Recrutamento e Seleção como estratégia competitiva

RH 26 de abril de 2019

Alguns dos processos mais importantes na área de Recursos Humanos são os de Recrutamento e Seleção. 

Seleção é o processo que envolve técnicas para conhecer e identificar aquele que melhor atende os requisitos atuais e futuros da empresa. Então, qual a diferença entre esses dois processos? Em termos gerais, recrutar profissionais é buscar no mercado candidatos com qualificação e os requisitos necessários para ocupar a vaga em aberto. Já selecionar é a análise dos candidatos e a escolha dos que apresentam as melhores condições, dentro do perfil e das competências definidas, para ocupar a vaga.

É necessário antes da abertura da vaga, fazer uma análise dos cargos, das necessidades da empresa, em quantas etapas acontecerão, quais as formas (entrevistas, busca de referências, provas de conhecimentos ou de capacitação, testes.

São a partir deles que uma empresa pode garantir sucesso em seus negócios ou vê-los perdendo a eficiência e resultados. Os requisitos são específicos para cada área e função a ser realizada. É muito importante avaliar as competências complementares de cada candidato.

No entanto, nos últimos tempos a necessidade de colocar o colaborador certo na função certa, tem sido primordial, afinal estratégias das empresas estão diretamente ligados ao potencial humano, e um processo de recrutamento e seleção que não for bem conduzido, pode provocar danos muito sérios às empresas, como problemas de relacionamento, desmotivação, absenteísmo e falta de produtividade.

Para isso será preciso uma análise dos cargos, as necessidades da empresa, a quantidade de etapas que vai utilizar, a complexidade dessas etapas, a aplicação de instrumentos (entrevistas não estruturadas e estruturadas, busca de referências, provas de conhecimentos ou de capacitação, testes de personalidade, testes de habilidade cognitivos, testes de desempenho e integridade e aplicação de técnicas de simulação).

No fim do processo, é importante dar retorno a quem participou do processo e não preencheu todos os requisitos para a vaga, evitando prolongar o estado de agonia dos candidatos. Muitos falam da falta de atenção de diversas empresas após o processo seletivo.

Aqui o processo de recrutamento e seleção tem nos ajudado a alavancar nossos resultados, e por aí?

Deixe seu comentário

Você também pode gostar