Saiba em que ramo investir ao abrir uma empresa!

Gestão 11 de abril de 2023

O ramo de atuação de mercado define em qual segmento sua empresa vai atuar. Existem diversas possibilidades dentro de três principais categorias de atividades: indústria, comércio e serviços.

Se você pensa em abrir um negócio e começar a empreender, essa é provavelmente a primeira questão que vai surgir: em qual ramo devo apostar?

Em muitos casos, a aptidão vem primeiro que a vontade de empreender. Quem gosta de cozinhar, tende a pensar em abrir um delivery de comida. Quem gosta de moda, abre uma loja de roupas, e assim em diante…

É natural que suas habilidades influenciem na tomada dessa decisão.

Mas sabemos que essa resposta não vem pronta, como uma receita de bolo… E é por isso que reunimos alguns pontos de análise para te ajudar a escolher o melhor caminho!

Venda o que você sabe fazer de melhor

Todo mundo se destaca em alguma área, e talvez, transformar seu talento em negócio pode sim ser uma ótima ideia!

É claro que nem sempre é possível viver dos seus sonhos, mas as chances de sucesso aumentam consideravelmente quando fazemos aquilo que gostamos.
O desafio despois disso, é rentabilizar a sua habilidade. Transformar em algo sustentável a longo prazo – mas essa é uma conversa para outra hora.

Se essa definição for difícil para você, existem outras formas de chegar a uma resposta:

– Pense nos seus interesses e coisas que te inspiram
Assim você com certeza vai se sentir mais entusiasmado a se aventurar no empreendedorismo.

– Pratique a autorreflexão
Você gosta de atender o público? Prefere os canais digitais ou presenciais? Dessa forma, você vai excluir as possibilidades que não funcionam para você, e isso com certeza diminuirá as chances de fracasso.

Encontre uma necessidade que você possa suprir

Partindo da análise de que as pessoas compram aquilo que resolve um problema, você precisa alinhar suas ideias para transformá-las em soluções.

Pessoas compram um sapato novo porque o antigo já não era tão bom assim, e isso era um problema para elas. Assim como procuram uma consultoria para resolver uma questão que não conseguem resolver sozinhas, ou compram um curso para aprender algo que ainda não sabem.

Então, essa é uma pergunta essencial que precisar ser feita: Qual problema eu posso resolver?

A gente sabe que o caminho para essa resposta é longo, mas tenha certeza de que é necessário.

Analise o mercado

Pode parecer óbvio – e realmente é, mas às vezes o erro é sair do essencial, quando você deveria voltar sua atenção para o básico.

Analisar o mercado é basicamente entender quais são as demandas existentes na região que você pretende atuar.

De nada adianta você compartilhar a sua aptidão com outras 50 empresas que trabalham no mesmo segmento, na mesma região. Você pode até ser o melhor naquilo que se propuser fazer, mas isso vai tornar sua jornada muito mais difícil do que ela precisa ser.

Então, o caminho mais seguro é ponderar se vale a pena se arriscar numa área de grande concorrência, ou escolher um ramo um pouco menos disputado.

E não se esqueça, analisar o mercado será uma tarefa contínua para você, se você realmente deseja ter um negócio de sucesso.

Perguntas e mais perguntas…

Talvez você saía desse post com mais perguntas do que antes, e se isso aconteceu, nosso objetivo foi cumprido! Afinal, sabemos que o empreendedorismo é movido por mentes que duvidam o tempo todo!

Gostou dessas dicas?

Se nosso post te ajudou, e você quer receber mais conteúdos como este, é só seguir o nosso perfil no Instagram e ficar ligado nas novidades!

A Sommus vem ajudando empresas a mais de 20 anos a trilharem o caminho da gestão. Conte conosco!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar