que criamos o SommusGestor, disponibilizando módulos para aquisição e, consequentemente, valores mais baixos.

Interessado? Confira mais sobre o nosso Software de Gestão.

Faça uma pesquisa, peça referências a colegas e parceiros. Avalie a reputação das empresas fornecedoras, bem como das soluções dos programas comercializados por elas. Procure por cases de sucesso, avalie o suporte e informações disponíveis. 

Não tome uma decisão apressada. Leve o tempo que achar necessário para fazer um levantamento dos melhores softwares.

O ERP é um investimento que facilmente se paga em pouco tempo, considerando as automatizações, as reduções de custos e a maior assertividade das decisões, levando ao aumento dos lucros. 

Verifique o modelo de implantação que a empresa fornecedora tem a oferecer. Pergunte pelo serviço de suporte técnico e como funciona a metodologia de treinamentos para sua equipe. 

Sistema ERP Para Microempresas Vale A Pena?

Um sistema ERP para microempresas pode trazer resultados impressionantes para a gestão e o crescimento do negócio.

Conhecer as funcionalidades e benefícios da ferramenta faz com que a escolha entre as várias opções do mercado possa ser rápida e certeira.

Além disso, saber o diferencial de cada uma das opções e o seu custo-benefício será um diferencial de extrema importância no processo de escolha.

Com um sistema ERP você conseguirá agregar todas operações da sua microempresa, eliminando a necessidade de utilizar softwares separados para cada processo. Assim, catalogará diferentes dados em um único local, desde o registro de clientes e funcionários ao pagamento de salários e impostos. 

A partir daí integrará todos os setores do seu empreendimento, facilitando o trabalho e aumentando a produtividade.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar