Tipos de cerveja artesanal e suas combinações: saiba orientar os clientes do restaurante

Inovação 23 de julho de 2019

Os clientes adoram uma cerveja artesanal e o consumo tem crescido, mas isso não significa que os consumidores sejam especialistas e saibam identificar as diferenças entre os vários tipos existentes. Por isso, podem precisar de ajuda.

O fato é que as cervejas artesanais oferecem uma boa lucratividade, variedade de opções e ajudam a dar um ar mais sofisticado ao restaurante ou ao bar. Além disso, será mais fácil negociar com os fornecedores do que com as grandes cervejarias, e ainda agradar aos clientes, que costumam ficar indecisos na hora de escolher o tipo ideal.

Sua equipe está pronta para ajudá-los? Não se preocupe! Reunimos exatamente o que você precisa saber para ter segurança ao orientar o consumidor. Confira!

O que você precisa saber

Para começar, você não precisa estudar profundamente sobre o tema, nem se tornar um mestre cervejeiro para ajudar na escolha do cliente. Esteja certo de que a maioria das pessoas saberá menos que você, depois de terminar esta leitura.

Pois bem, existem muitas variações entre as cervejarias artesanais, pois as fábricas fazem escolhas diferentes. Algumas são mais comerciais, enquanto outras optam por atender a um público mais conhecedor sobre a bebida e buscam desenvolver a cerveja perfeita.

Assim sendo, o ideal é que você combine as duas alternativas e escolha entre as mais comerciais ou especializadas, de acordo com seu público. Se a maioria dos seus clientes for consumidora menos acostumada com as cervejas artesanais, é provável que prefira as marcas mais comerciais, que vão ajudar o restaurante a crescer.

Nesse caso, serão suficientes dois ou três tipos das cervejas feitas para quem tem o paladar acostumado com os sabores mais exóticos.

De resto, será interessante que você e sua equipe conheçam detalhadamente a linha de cada fornecedor, que poderá dar essa informação. A dica é solicitar uma apresentação, degustar os produtos e aproveitar para confraternizar e melhorar o clima organizacional, enquanto conhece a linha. Além disso, prefira fornecedores dispostos a dar a orientação de que sua equipe precisa.

Isso é importante porque existem fabricantes que usam até a fermentação da uva para produzir cervejas parecidas com espumantes, por exemplo. Elas são mais caras e envelhecidas em barris de carvalho, o que cria um sabor bem característico, parecido com os vinhos.

Ainda assim, existem características gerais que identificam essas cervejas e é isso que vamos passar para você. Com base nessas informações, vai ficar muito mais fácil conhecer a linha de cada fabricante. Primeiro de tudo, você precisa saber o significado de:

  • malte: é o produto da germinação controlada dos cereais usados na cerveja, como a cevada e o trigo. Existem profissionais especializados nisso, os mestres malteiros;
  • lúpulo: é uma planta usada no processo da cerveja que aumenta o seu amargor. A proporção entre malte e lúpulo na bebida gera essa sensação;
  • IBU: International Bitterness Unit é o grau de amargor da cerveja, disponível no rótulo do produto;
  • harmonização: é o termo usado para dizer quais as combinações de comida ideais para cada cerveja.

Tipos de cerveja artesanal e sua harmonização

Para entender as variações de tipos de cerveja, saiba que, eventualmente, alguns ingredientes são adicionados para dar sabores especiais, como cacau, café, frutas cítricas e gengibre.

No entanto, a torra do malte de cereais pode originar sabores muito parecidos com o chocolate e o café. Na maioria das vezes, as cervejas não têm adição desses produtos. Agora, vejamos os tipos abaixo.

Pilsen

Essa é a cerveja clássica. É uma ótima opção para um cliente que deseja experimentar uma artesanal pela primeira vez. Ela tem um gosto mais encorpado que o da cerveja comercial, que vai parecer mais aguada se comparada a ela, mas ela não chega a ser forte demais, amarga demais ou a ter qualquer outra característica exagerada.

Harmonização

Por não ter um sabor forte, comidas muito temperadas não são indicadas, pois se sobrepõem a elas. Prefira aperitivos, como amendoins, castanhas, amêndoas, azeitona, mandioca e pastéis.

Porter e Stout

A Porter é um caso curioso. Ela surgiu como alternativa para fugir dos impostos, cobrados de acordo com a variação do malte no século XIX na Inglaterra. Para diminuir a cobrança, os cervejeiros usaram um processo de torra para descaracterizá-lo, o que gerou uma cerveja robusta, com um leve gosto de chocolate e caramelo.

A Stout, uma variação da Porter, tem um sabor mais característico de café, devido à torra. Em ambos os casos, trata-se de bebidas encorpadas e de gosto mais forte. Embora sejam um pouco mais amargas, apresentam teor médio de IBU.

Harmonização

Queijos fortes, carnes ao ponto e doces combinam muito bem com essas cervejas. Um pudim caramelado com uma Stout e um mousse de chocolate com a Porter são imbatíveis.

Bock

É uma cerveja recomendada para o inverno e chegou a ser lançada na década de 90 com esse pretexto pelas grandes cervejarias. Ingredientes como o centeio dão uma coloração avermelhada e um sabor mais amargo, com alto teor alcoólico. Algumas dessas cervejas apresentam níveis bastante altos de IBU.

Harmonização

Ótimas com carnes suínas e peixes, como o salmão. Uma marinada também pode ser uma ótima opção e, para porções, nada como uma salsicha alemã servida com molhos variados.

Weiss 

É a famosa cerveja de trigo. Ela não costuma atrair muitos especialistas, mas é amada por apreciadores iniciantes. Elas têm uma leve turbidez e podem apresentar sabores e aromas característicos da banana e do cravo, por conta da fermentação.

Harmonização

As cervejas de trigo são variadas e podem harmonizar com diferentes pratos. De modo geral, porções típicas de boteco combinam muito bem com elas, como pastéis, quibes, salames e salsichas.

IPA

Quer agradar um conhecedor mais dedicado das cervejas? Ofereça uma Índia Pale Ale. Por causa da alta incidência de lúpulo indiano, essa cerveja é amarga, chegando a apresentar teores de IBU acima de 100.

Harmonização

Churrasco, carnes suínas, salmão, comidas com pimentões e outros ingredientes de sabor forte são ótimas opções.

APA

A American Pale Ale tem um sabor intermediário. Ela não é tão amarga quanto a IPA, mas também não é uma cerveja de sabor muito comum.

Harmonização

Ótima para tomar como comida mexicana, inclusive guacamole, mas também para acompanhar frutos do mar, frango assado, hambúrguer e frituras. 

Lager

A Lager é uma cerveja um pouco mais amarga que a tradicional, mas muito apreciada. Muitas cervejas puro malte industrializadas são desse tipo, sendo a Heineken a mais popular.

Harmonização

Carnes brancas, siri e outras pouco gordurosas são ótimas com uma Lager. Porções com castanhas e amendoim igualmente. Aliás, ela combina muito bem com vários tipos de porções, como linguiça, mandioca e batatas fritas.

Witbier

Essa cerveja costuma ser temperada com ingredientes como coentro, gengibre e casca de laranja, criando um sabor bem característico É uma bebida leve que, quando elaborada com bom gosto nessas misturas, é muito apreciada.

Harmonização

Como essa é uma cerveja cítrica e refrescante, fica ótima com saladas, frutos do mar, comida japonesa e outros pratos leves.

Aromáticas

Você também vai encontrar linhas com sabores como morango, manga, banana e uva, normalmente, com a adição ou fermentação da fruta.

Harmonização

Como existem muitas variações desse tipo de cerveja, é difícil determinar pratos específicos nesse caso. Contudo, os que usam os mesmos ingredientes da bebida são opções seguras.

Por fim, podemos concluir lembrando que a temperatura é muito importante para servir qualquer bebida. No entanto, a opção da “estupidamente gelada” não é válida no caso da cerveja artesanal, uma vez que a temperatura baixa prejudica a sensibilidade do nosso paladar.

No entanto, alguns clientes podem reclamar, devido ao hábito. Sendo assim, uma temperatura intermediária pode ser uma boa alternativa. Nesse caso, basta oferecer gelo para quem quer desejar manter a temperatura e servir no ambiente para quem preferir sentir o gosto característico da cerveja artesanal.

Com um bom trabalho, os clientes vão adorar o produto e isso vai ajudar a maximizar os seus lucros, devido à margem superior. Confira agora outras 7 dicas para melhorar a lucratividade.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar