Perda de comanda: como evitar esse problema com seus clientes?

Gestão 25 de junho de 2019

A perda de comanda é um problema recorrente e constrangedor. Afinal, não tem como ter plena certeza da honestidade ou da desonestidade do cliente nesses casos. Alguns podem “perder” propositadamente o papel, mas muitos se distraem.

Além disso, segundo o entendimento da nossa legislação o cliente não pode ser responsabilizado pela perda, pois não é dele a atribuição de controle. Isso sem contar o aspecto mais importante, que é manter um bom relacionamento com os clientes e evitar o clima de tensão para todos os presentes.

Também existem inconvenientes do uso de comanda de papel que, por estarmos acostumados com ela, nem percebemos. Por exemplo: o garçom pode escrever de modo ilegível, especialmente em momentos de maior movimento; podem interpretar errado alguma orientação na cozinha:, o processo fica mais lento e complexo; podem ocorrer extravios; e é preciso somar os totais na saída, o que aumenta a fila no caixa.

Sendo assim, o melhor é encontrar uma forma amigável de administrar o problema e garantir o lucro, mas melhor do que isso é evitá-lo. Confira o que você pode fazer!

Implementar inovações

Em uma época de tantas novidades tecnológicas, como cardápio digitalizado, que permite fotos dos pratos e funcionalidades praticas e atrativas, as empresas oferecem as mais diversas formas de cobrança. Os empreendimentos de venda de cápsulas de café, por exemplo, inovaram ao focar no produto e não nas máquinas, que eram caras e vendiam pouco.

Buscar formas inovadoras e tecnológicas de venda e controle é um modo de evitar o problema e, ao mesmo tempo, de passar uma imagem de modernidade e organização. Além disso, sistemas de comandas eletrônicas, por exemplo, oferecem facilidades adicionais para cliente e fornecedor.

Na verdade, é assim que essas soluções se viabilizam economicamente. O maior retorno está na produtividade e agilidade que geram, pois todo o processo pode ser monitorado e controlado. O garçom de um restaurante, por exemplo, não precisa fazer uma maratona por dia da mesa até a cozinha a cada novo pedido, pois ele é encaminhado automaticamente para a cozinha, por meio de uma impressora.

Outro ponto é que esse tipo de recurso permite o cadastramento dos clientes e armazena um histórico de consumo. Já imaginou conhecer os hábitos de cada um dos clientes em detalhes?

Adotar um software de gestão de pedidos

Uma forma de automatizar processos e diminuir a carga de trabalho que você tem com controle é a adoção de um sistema de gestão de pedidos. Os recursos dessas aplicações incluem automatização, que naturalmente melhoram a lucratividade, a agilidade de atendimento e a satisfação dos clientes em função da qualidade e da rapidez do serviço.

Além disso, o sistema evita constrangimentos, seja por perda de comandas, seja por evitar erros na cozinha. Tudo fica detalhadamente registrado nos campos do formulário do pedido e os enganos são evitados com um nível de organização impossível de conseguir com controles manuais.

Com um controle independente do consumo, o restaurante evita o prejuízo ocasionado com a perda de comandas e com o controle precário. Ao final do dia, você sabe exatamente tudo o que vendeu e pode conferir as solicitações especiais feitas pelos clientes.

Capacitar os colaboradores da empresa

Como mencionamos desde o início, a perda de comandas pode ser uma situação bastante constrangedora e delicada. Por isso, é muito importante que os colaboradores sejam orientados sobre como agir, seja nos casos em que ocorra o problema, seja para evitá-lo.

Além dessas medidas, a perda de comanda também depende de ações de controle e planejamento, de forma a identificar e corrigir gargalos nos processos. Também é fundamental manter-se atento as inovações, como a comanda eletrônica.

Mas além de evitar a perda de comanda, você não pode passar sem novas dicas e sugestões para aumentar seus resultados. Assine a nossa newsletter para receber novas postagens!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar