Perdi todos os dados da minha empresa, e agora?

Inovação 02 de agosto de 2019

Quando sua empresa perde informações cruciais, os prejuízos vão muito além dos financeiros. O conteúdo perdido ou violado prejudicará a empresa em vários aspectos: imagine os custos pela paralisação das operações, retrabalho para recuperar dados, perda de confiança dos clientes ou multas por não conseguir cumprir alguma obrigação pactuada em contrato com clientes.

A situação é tão alarmante que o investimento das empresas em software de segurança alcançou quase 40 bilhões de euros em 2018. Mas essa, infelizmente, é uma realidade, na sua grande maioria, de grandes empresas ou daquelas, independentemente do porte, que o valor das informações é crucial para manutenção dos seus negócios.

No universo da pequena e média empresa a realidade é outra, entretanto já se nota um movimento cada vez mais maior de investimento em sistemas de segurança de dados.

Mas porque perde-se dados?

A principal resposta é porque os empresários não levam essa questão a sério, acreditam não ser preciso e que demanda alto investimento para se ter segurança. Quando perdem tudo passam a buscar um sistema que os assegure de nunca mais passar por tão graves consequências e prejuízos. Mas aí as perdas já se consolidaram.

Agora, se você é empresário, pensa diferente e já possui um eficiente sistema de segurança das informações, a leitura desse artigo pode parar por aqui, pois, independentemente das causas, seu negócio está protegido.

Para os que ainda não se convenceram da necessidade de se criar uma política de segurança de dados, segue algumas causas de perdas de dados que podem acontecer em qualquer empresa:

  • Vírus e malware: quantos são? Não tem como estimar,pois, todos os dias surgem mais ameaças. Só no Brasil, em 2016, mais de 42 milhões de usuários foram afetados e tiveram algum tipo de prejuízo. Essa é a forma que os cibe criminosos utilizam para roubar, violar e o sequestrar dados sigilosos. Também é por eles que o sistema operacional do seu computador é violado, expondo suas “portas” para invasões.
  • Queda de energia também é um problema sério. Um pique de energia durante a operação de dezenas de computadores potencializa as possibilidades de perda de dados, inclusive de provocar defeitos técnicos, como a queima do disco rígido (HD).
  • Muito comum também são as falhas humanas: exclusão de arquivos por engano, gravação de um arquivo antigo sob outro mais recente, líquidos derramados sob os computadores e quedas dos equipamentos.
  • A corrupção de arquivos acontece em consequência de ataques de ransomware (sequestro de dados). Nesse caso o malware tem a função de criptografar ou impedir o acesso à arquivos, sistemas operacionais ou até mesmo a uma rede de computadores. Para liberar o uso novamente o vírus exige um pagamento (normalmente em criptomoedas). Só assim o problema será corrigido.

Qualquer dessas causas implica em transtornos e muitos prejuízos se a empresa não investir num bom sistema de backup para blindar o negócio das graves consequências causadas pela perda de dados.

Como saber qual software de backup é eficiente?

Quando você se decidir por investir num bom software de backup preste atenção nos seguintes detalhes:

  • O aplicativo deve realizar o backup automaticamente sem a necessidade de intervenção humana;
  • Seus dados devem ficar armazenados em Data Centers World Class, Tier III, com a máxima segurança e, preferencialmente, localizados no Brasil;
  • O aplicativo deve enviar relatórios diários das atividades de backup, para acompanhamento da qualidade do serviço, e;
  • Uma boa solução de backup não precisa ser necessariamente cara para sua empresa.

Por fim, procure uma empresa especialista em soluções para backup, que disponibilize um aplicativo na medida para o seu negócio. A instalação e a configuração devem ser simples, assim sua empresa não para, em poucas horas tudo estará resguardado.

Abraços,

Equipe Blog Sommus.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar