Planilhas nunca mais: controlando o estoque para não enlouquecer no Natal

Gestão 08 de novembro de 2019

Imagine a seguinte situação: Estamos em horário de pico e as vendas estão a todo vapor, de repente um cliente quer um certo produto e seu colaborador não encontra disponível no estoque e afirma que acabou, o cliente lamenta, sai do seu estabelecimento e compra do concorrente ao lado. No final do dia vocês percebem que foi um engano e o produto procurado estava no estoque, final da história: prejuízo.

Entende porque a gestão de estoque não deve ser feita de qualquer maneira? Ela precisa ser mais assertiva possível e para isso vamos falar de alguns pontos que merecem a sua atenção.

Conheça giro de estoque da sua empresa.

O giro de estoque representa quantas vezes uma empresa vendeu e subsistiu o estoque em um certo período de tempo. 

Sendo assim o mais certo é prezar pelo equilíbrio, o giro de estoque deve acompanhar de maneira saudável a rotina de compras da sua empresa: está faltando produtos na hora da venda? Projete uma compra maior da próxima vez, para que não falte novamente, se o contrário ocorrer como sobrar produtos sazonais, por exemplo, pondere melhor a próxima compra destes produtos.

Quais mecanismos você tem utilizado para controlar o estoque? Planilhas, softwares e até mesmo anotações em papel são as mais comuns.

Embora planilhas de Excel e anotações informais pareçam ser mais simples e econômicas, elas deixam a desejar em confiabilidade, já um bom software de gestão faz todo o trabalho para você, na medida que as vendas forem acontecendo, automaticamente, assim você ganha tempo para focar em outras coisas.

Mas não resolve você comprar de maneira adequada e acompanhar as vendas diárias para um balanceamento eficiente se o seu estoque é desorganizado.

É de extrema importância o registro da entrada e saída de produtos para conhecer a realidade o seu estoque, vale destacar também que a localização devidamente registrada pode evitar que aconteça algo parecido como no caso que citamos no início. A desordem na armazenagem de produtos deve ser evitada ao máximo e para isso é preciso de muita disciplina.

Vale ressaltar que produtos no estoque é dinheiro parado e o este capital investido pode refletir diretamente na saúde financeira da sua empresa. O controle de estoque eficaz te auxilia na sua gestão e qualifica o seu atendimento.

Mas para atender bem você precisa seguir algumas primícias. Clique aqui e veja no próximo post como é simples.

Abraços,

Equipe Blog Sommus

Deixe seu comentário

Você também pode gostar