O Que é PCP Em Uma Empresa e Como Implementar?

Gestão 20 de maio de 2020

A excelência na produção exige uma série de processos e entender o que é PCP em uma empresa pode ser um grande diferencial ao utilizar esta ferramentas para planejar, organizar, executar e controlar todo o processo produtivo e logístico em seu negócio.

Quer saber mais sobre o PCP, vantagens e como implementar o Plano de Controle de Produção no seu negócio? Confira este post até o final!

O Que é PCP Em Uma Empresa e Qual o Seu Significado?

Para quem atua em empresas que trabalham com processo de produção e logística certamente já viu a sigla PCP, que significa Plano de Controle de Produção ou também chamado de Planejamento e Controle de Produção

Trata-se de uma estratégia ou processo aplicado com o objetivo de fazer o gerenciamento e sistematização do processo produtivo da empresa. Para a sua execução é preciso cooperação de diferentes setores, desde a produção, logística, vendas até o administrativo. 

O foco é gerenciar com maior eficiência os recursos de produção e com isso obter economia para a empresa sem perder na quantidade e qualidade.

O PCP é divido em 3 grandes partes:

  • Planejamento: análise de quais produtos serão produzidos, expectativa de demanda, recursos necessários, capacidade de produção e eventual necessidade de redirecionamento de colaboradores.
  • Programação: também conhecido como PAP (planejamento agregado de produção) envolve a definição das estratégias de tomadas de decisões, desde a contratação de novos colaboradores, estoques mensais, necessidade de horas extras, cursos de capacitação, entre outros procedimentos a serem adotados.
  • Controle: etapas que visam corrigir ou adequar situações no decorrer da execução do PCP. 

O que o PCP Ajuda a Esclarecer?

O PCP auxilia na tomada de decisões envolvendo a produção e medidas a serem tomadas para alcançar os objetivos/metas traçados previamente pela empresa.

Por exemplo, com a programação detalhada terá os dados para decidir sobre a gestão de materiais e estoque, evitando a sobra e eventual deterioração dos materiais.

Também, podemos citar a facilidade em decidir quais atividades serão executadas com maior prioridade frente as outras, para que, ao mesmo tempo, mantenha-se a produção em dia sem a necessidade de aumentar os custos com a contratação de novos funcionários temporários.

Em outras palavras, o PCP traz informações relevantes para todo o processo envolvendo a produção e vendas, evitando que sobre ou falte produtos, além de permitir reduzir os custos desnecessários na empresa, desde que bem implementado.

Quais São as Principais Vantagens do PCP?

Há dezenas de vantagens em implementar o PCP, dentre elas estão:

Suporte à tomada de decisões

Com o planejamento e o controle de todo o fluxo de produção, juntamente com a concentração de inúmeros dados importantes relacionados à empresa é possível tomar decisões com maior propriedade e evitar muitos erros.

Por exemplo, com os dados da projeção de demanda de produtos é possível decidir a quantidade de estoque necessária, bem como a produção, matéria prima e quantidade de colaboradores necessários. 

Resultados Consistentes

Ao adotar o Plano de Produção é possível identificar as falhas e os pontos fortes da empresa antes de os problemas surgirem

Também, em razão da integração entre setores e o foco nas metas, os resultados costumam aparecer em menos tempo, e melhor, com regularidade e dentro da expectativa.

Sistematização do Processo Produtivo

Sistematizar, organizar e padronizar o processo produtivo e a integração entre produção e vendas mantém o padrão de qualidade, evita muitas surpresas desagradáveis e facilita a administração da empresa.

Ao aplicar o PCP como parte do gerenciamento você fará toda essa sistematização.

Compatibilidade entre Produção e Comercial

Já pensou produzir mais do que a demanda dos seus clientes e com isso ter custos extras e mercadorias paradas? Ou pior, sua equipe de vendas ter pedidos e não ter o produto?

Dentre os benefícios de utilizar o PCP é justamente esse, estabelecer uma compatibilidade entre produção e vendas.

Redução de Custo

Reduzir custos é o objetivo da maioria dos empresários, e não é para menos, já que os gastos impactam diretamente no lucro líquido.

O setor de produção costuma ser um dos locais com maior possibilidade de redução de custos, seja em matéria prima, processo produtivo ou pelo regime de horas dos colaboradores

Assim, com o PCD é muito comum conseguir reduzir os custos da empresa, chegando em alguns casos em até 15%.

Confira também: O que é ERP (Ou Sistema de Gestão Empresarial)?

Como Estruturar o PCP em sua empresa?

O Plano de Produção e Controle (PCP) é implementado através de etapas. Para que ele esteja 100% funcionando e de forma eficiente é importante ter um bom ERP, com integração de procedimentos e financeiro.

Se o seu objetivo é encontrar um ERP eficiente e acessível a solução pode ser esta. 

As etapas para estruturar e implementar o PCP são:

  • Previsão de demanda: quanto e quando precisará de cada produto? Nos momentos de sazonalidade, qual será a necessidade?
  • Planejamento de produção: com base na previsão de demanda é realizado um estudo sobre a capacidade de produção atual e a necessidade de adaptações para alinhar com as metas.
  • Planejamento Agregado de Produção (PAP): nesta etapa o planejamento é mais detalhado e focado em desenvolver a estratégia de produção e estoque. Aqui estarão as decisões relacionadas a matéria-prima, estoque, serviços logísticos, prazo de reposições, fornecedores, entre outras.
  • Plano mestre de produção (PMP): serão analisados recursos, forma de aplicação e como operacionalizar os processos, por exemplo, maquinário, compra de estoque, prazos e pagamentos de fornecedores, entre outros. Aqui também são aprofundados os dados do PAP, levando em consideração não apenas a previsão, mas sim as ordens e pedidos dos clientes para tornar os dados “reais”.
  • Programação: essa etapa também é chamada de PDP. Corresponde a operacionalização da fábrica, abrangendo as áreas de administração de recursos, sequência de ordens, emissão de notas, liberação de produtos, entre outas.  
  • Controle: é o momento de acompanhar o processo de produção para verificar se está de acordo com o planejado ou se precisa de adaptações e correções.   

Essas são as etapas percorridas durante o PCP para desenvolver e aplicar a estratégia. Para facilitar durante o Plano Mestre de Produção (PMP), programação e o controle, uma boa dica é integrar todos os dados em um software de gestão (ERP).

Como Garantir a Excelência da Produção: 5 Dicas

A excelência no processo produtivo passa por diferentes etapas, não apenas “produzir com qualidade”. Por isso separamos 5 dicas que vão ajuda-lo a ter uma excelência na produção, veja:

Matéria prima de qualidade

A qualidade na produção e o resultado final está intimamente ligado com a matéria prima utilizada. Por isso, mesmo que já compre de um fornecedor, mantenha a fiscalização sobre a matéria prima recebida para evitar que perca qualidade.

Maquinário eficiente

Ter os equipamentos adequados para que os colaboradores executem as tarefas pode afetar, e muito, na qualidade de produção, tanto no resultado final como na quantidade produzida.

Assim, manter equipamentos em boas condições, modernos e aptos para executar as atividades é fundamental para alcançar a excelência na qualidade.

Capacite os colaboradores 

Colaboradores bem preparados e treinados são capazes de produzir com mais qualidade e em maior quantidade em menos tempo, isso significa redução de custos.

Boa Gestão 

A gestão operacional, administrativa e financeira impacta em todo o processo produtivo. 

Perceba, se há uma boa administração e ao mesmo tempo liberação de recursos financeiros dentro de um planejamento, o operacional não terá problemas como atraso de pagamentos, poderá receber incentivos de bônus, os fornecedores estarão em dia e entregando da forma contratada, entre outros fatores que afetam a produção.

Confira o artigo: Como Administrar uma Empresa em Crise?

Integração entre setores

Embora a empresa se divida em setores, para o bom funcionamento é necessário que todas as áreas estejam integradas, trocando informações e interagindo.

Por exemplo, o setor de vendas precisa estar integrado com o financeiro (lançamento das notas e pedido de recompra/produção) e ao mesmo tempo o operacional (produção/fabricação) deve estar ciente da demanda estimada de produtos (projeção de vendas), informação que a equipe de vendas dispõe.

Possuir um bom sistema de gestão empresarial e financeiro faz toda a diferença para manter o PCP dentro do planejamento, realizar o controle e aproveitar ao máximo as vantagens da implementação da estratégia.


Tem dúvidas de qual ERP utilizar? O SommusGestor está disponível com a opção de selecionar os módulos que melhor lhe atende com redução do custo, veja as principais características e torne sua empresa integrada e eficiente.

 
Deixe seu comentário

Você também pode gostar