O que é o Plano de Negócios?

Gestão 18 de abril de 2023

De forma resumida, o Plano de Negócios define o que você irá fazer, porque você irá fazer e como irá fazer, em relação a sua empresa. É nesse documento onde você define a estrutura operacional e financeira do seu negócio, seus diferenciais – e todos os outros detalhes que devem funcionar para que você tenha o retorno esperado. 

Pode parecer óbvio dar atenção a essas partes tão fundamentais de um empreendimento, mas a verdade é que muitos empreendedores ignoram a necessidade de fazer um bom Plano de Negócios. 

Quem precisa fazer um Plano de Negócios?

Ele é recomendado não só para quem está iniciando no empreendedorismo, mas até as empresas que já estão em atividade podem se beneficiar dessa ferramenta. Afinal, ela facilita o entendimento sobre os objetivos do negócio, as ações traçadas para alcançá-los, as dificuldades e como resolvê-las.

E para quem começa, é ainda mais vital. A criação de um Plano de Negócios é um momento de imersão sobre todas as expectativas que você tem no seu empreendimento, e é acima de tudo, um momento de estudo sobre o mercado.

Nesse post você vai saber exatamente como escrever o seu Plano de Negócios.

Conheça as Etapas do Plano de Negócios

1 – Definição do Negócio 

Todo negócio nasce a partir do momento que você identifica uma necessidade ou problema que precisa ser resolvido. E esse problema tem dono: o seu cliente. Então as primeiras perguntas a serem feitas e respondidas nesta etapa são as seguintes:

  • Quem é o seu cliente e quais são suas necessidades?
  • Como você propõe satisfazer estas necessidades de forma superior ao que já existe?
  • Onde está a inovação?

É importante lembrar que a “inovação” não é exatamente algo que ainda não existe, e não se resume apenas ao produto. Você pode inovar através da melhor distribuição e acesso, melhor comunicação, menor preço ou forma de cobrança mais adequada para as necessidades do seu cliente.

Dessa forma, você poderá destacar os diferenciais da sua empresa, e qual o principal propósito dela.

2 – Análise de mercado

Para a Análise de Mercado, você deve fazer um estudo completo e uma descrição do setor que você está entrando. É essencial saber o tamanho desse mercado, se é recente ou não, quais são as principais empresas dele, e quais são as forças e fraquezas de cada uma delas.

Um exercício importante é analisar os produtos e serviços desses concorrentes, o que eles entregam ou resolvem, e seus valores.

Assim, você pode saber exatamente qual é a sua semelhança ou o quão distante você está dos outros players do mercado.

3 – Plano de Marketing

No Plano de Marketing, é onde você primeiramente deve definir quem é o seu público-alvo, e todas as informações relevantes sobre ele.

  • Quem é seu público-alvo?
  • Onde ele está?
  • Como, onde, e porque ele busca pelo produto/serviço que você está oferecendo?
  • O que o produto/serviço que você oferece agrega de valor a ele?

Com essas informações, vai ser muito mais fácil para você definir um plano de comunicação efetivo para atingir diretamente quem você busca.

E a partir desse ponto, é quando você deve começar a pensar em como será sua estrutura de vendas – como será feita a distribuição do seu produto ou serviço – que será aprofundada na próxima etapa. 

4 – Plano operacional

Podemos dizer que o Plano Operacional é a etapa que define a parte prática do seu negócio – é ele que descreve todos os passos necessários para a venda do seu produto ou para a prestação do serviço da empresa.

Nessa etapa, é interessante que você escreva todas as ações, uma a uma, de forma detalhada, que são necessárias para que seu negócio funcione.

5 – Planejamento financeiro 

Na etapa do Plano Financeiro, precisamos nos atentar aos seguintes detalhes:

  • Estimar receitas, custos, carga tributária, e investimentos
  • Criar vários cenários para entender a real demanda necessária para fazer o negócio prosperar 
  • Ter todos os custos na ponta do lápis 
  • Definir a estratégia de precificação

Essa é, para muitos, a etapa mais difícil ao fazer um Plano de Negócios. Mas também é uma das mais importantes, afinal, a gestão financeira é a espinha dorsal de um negócio.

6 – Análise de cenários

Nesse ponto, seu Plano de Negócios está praticamente pronto. A Análise de Cenários não é uma etapa tão essencial quanto as outras, mas pode ser de extrema importância.

Nessa etapa, é interessante que você pense em situações hipotéticas – cenários que podem beneficiar ou prejudicar seu negócio. Um agricultor, por exemplo, precisa se preocupar com o períodos de muita chuva, e com os de seca. 

Então, pense em ações para contornar possíveis adversidades que podem surgir pelo caminho. Assim, você estará preparado! 

Gostou dessas dicas?

Agora é a hora de você colocar a mão na massa e iniciar o seu Plano de Negócios. Se o nosso post te ajudou, e você quer saber mais sobre ferramentas de gestão, é só seguir nosso perfil no Instagram e ficar ligado nas novidades!

A Sommus vem ajudando empresas a mais de 20 anos a trilharem o caminho da gestão. Conte conosco!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar