Software de gestão de equipe de vendas: como escolher?

Vendas 05 de agosto de 2020

Encontrar o melhor software de gestão de equipe de vendas nem sempre é fácil em um mercado que oferece opções com as mais diferentes funcionalidades e objetivos.

Com os avanços tecnológicos, as ferramentas estão cada vez mais modernas, cheias de recursos e habilidades.

Mas se você não entender para que serve e como utilizar todo o potencial desses mecanismos de nada adianta contratar o melhor software do mercado.

Para que você consiga encontrar o sistema operacional que mais se adapta à realidade do seu negócio, preparamos esse artigo, que te ajudará a escolher a ferramenta certa para o alavancar o seu negócio.

Como gerenciar a equipe de vendas de sucesso?

teste gratis 14 dias sommus gestor

A verdade é que aderir a um software de vendas nem sempre será suficiente para garantir que seus processos sejam eficientes, assertivos e otimizados.

Além de possuir os recursos e ferramentas mais modernas, você também deve ter uma equipe de vendas de alto nível.

Seus vendedores precisam ser capacitados e ter acesso aos melhores apoios tecnológicos para tornar os ambientes mais propícios para a execução das atividades e, claro, a efetivação de bons negócios.

Tenha uma equipe de vendedores qualificada

Quando falamos em equipe de vendas, logo pensamos em um grande departamento cheio de vendedores.

Mas a verdade é que a maioria das empresas nem sempre possui condições financeiras e estruturais para ter um time grande.

Mesmo porque uma boa equipe de vendedores se mede pela capacidade de negociação, conhecimento técnico e muito jogo de cintura.

Por esse motivo, as empresas que querem se destacar e colher os melhores resultados, devem investir de forma constante na qualificação dos seus profissionais.

Mesmo que você tenha o mais avançado software de vendas e controle de estoque na sua empresa, se a sua equipe não for altamente capacidade, de nada adiantará o investimento em recursos tecnológicos.

Para que seu time de vendas seja bem-sucedido e saiba se portar nas mais diversas situações, nada melhor do que investir em formação, cursos, capacitações e reciclagens constantes.

Não se esqueça de mantê-los sempre bem informações sobre todos os detalhes tecnológicos, lançamentos de novos produtos e serviços, além das principais tendências e novidades do seu mercado.

Inclua também na rotina de qualificação interna da sua organização treinamentos técnicos sobre vendas e marketing, que andam de mãos dadas nos departamentos comerciais de qualquer empresa.

Estabeleça metas claras e atingíveis

Se quer saber como gerenciar a equipe de vendas de sucesso, o primeiro passo é estabelecer metas claras e atingíveis.

Ou seja, para alcançar os melhores resultados para o seu negócio, você precisa saber onde quer chegar.

Esses objetivos guiarão a sua equipe de vendas e serão responsáveis por garantir que seu time trabalhe duro para alcançá-los.

Para atingir essas metas, além de contar com um bom sistema de vendas, a sua empresa precisa estar sempre atenta às nuances de mercado, entendendo as sazonalidades do seu segmento.

A ideia é que você possa definir metas que realmente sejam reais e alcançáveis, tendo como base a realidade do seu negócio e as condições econômicas da sua empresa e do seu setor de atuação.

Após a definição consciente dessas metas, é preciso que elas sejam claramente comunicadas à sua equipe com a utilização de números e porcentagens, que sejam de fácil entendimento.

Essa, sem dúvida, é uma excelente maneira de conseguir bons resultados para o seu negócio de maneira sólida e constante.

Além de um bom software gestão de vendas, estabeleça um caminho a seguir.

Utilize ferramenta para fazer a gestão da equipe de vendas

Nas últimas décadas, a tecnologia ocupou um lugar importante nas organizações, não somente nas áreas produtivas – um dos primeiros setores beneficiados por essa evolução – mas praticamente em todas as áreas.

Muitos processos que, no passado, eram feitos à base de papel caneta e planilhas, hoje, ganharam um reforço de recursos modernos, que garantem muito mais efetividade e precisão.

Essa também é uma realidade no setor comercial de grandes, médias e pequenas empresas, que não somente precisam como devem investir em software gestão de equipe de vendas.

Essas plataformas digitais podem atuar como um apoio importante para a troca de informações, atualizações de desempenho de equipes, acompanhamento, distribuição de tarefas, organização de agendas, geração de relatórios, entre outros.

A grande vantagem desses mecanismos é que, de maneira geral, eles geram os mais diferentes dados para as organizações como, por exemplo, o comportamento de clientes, que é imprescindível nos dias atuais.

Com informações em mãos, seus vendedores ficarão muito mais preparados para as mais diferentes abordagens de vendas.

Ao ter em um único local todas as interações dos seus potenciais consumidores é possível conduzi-los de uma forma muito mais fácil por todos os estágios de venda.

Nos últimos anos, essas soluções criaram um ambiente muito mais propício para o desenvolvimento de estratégias comerciais inovadoras e assertivas, uma vez que é possível fazer o cruzamento de dados de redes sociais, histórico de compras e muito mais.

Nesse sentido, as campanhas de marketing e vendas da sua empresa tornam-se muito mais diferenciadas e segmentadas.

Essa visão detalhada sobre os seus prospects e clientes permitem que a sua equipe de vendas tenha ideias e insights muito mais arrojados para melhorar o desempenho e aumentar as vendas.

Outro ponto que merece destaque é que esses softwares possibilitam que você analise como as pessoas estão recebendo a sua comunicação, podendo realinhar estratégias sempre que necessário.

Por que usar um software para gerir equipe de vendas?

Fazer o gerenciamento de uma equipe de vendas nem sempre é fácil; afinal, ter uma visão completa de todas as etapas, as transações em andamento, os negócios fechados e os contratos perdidos nem sempre é possível manualmente.

Por isso, um software de vendas é imprescindível se você quer ter o controle da sua equipe de vendedores, possibilitando previsões financeiras mais assertivas, controle de estoque efetivos e processos mais organizados e ágeis.

Quais são as principais vantagens de contratar um sistema de gestão de equipe de vendas?

Há inúmeras vantagens de fazer a contratação de uma plataforma tecnológica para o seu setor de vendas, mas para você entender detalhadamente quais são os benefícios, separamos aqui os principais deles. Confira!

Atendimento personalizado e aumento da produtividade

O uso de ferramentas tecnológicas em setores comerciais traz inúmeros benefícios não somente para o departamento, mas para a companhia como um todo.

Afinal, a área de vendas é, por vezes, combustível para outros setores, atuando como peças fundamentais para o crescimento das empresas e para o desenvolvimento de novos projetos, já que os vendedores estão na linha de frente.

Somado a isso, ter um software gestão de vendas fará com que a sua equipe possa atender os seus clientes de forma muito mais personalizada e exclusiva.

Outra vantagem ao utilizar esses recursos é melhorar a produtividade da sua equipe de vendas, já que ela terá mais facilidade para visualizar as etapas de vendas, podendo atuar de forma específica em cada caso.

Essas plataformas oferecem ainda um controle do desempenho de vendedores com interfaces, onde é possível acompanhar e coordenar pedidos e produtos, visualizar resultados e problemas, podendo auxiliar em todo o processo.

Com um sistema de vendas eficiente, sua companhia contará com um setor comercial ainda mais produtivo, estratégico e análitico, pois terá em mãos os dados necessários para garantir os melhores resultados.

Automações de atividades operacionais e sincronia de dados

Para as empresas que desejam melhorar seus resultados e otimizar processos, os softwares são ótimos reforços, uma vez que automatizam tarefas operacionais, que tomam muito tempo da sua equipe.

Ao deixar essas atividades operacionais de lado, sua equipe poderá focar no que realmente importa para o seu negócio, que é a atração de novos clientes e o fechamento de bons negócios.

Um bom sistema de gestão possibilita que a sua equipe concentre-se na venda ao invés de se preocupar com atividades, como atualização de banco de dados, agendamento de eventos, criação de lembretes, entre outros.

Além disso, os melhores softwares de vendas conseguem identificar informações importantes dentro de seu sistema, segmentar os e-mails mais relevantes, rastrear respostas, economizando tempo e energia do seu time de vendedores.

Sem contar que essas plataformas possibilitam uma sincronização de informações entre todos da equipe, permitindo que o seu time tenha acesso aos pedidos e negociações em andamento, melhorando a comunicação interna e evitando possíveis erros.

Lembrando que toda essa automação de atividades operacionais e a sincronia de dados é uma ótima maneira de reduzir custos com novas contratações, falhas, informações inconsistentes e muito mais.

O que avaliar para escolher o melhor software de gestão de equipe de vendas?

Com tantas funcionalidades e recursos disponíveis no mercado é muito comum que você tenha dúvidas na hora de escolher o melhor software de gestão de equipe de vendas, que atenda aos interesses do seu negócio.

Mas saiba que há aspectos importantíssimos que precisam ser levados em consideração ao aderir ao uso de um sistema de venda.

Separamos aqui os pontos que devem ser avaliados antes de contratar uma plataforma para o departamento de vendas da sua empresa.

Controle e acompanhamento de clientes

Não há como ter um setor de vendas eficiente e que gere bons resultados sem que haja um controle efetivo e seguro dos seus clientes, desde o início das negociações até os relacionamentos de pós-venda e recompra.

Nos últimos anos, o comportamento dos consumidores mudou e um atendimento diferenciado, exclusivo e personalizado tem um poder de fidelização de clientes tão importante quanto o preço do produto ou serviço.

Nesse sentido, um bom software gestão de equipe de vendas te ajudará a garantir um atendimento muito mais humanizado e real, uma vez que essas plataformas centralizam um histórico completo de cada cliente.

Com isso, os atendimentos tornam-se ainda mais diferenciados e rápidos, garantindo que os consumidores estejam sempre satisfeitos.

Lembrando que o processo de venda não acaba quando o cliente compra seu produto ou serviço. Na verdade, esse é o início de um relacionamento, que deve ser duradouro e sólido.

Mesmo após o fechamento de um pedido ou contrato, os setores de vendas e marketing da sua empresa devem trabalhar um relacionamento constante para fidelizar o máximo de clientes possíveis, já que os custos para os mantê-los é muito inferior, se comparado com a atração de novos compradores.

Um bom software de vendas para representantes comerciais enviará notificações aos seus vendedores sobre as ações que devem ser tomadas para cada um dos seus clientes, garantindo ainda mais assertividade e eficiência.

Comunicação interna e análise de métricas

Um departamento de vendas que quer gerar bons resultados precisa ter uma comunicação interna eficiente e sem ruídos.

Por isso, um sistema de venda precisa oferecer funcionalidades e recursos que facilitem o contato entre os seus vendedores, ampliando a transmissão de informações entre seu time.

Os melhores softwares de vendas do mercado também devem oferecer funcionalidades para análise de resultados com todas as métricas, indicadores de desempenho, taxas de conversão e valor médio de transações.

Essas plataformas precisam fornecer ainda o número de vendas por vendedores, valor do tempo de vida de cliente, churns, taxa de desistência, entre outros.

Conclusão

A verdade é que não há mais como fugir da tecnologia, principalmente, quando o assunto é o universo corporativo.

Se quer ver a sua empresa decolar e seus resultados crescerem, você precisará contar com recursos, que te ajudam a fazer um controle mais efetivo da sua equipe de vendas.

Processos manuais, papelada, calculadora e planilhas deram espaço para o software gestão de equipe de vendas que, sem dúvida, vai mudar o jeito da sua empresa fazer negócio.

Para escolher a opção que mais se adequa a realidade da sua empresa, não deixe de levar em consideração todos esses pontos que apresentamos aqui.

Uma boa ferramenta de gestão de vendas te colocará em outro patamar em termos de organização, segurança e eficiência de processos.

Se você sabe realmente aonde quer chegar, impulsione o crescimento da sua empresa utilizando o melhor software de gestão da Sommus Sistemas.

Clique aqui e encontre a solução que seu negócio precisa.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar