Treinamento para garçons: 7 dicas incríveis para melhorar o atendimento

Gestão 30 de julho de 2019

A importância do treinamento para garçons está diretamente ligada ao atendimento e à satisfação dos clientes. Afinal, não são eles que fazem a ponte entre os clientes e a gerência? Por isso, um dos maiores erros de gestão em relação aos garçons é vê-los como simples entregadores dos pratos.

Eles estão o tempo todo ao lado do cliente. Por isso, sabem o que eles mais gostam, o que os incomoda e podem ser a voz dos consumidores dentro do restaurante. Contudo, precisam de treinamento para ter sucesso nessa tarefa. Como fazê-lo? O que abordar? Continue a leitura e você vai descobrir essas respostas!

1. Elabore e aplique um treinamento inicial

Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer, é contratar um novo colaborador e permitir que ele trabalhe sem um treinamento inicial. Isso não se limita aos restaurantes, tampouco aos garçons, mas é especialmente válido nesse caso e sempre que o profissional tiver contato com o cliente.

Sem o treinamento inicial, o garçom vai executar seu trabalho como acha que deve e de acordo com seu conhecimento e experiência. Se você deseja construir um padrão para o atendimento do restaurante, precisa passar essas informações sobre o seu estabelecimento.

2. Desenvolva processos padronizados

Fica muito mais fácil repassar a forma de atendimento que você espera quando elabora previamente um modelo. Isso envolve todo o processo e a logística, incluindo o zoneamento do espaço de circulação, a definição de rotas no salão para otimizar o serviço, as regras para passar o pedido para a cozinha, e assim por diante. Essa iniciativa favorece a boa gestão.

3. Garanta o conhecimento sobre o cardápio

De certo modo, os seus garçons são os vendedores do cardápio. Sem conhecimento detalhado sobre os pratos, sobre como são feitos e o que os diferencia, ele terá dificuldades de transmitir uma boa ideia sobre as opções disponíveis para o cliente, que consequentemente terá problemas para decidir o que escolher.

Obviamente, isso varia de acordo com os itens do seu restaurante; cardápios mais especializados e incomuns, por exemplo, de comida tailandesa, necessitam da mais atenção com o treinamento.

4. Treine a postura dos garçons

O modo como os garçons se comportam diante do cliente reflete muito da imagem do restaurante. Comportamentos como discrição, demonstração de atenção, cordialidade e simpatia são essenciais para um profissional do setor.

Muitas pessoas já têm isso nato, o que ajuda muito a fazer um bom processo de seleção para encontrar colaboradores com o perfil que você deseja, mas isso também pode e deve ser treinado.

5. Desenvolva a comunicação

Não é apenas o que dizemos e como nos comportamos que transmite uma boa ou má imagem: a forma como nos comunicamos é fundamental. Faz uma enorme diferença, por exemplo, perguntar para um cliente qual o cartão dele, em vez de questionar se ele tem um. “Como não tenho cartão?” — alguns podem acabar se perguntando.

6. Capacite os garçons no uso da tecnologia

Se você tiver sistemas automatizados de atendimento, o que é recomendado, é importante treinar a equipe para usar esses recursos. Comanda eletrônica e sistemas de pedido automatizados são bons exemplos dessa necessidade.

7. Motive a equipe

Muitas vezes os treinamentos têm efeitos limitados porque o que é ensinado não é recompensado. Se você solicita o máximo de atenção com os clientes e depois eles são exageradamente cobrados por agilidade, com certeza eles terão dificuldade de atender ambas as solicitações.

Desse aspecto, o papel do gestor do restaurante no treinamento para garçons não se limita à definição de como deve ser o treinamento, mas envolve a forma como ele é reforçado todos os dias. Uma boa estratégia de capacitação não termina nunca. Toda hora existe uma oportunidade para melhorar e, como consequência, vender mais.

Mas há muito mais que você pode fazer para aumentar suas vendas. Para começar, confira nossas 4 dicas práticas sobre o tema!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar