Vale a pena anunciar? Saiba quais são as principais vantagens e desvantagens de anunciar na internet

GestãoMarketingVendas 08 de outubro de 2020

Anunciar na internet vale muito a pena, é mais barato do que na mídia física, assertivo em razão dos filtros e proporciona métricas completas para avaliar o sucesso da campanha.

Com isso é possível gerar leads qualificados e vender pela internet, desde que use a estratégia certa.

Claro, você deve escolher os canais de comunicação em que seu público sofre maior influência, por exemplo: Facebook, Instagram, Youtube, Google e Linkedin.

Ter uma campanha adequada com chamada de ação e observar um funil de marketing abrangendo a jornada da compra do cliente também são fatores que vão influenciar no sucesso do resultado.

Está interessado em patrocinar suas campanhas e está em dúvida sobre onde mais vale a pena anunciar? Então aproveite este post e comece a gerar resultados agora mesmo!

Como funcionam os anúncios no meio digital?

Os anúncios no meio digital normalmente funcionam a partir de leilões virtuais, em que interessados inserem valores e “disputam” locais para exibir a propaganda mediante lances.

Contudo, na prática, devido as ferramentas interativas usadas pelos canais de comunicação, você já consegue fazer uma simulação do quanto precisará investir para atingir o público e na proporção que deseja.

Ou seja, o cálculo do lance é feito automaticamente.

Por exemplo, supondo que deseje fazer um anúncio no Facebook para atingir 15.000 pessoas de uma cidade específica, com idade entre 25 e 32 anos, gênero feminino, com interesse em moda. A plataforma apresentará o valor aproximado que vai gastar do seu orçamento.

Tráfego orgânico x tráfego pago

O tráfego orgânico é aquele obtido de forma natural, sem investir em campanhas patrocinadas, já o tráfego pago advém de anúncios patrocinados.

Normalmente, o tráfego orgânico surge com o passar do tempo, depois de a marca se consagrar, ter visibilidade e uma série de seguidores.

O tráfego pago tem como característica a maior segmentação (alcança o público-alvo com maior exatidão) e resultado rápido (basta fazer o anúncio e já inicia a circulação).

Quais são as principais vantagens dos anúncios na internet?

vantagens de anunciar na internet
  1. Filtros que permitem segmentar de forma bem específica as pessoas a serem atingidas, o que aumenta a conversão
  2. Baixo custo, principalmente se comparado as mídias tradicionais
  3. Flexibilidade para poder criar diferentes anúncios voltados para cada público alvo
  4. Possibilidade de pausar e reiniciar as campanhas imediatamente, suspendendo os custos
  5. Público alvo recebe uma informação relevante e que está interessado
  6. Veiculação e resultados iniciam assim que criada e aprovada a campanha
  7. Informações e métricas detalhadas sobre seus resultados, público, engajamento e ações. Também é possível analisar o retorno sobre o investimento (ROI)

Quais são as desvantagens de anunciar na internet

As desvantagens que podem acontecer ao anunciar online são:

  • O anúncio pode passar despercebido em razão da alta carga de informações diárias nos feeds dos canais de comunicação
  • A interatividade pode ficar prejudicada se não conduzir o público para um canal de comunicação
  • Algumas pessoas podem achar intrusivo demais

Afinal, vale a pena anunciar no meio digital?

A resposta é sim, vale e muito a pena investir em anúncios no meio digital, empresas que migram seus orçamentos de marketing físico para o online tem colhido ótimos resultados.

E onde anunciar? Abaixo listamos os principais canais:

O motor de buscas GOOGLE disponibiliza diversas opções de anúncios na plataforma Google Ads:

  • Anuncio por palavra chave na busca (serp)
  • Anuncio na rede de display (sites e blogs parceiros do Google exibem anúncios de links e banners em seus conteúdos)
  • Anúncio no mapa local

Veja um exemplo na imagem abaixo:

Facebook Ads

O Facebook oferece 3 opções de anúncios:

  1. Impulsionamento de publicação: Ao fazer a publicação você pode aumentar o alcance através do pagamento.
  2. Anúncio: você cria um anúncio, seja em vídeo, imagem ou texto, o qual será exibido no local escolhido e para o público segmentado.
  3. Storie Ads: cria-se um storie e paga para exibir ao público alvo.

Instagram

O Instagram tem ganhado espaço no que diz respeito aos anúncios por ter um alcance um pouco maior do que o Facebook. Contudo, pode haver mais dificuldade em conseguir converter o lead.

Normalmente utiliza-se dos anúncios em stories e publicações nos feeds.

Waze

Os anúncios no Waze levam em consideração a localização do seu estabelecimento e apresentam aos motoristas que utilizam o aplicativo e estão passando perto.

O ponto negativo de anunciar na plataforma é que não tem uma segmentação apurada como no caso do Facebook.

Empresas que tem como principal público alvo motoristas são as que percebem melhores resultados, por exemplo: hotéis, pousadas, restaurantes, borracharias e postos de gasolina.

Youtube

O Youtube cresceu muito e hoje é uma das redes sociais com maior relevância.

Você pode criar anúncios de vídeo exibidos antes ou durante os vídeos principais (de outras pessoas ou empresas). A propaganda pode ser pulável após 5 segundos ou não, o que vai influenciar também no custo.

Outra forma de anunciar no Youtube é na aba de vídeos sugeridos.

Rede de conteúdo – Taboola

Semelhante a rede de display do Google tem o Taboola. A empresa possui uma rede de sites e blogs cadastrados que exibem propagandas em seus conteúdos.

Online ou offline: onde vale mais a pena anunciar?

Com a grande massa da população brasileira acessando a internet, principalmente as redes sociais, bem como pelo baixo custo e facilidade de segmentar o público alvo, investir em anúncios online tem sido a melhor opção.

A escolha do canal para veicular os anúncios dependerá da sua estratégia e objetivo, por exemplo, o Youtube costuma ser uma excelente opção quando o objetivo é gerar credibilidade para a marca ou convencimento da compra de um produto/serviço que os clientes já tem uma ideia.

Já para quem está em busca de criar uma lista de leads para iniciar a abordagem inicial, o Facebook e o Instagram trazem melhores resultados.

É importante integrar e trabalhar as estratégias de aquisição de novos leads e recorrência de compras com um CRM e uma boa gestão empresarial.

Conclusão: 

Conciliar o tráfego pago com orgânico dentro de uma estratégia de funil é fundamental para alcançar o sucesso nas vendas.

Também, ter consciência da importância de reter o lead e mantê-lo comprando regularmente faz com que o ticket médio por cliente aumente e se consiga ainda mais lucro.

Aproveite as estratégias e o baixo custo para anunciar online para formar a sua base de prospect, leads e compradores regulares.

E lembre-se sempre de usar as métricas obtidas com as campanhas para conhecer seu cliente comprador e cada vez criar estratégias mais assertivas e com um ROI ainda melhor.

Precisa de ajuda para vender mais? Saiba como a Sommus Sistemas pode ajudar!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar