Relacionamento Com O Cliente: o que é e dicas para otimizá-lo!

Gestão 03 de maio de 2023

As chances de um cliente satisfeito voltar a comprar de você são grandes. Além disso, um cliente verdadeiramente contente com o seu produto ou serviço se sentirá muito mais estimulado a indicá-lo por aí.

Por isso é importante que você foque no relacionamento com o cliente. Muitos empreendedores ainda não entenderam que essa é uma etapa fundamental para um negócio de sucesso. Mas se você está aqui, com certeza não é um deles!

Não visualize apenas o final!

Se preocupar em entregar o melhor produto ou serviço é com certeza muito importante! Mas um erro muito comum é ignorar a jornada de compra do cliente.

Quando ele vem até você, é porque algum problema ou necessidade surgiu. Então ele reconhece o problema, e procura uma solução e chega até você. É isso que chamamos de Jornada de Compra do Cliente.

É necessário que você entenda quais motivos levam o seu cliente a buscar o que você oferece, e o caminho que ele percorre até que você de fato feche a venda. O ato de se colocar no lugar do cliente e pensar como ele pensa cria uma proximidade e a oportunidade que você crie uma ótima experiência de compra para ele.

Não é só a venda que importa

Você pode se destacar oferecendo o melhor atendimento, a melhor oferta ou até mesmo a melhor forma de pagamento. O que precisa ficar claro é que você não pode esquecer do seu cliente depois que a venda estiver concluída.

É preciso nutrir o relacionamento com seu cliente para que ele se lembre de você quando precisar daquele produto ou serviço novamente, ou para que ele te indique a outra pessoa quando a oportunidade surgir.

Esteja onde seu cliente está

E, é claro, para estar próximo do seu cliente e garantir que ele não te esqueça, você precisa estar presente.

Entender onde o seu cliente está é imprescindível! Ele está nas redes sociais, ou nas mídias tradicionais? Você vai encontrá-lo presencialmente, ou somente no online?

Respondendo essas perguntas, você conseguirá estabelecer uma estratégia de comunicação que atinja o seu cliente de forma efetiva!

Gostou dessas dicas?

Se você entendeu um pouco mais sobre a importância de nutrir o relacionamento com o cliente, nosso trabalho aqui está feito!
E, lembrando, você pode acessar mais conteúdos como este, seguindo nosso perfil no Instagram e ficando ligado nas novidades!

A Sommus vem ajudando empresas a mais de 20 anos a trilharem o caminho da gestão. Conte conosco!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar