Programa para emitir nota fiscal: como escolher o melhor?

Finanças 27 de agosto de 2020

A não emissão de nota fiscal pode configurar sonegação de imposto, o que é crime e passivo de multa. A forma mais simples e fácil de fazer a emissão é através de um programa para emitir nota fiscal.

No mercado há muitas opções de sistemas e isso pode gerar confusão no momento da escolha do melhor software de nota fiscal, por isso vamos ajudá-lo a escolher o melhor e tirar as principais dúvidas sobre o assunto, aproveite!

Por que é necessário emitir nota fiscal?

A nota fiscal é o documento que comprova a existência de uma transação comercial, serve para fins de contribuição de impostos e também é o documento válido para exercer a garantia, se necessário.

Importante destacar que o DANFE é emitido obrigatoriamente com base nos dados da NF e precisa acompanhar a mercadoria no transporte.

Quando é necessário emitir nota fiscal?

No Brasil, a emissão de nota fiscal é a regra, ou seja, obrigatória para toda empresa que comercializa produtos ou serviços. A exceção se dá em poucas ocasiões em que a lei prevê, como é o caso do MEI ao vender para PESSOA FÍSICA.

Assim, pode-se dizer que é necessário emitir nota fiscal toda vez que uma mercadoria é comercializada ou um serviço é prestado mediante pagamento.

Cuidado: Não confunda DANFE com Nota Fiscal. A NF é um documento em XML e que deve ser armazenado por no mínimo 5 anos pelo vendedor. Veja:

O que é um programa para emitir nota fiscal?

O programa para emitir nota fiscal é uma ferramenta em que o usuário pode gerar o arquivo XML da NF-e ou NFS-e. Normalmente também é possível gerar o DANFE, como é o caso do SommusGestor.

Assim, o software para emissão de nota fiscal eletrônica utiliza as informações fornecidas pelo usuário como: dados do vendedor, comprador, valor unitário, valor total, endereço, impostos, entre outros, e gera um arquivo de NF-e.

No caso do SommusGestor, por exemplo, a NF é armazenada em nosso servidor na nuvem pelo prazo mínimo de 5 anos exigido por lei para garantir que o cliente não tenha problemas futuros.

Por que ter um sistema para emitir nota fiscal?

Está se perguntando por que um sistema para emitir nota fiscal é tão importante para a sua empresa? Aqui estão alguns dos motivos:

Reduz os riscos de multas tributárias

As NFs são utilizadas para fins de cálculo de impostos e tributos, consequentemente, a inexatidão pode ocasionar na famosa “malha fina” e causar MUITAS dores de cabeça, além de multas que podem comprometer o funcionamento do negócio.

A ferramenta de emissão traz exatidão quanto aos dados e diminui os riscos de isso acontecer.

Poupa tempo

O sistema é simples e prático, no caso do SommusGestor, com um único clique você gera a NF e o DANFE. E melhor, pode enviar por e-mail automaticamente.

Sem divergência entre NFe e DANFE

O DANFE é o documento que acompanha as mercadorias e é obrigatório durante o transporte. O documento deve refletir fielmente os dados da NFe. Através de um sistema para emitir nota fiscal com a opção de DANFE os dados se comunicam entre si e são idênticos.

Atualizações frequentes com novas funcionalidades

O programa é frequentemente atualizado, traz novas funcionalidades e impede erros e falhas que comprometem o funcionamento do sistema.

Armazenamento das NFe

O armazenamento das NF por no mínimo 5 anos é exigência legal. No Sommus mantemos as NFs por ainda mais tempo em um servidor na NUVEM seguro e confiável.

Relatórios detalhados

Seja para enviar ao seu contador ou com o objetivo de montar o fluxo de caixa e verificar a saúde financeira do negócio, para isso é preciso gerar um relatório das vendas.

Você pode emitir o relatório a partir do programa de nota fiscal de forma simples e rápida.

MEI pode emitir nota fiscal?

A resposta é sim. E em determinadas situações é obrigatório.

A Resolução CGSN nº 140 de 2018, em seu 1, art. 106 estabeleceu que o MEI não é obrigado a emitir nota fiscal PARA PESSOAS FÍSICAS, exceto quando solicitado pelo cliente.

Contudo, quando se tratar de cliente PESSOA JURÍDICA a emissão da nota fiscal é OBRIGATÓRIA.

Programa para emitir nota fiscal grátis. Vale a pena?

Os programas de emissão de nota fiscal grátis são uma boa opção para quem está iniciando, contudo, pouco seguros e passíveis de diferentes problemas.

Dentre as reclamações frequentes estão:

  • Falhas na criação da NFe
  • Não gera o DANFE
  • Não armazena as NFe
  • Divergência e incongruência nos dados da NFe e o DANFE (quando gerado)
  • Ferramenta desatualizada e com falhas
  • Falta recursos extras
  • Dificuldade em gerar a NFe
  • Sem integração a outras plataformas
  • Pouca segurança no uso dos dados

Outra situação corriqueira é o programa de nota fiscal grátis simplesmente “desaparecer” ou parar de funcionar, ou seja, os criadores param de atualizar e a ferramenta apresenta um erro irreversível.

Por isso o ideal é investir em um sistema de gestão empresarial (ERP) com a possibilidade de aquisição por módulos, dessa forma terá recursos extras importantes para gerenciar a sua empresa e ao mesmo tempo a emissão de documentos fiscais como a NF e o DANFE.

Conheça o SommusGestor e o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Como escolher o melhor software para emissão de nota fiscal

Para escolher o melhor software leve em consideração as suas necessidades. Por isso é importante procurar por empresas que disponibilizam módulos separadamente, além de ser mais barato, evita contratar uma série de recursos que não vai usar.

Embora o preço seja um fator importante, deve-se avaliar também o custo x benefício. Observe:

  • Quais as funcionalidades da ferramenta?
  • Como é o suporte?
  • O fornecedor do programa é uma empresa estável no mercado? Quanto tempo de existência? Possui sede própria? CNPJ?
  • Há reclamações quanto ao programa?
  • Terá uma reunião inicial ensinando a usar a ferramenta?

Faça um comparativo entre as diferentes empresas e contate as equipes, é importante se sentir seguro antes de optar por qual programa utilizar.

O que um bom sistema de emissão de nota fiscal deve oferecer

Um bom sistema de emissão de nota fiscal é aquele que supera as suas expectativas, ele não apenas emite o documento de forma simples e rápida, mas traz outras funções importantes para ajudar no crescimento do seu negócio.

Assim, o ideal é que o programa para emitir nota fiscal tenha:

  • Emissão e acompanhamento de ordens de serviço
  • Pré-venda de pedidos e orçamentos
  • Controle de estoque a partir das vendas geradas e notas fiscais emitidas
  • Automação e integração do envio da NFe para o e-mail do cliente
  • Armazenamento da NF
  • Emissão dos diferentes tipos de notas: NFe, NFC e NFSe.
  • Aplicação da tributação nas NF
  • Integração das notas fiscais de compra/venda com o fluxo de caixa

Como faço para emitir nota fiscal? [Passo a Passo]

Emitir uma Nota Fiscal no SommusGestor é simples. Basta acessar a sua conta e escolher a opção no menu esquerdo: ‘nova venda ou exibir vendas’ (caso já tenha ocorrido).

Clique para selecionar a venda realizada que deseja emitir a NF e clique na opção EMITIR DOCUMENTO FISCAL:

Escolha a opção de Nota Fiscal desejada: NFC-e, NF-e ou NFS-e

Se o cliente não possuir cadastro, você deve preencher as informações básicas e pronto, a sua nota será emitida.

Conclusão

Encontrar um bom programa para emitir nota fiscal reduz o tempo gasto com burocracia e mantém a sua empresa em dia quanto ao fornecimento de documentos fiscais obrigatórios e eventual risco de sonegação de impostos por não emitir nota fiscal.

Além disso, permite a emissão do DANFE, que precisa acompanhar as mercadorias em transporte, por exemplo.

Vale lembrar que o seu contador precisará das Notas Fiscais para fazer a declaração de imposto de renda e demais documentos fiscais da empresa.

Quer parar de se preocupar e conhecer um programa para emitir nota fiscal eficiente e que traz uma série de recursos que vão ajudá-lo a alavancar a sua empresa? Conheça o SommusGestor!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar