4 dicas práticas para fazer seu bar e restaurante vender mais

Inovação 28 de maio de 2019

Veja quais dessas dicas para vender mais se adaptam melhor ao seu caso, agregue suas próprias ideias, reformule e aprimore as melhores. Você vai notar que algumas iniciativas que apontamos podem trazer resultado imediato; outras, talvez demandem por um trabalho de longo prazo, mas o efeito será sempre positivo e lucrativo.

Além disso, muitas oportunidades não necessitam de grandes investimentos para serem aproveitadas. Então, confira e usufrua dos benefícios!

1. Considere cada detalhe do design do ambiente

Foi-se o tempo em que design se referia a algo sobre imagem agradável e bonita. Hoje, essa área assumiu um aspecto funcional, ou seja, concepções como facilidade de uso, agilidade, eficiência e conforto são valorizados nas telas de software, nas fachadas das lojas e em cada peça criada pelos profissionais do setor.

Em um restaurante, isso se expressa, por exemplo, em uma fila que atrapalha o trânsito dos clientes, na iluminação, na música ambiente, no uniforme dos colaboradores, enfim, em cada detalhe visual e funcional que pode influenciar a experiência do cliente.

O seu chefe pode preparar o melhor prato do mundo, mas ele terá valor inferior se os pormenores não forem capazes de reforçá-lo. Obviamente, isso muda se o seu restaurante receber casais para jantares românticos, ou se a maioria do seu público for de executivos no horário de almoço. No entanto, é preciso atenção desde os utensílios, móveis e ambiente até a apresentação da refeição, pois tudo isso contribuirá em conjunto para o retorno, permanência e satisfação do cliente.

2. Agregue produtos e serviços

De um modo geral, as empresas aumentam suas vendas conquistando mais pessoas, vendendo mais para os atuais clientes, comprando as concorrentes ou melhorando a comunicação.

Entre essas variações, o aumento das vendas para quem já frequenta sua empresa é o que exige menos investimentos e o que mais fortalece a fidelidade e o relacionamento. No seu restaurante, você pode fazer isso ofertando novos pratos e serviços. Por exemplo, talvez seja possível:

  • aumentar a variedade de produtos dispostos na fila do caixa;
  • criar um serviço de entrega;
  • oferecer um espaço kids para que os pais permaneçam mais tempo consumindo;
  • ofertar o prato preferido da clientela congelado, para ser consumido na residência;
  • abrir para happy hour;
  • criar um espaço para eventos de treinamento durante a tarde, se houver demanda na região.

3. Inove

De um modo geral, todas as dicas que mencionamos envolvem inovação, mas ela precisa ser citada em razão do impacto que pode ter. Houve uma época em que não existiam restaurantes por quilo, por exemplo. Alguém teve essa ideia e ela foi tão acertada que muitos passaram a adotar o sistema.

Se dedicar à inovação implica em abrir o seu mindset empreendedor para novas perspectivas e adotar políticas e práticas de gestão da inovação, envolvendo as pessoas — especialmente o cliente. Se estiver atento aos problemas e dificuldades que eles têm quando almoçam ou jantam fora de casa, pode encontrar novas soluções e, como resultado, vender mais.

Nenhum momento foi tão propício quanto o atual para fazer isso. Você pode contar com diversas tecnologias para elaborar novas formas de atender o cliente, até mesmo com reservas online, se elas forem aceitas no seu caso.

4. Melhore os seus processos

Se uma refeição demora a ser servida é menos provável que o cliente reforce ou repita o pedido, por exemplo. Ou seja, quando você conta com recursos e adota práticas que melhoram a sua produtividade e eficiência, as vendas aumentam de forma proporcional à satisfação dos clientes.

Investir na logística de atendimento e em todas as formas de controle — das compras até a entrega residencial — melhoram o relacionamento, favorecem a fidelidade e, como consequência, aumentam as vendas.

Antes de terminar, vale ressaltar que os vários exemplos que citamos, podem se encaixar no modelo do seu estabelecimento, aproveite cada uma das dicas e aplique-as usando sua criatividade.

Assim, concluímos nosso texto com dicas para vender mais em seu restaurante. Com certeza, o que você pode fazer para melhorar suas vendas é garantir acesso fácil as dicas que demos aqui. Para isso, basta seguir nossas páginas no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no Twitter.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar