Pratos típicos do Brasil: os 5 mais populares para o seu restaurante!

Gestão 29 de outubro de 2019

O que faz um restaurante ser competitivo? Hoje existem vários fatores que podem ser apontados para um empreendimento desse setor conseguir atrair muitas pessoas. Um deles é a adoção de um cardápio que valorize os pratos típicos do Brasil.

Um menu diversificado é tão importante para o sucesso de um restaurante quanto boas práticas administrativas ou o investimento em TI. Afinal, ele torna a experiência do consumidor mais agradável e dinâmica. Assim, a empresa pode atrair mais pessoas e conseguir fidelizar diferentes perfis de consumidor.

Quer saber por onde começar? Então veja a lista que preparamos a seguir!

1. Feijão tropeiro

O feijão tropeiro é um dos pratos mais tradicionais de Minas Gerais. As suas origens são ligadas ao trabalho do tropeiro, um profissional responsável pela venda de produtos em longas rotas.

Essa comida típica brasileira leva feijão, farofa, linguiça calabresa, ovo mexido, torresmo. Porém, deve caber ao cliente definir o acompanhamento como o arroz, couve e o mais importante: se o ovo que vai por cima do tropeiro terá gema mole ou dura. Não se esqueça!

2. Churrasco

Não há região do Brasil que faz um churrasco melhor do que o sul. Justamente por isso esse método de preparo da carne está em nossa lista, afinal, ele virou o símbolo do Rio Grande do Sul.

Um bom churrasco deve sempre estar ao ponto que mais agrada o cliente. Ele pode ser servido com ou sem acompanhamentos e, naturalmente, com tempero que ressalte o sabor da carne. Além disso, para atrair um ticket médio maior, o gestor pode investir em carnes nobres, que contêm um valor agregado maior.

3. Arroz com pequi

Crédito da imagem: Fernando e Bárbara

Direto do centro-oeste, o arroz com pequi é um prato tradicional e de gosto marcante. Ele pode ser servido acompanhado de carne de sol, realçando o caráter regional dessa comida.

Um alerta que sempre deve ser feito ao consumidor a respeito do pequi é o modo que ele deve ser ingerido. A fruta contém espinhos na parte interna da sua semente. Portanto, é fundamental que ela seja preparada de maneira suave, evitando contato com os espinhos.

4. Acarajé

Crédito da imagem: Stephanie

Prato típico da Bahia e famoso em todo o país, o acarajé é o quarto prato típico brasileiro da nossa lista. Ele é um bolinho pequeno, feito com massa de feijão fradinho acompanhada de sal e cebola.

Frito no azeite de dendê e recheado com vatapá e camarão seco, o bom acarajé deve sempre ser servido quente. Se possível, acompanhado de bastante pimenta.

5. Tacacá

Crédito da imagem: Marco VicenttiMTur

O nosso último prato típico brasileiro é o tacacá. Essa iguaria do Amapá tem as suas origens em uma sopa indígena chamada “Mani Poi”.

O prato tem como base o tucupi, que é colocado em cima da goma de tapioca. Acompanham camarão seco e jambu, uma erva que deixa a boca dormente caso não seja cozinhada corretamente. Deve ser servido quente e, tradicionalmente, em cuias pequenas.

Um restaurante de sucesso não se destaca apenas pelo marketing ou o design do ambiente. Ele também deve se colocar à frente dos concorrentes com um cardápio inteligente e capaz de agradar um grande público.

Investir na criação de um cardápio que tenha como base os principais pratos típicos do Brasil é uma ótima escolha. Adotar refeições que são conhecidas por todos os brasileiros é algo que abre o potencial de atração de um público maior. Assim, o seu restaurante consegue se manter à frente da concorrência e ser conhecido pela diversidade.

Gostou dessa dica e quer receber mais conteúdos para tornar o seu restaurante mais competitivo? Então assine já a nossa newsletter!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar