Modelo de proposta comercial inteligente [template + dicas]

Vendas 24 de setembro de 2020

A proposta comercial de venda de produtos ou serviços é um dos primeiros passos rumo a uma negociação positiva e faturamento para a empresa.

O que observamos é que uma das maiores dificuldades dos pequenos e médios negócios é conseguir elaborar uma boa proposta comercial, clara, assertiva e com argumentos de convencimento. É o seu caso?

A boa notícia é que criamos uma solução!

Quer acertar na proposta e não sabe como fazer de forma inteligente? Aproveite este post e aprenda passo a passo como fazer e ao final baixe um modelo de proposta comercial pronta para servir de base.

O que é uma proposta comercial

A proposta comercial é uma espécie de oferta, pode ser digital, escrita ou até falada. Nela a empresa prestadora de serviços ou de produtos apresenta uma descrição do que oferece de forma objetiva, resumida e clara, mas sem deixar de lado os dados importantes.

Com as informações da proposta o cliente pode avaliar se possui ou não interesse nos produtos/serviços e se posicionar quanto a uma negociação.

A proposta comercial deve ser lógica e conduzir, de certa forma, o potencial cliente à compra, por isso a importância de um bom modelo.

Qual o objetivo de uma proposta comercial

O objetivo da proposta comercial é registrar ou dar seguimento a uma negociação entre o vendedor e um potencial cliente.

Além disso, uma proposta bem elaborada aumenta as chances de conquistar o consumidor e ao mesmo tempo diminui o trabalho e tempo gasto da equipe de vendas para concretizar a transação.

Também serve como uma forma de “filtrar” os clientes, pois quando enviar uma proposta comercial e a mesma estiver fora da realidade do potencial comprador, o mesmo deixará as negociações, com isso a empresa evita perder mais tempo com o público errado.

Entenda a diferença entre apresentação e proposta comercial

A apresentação é realizada no início do processo de vendas, muitas vezes no primeiro contato entre cliente e empresa. Já a proposta comercial é durante o processo de negociação, depois de conhecer a empresa, iniciar as primeiras tratativas e é personalizada para o cliente.

Podemos citar como exemplo prático de apresentação os catálogos de produtos ou folhetos, enquanto a proposta comercial acontece quando o cliente conversa com o vendedor e pede um envio personalizado, focado nas suas necessidades.

O que uma proposta comercial deve conter?

Não há uma REGRA do que deve conter em uma proposta comercial, mas há algumas informações importantes e que sugerimos inserir, são elas:

– Apresentação do produto ou serviço 

Faça uma apresentação do produto ou serviço, destaque os diferenciais, características e observações importantes como os requisitos para prestar o serviço ou o que esperar após a conclusão.

– Prazos e Entrega

Insira na proposta comercial o prazo para a entrega dos produtos ou conclusão dos serviços após o aceite da proposta comercial.

Caso o produto ou serviço se dê em etapas, é sugerível inserir um cronograma de conclusão para cada etapa após o fechamento da transação.

– Valores

Colocar os produtos/serviços, códigos, quantidade, descontos e o valor unitário e total é fundamental para que o cliente analise a proposta. Por isso você deve inserir.

Você também pode inserir as formas de pagamento aceitas pela empresa e eventual desconto no pagamento à vista ou no boleto.

– Informações da Empresa

Coloque os dados da empresa como nome, CNPJ, Inscrição Estadual, endereço, contato, entre outros, isso gera credibilidade e facilita caso o cliente precise entrar em contato ou fazer uma consulta.

– Termo de confidencialidade

O termo de confiabilidade garante que o cliente não repasse as informações da proposta, bem como que não tenha validade para compras futuras, afinal, podem ocorrer oscilações nos preços e prazos.

Como fazer uma proposta comercial [Modelo]

Criamos um modelo que você pode baixar ao final deste post, mas se deseja criar a sua própria versão, fizemos um passo a passo para fazer um modelo de proposta comercial, confira:

1. Capa

É a primeira página do modelo de proposta comercial. Nela você vai inserir a logo, nome da empresa, data, a quem se direciona a proposta, responsável por recebê-la e um título sobre o que se trata.

2. Índice

Dependendo o pedido, a proposta comercial pode ser extensa e conter muitas informações, por isso é legal criar um índice. Pode ser simples como este:

3. Introdução

A introdução pode ser um simples parágrafo saudando o cliente e explicando do que se trata a proposta.

4. Argumentação

É uma etapa em que se pode utilizar das informações como: características dos produtos, diferenciais competitivos da empresa, benefícios, formas de pagamento, entre outras, para tentar conduzir o cliente para a compra.

5. Escopo ou características dos produtos

Aqui você pode falar sobre as características em si dos produtos, requisitos para prestar os serviços e complexidades.

Por exemplo:

  • Farol esquerdo do modelo GOL 1.0 – 2010. É compatível com a versão 2006 – 2015. Não nos responsabilizamos pela pintura na cor do seu veículo. Etc.

6. Prazo e Cronograma

Muita atenção para informar um prazo que realmente irá cumprir. É comum reclamações de consumidores que ficaram insatisfeitos porque na proposta comercial havia um prazo e no final o cronograma foi outro.

Tenha em mente no momento de estabelecer o prazo que a sua demanda pode sofrer variações até o momento do aceite do consumidor.

7. Informações da Empresa

Insira os dados da sua empresa. Há quem diga que uma proposta comercial sem os dados da empresa sequer tem validade.

Vale lembrar, a proposta deve ser cumprida!

8. Valores

Insira uma descrição resumida dos produtos e os respectivos valores.

No SommusGestor você pode utilizar a sessão de orçamento para gerar uma proposta comercial simples e clara, com todas as informações e descrições dos produtos. Assim, basta enviar ou inserir no seu modelo de proposta comercial

Baixe um modelo de proposta comercial pronta grátis aqui.

3 ferramentas para criar um modelo de proposta comercial profissional

Quer criar um layout diferenciado para a sua proposta comercial? Selecionamos 3 ferramentas grátis disponíveis no mercado para você personalizar o seu design:

Canva

O Canva é a ferramenta mais conhecida e fácil de trabalhar, mesmo que não tenha conhecimento de design.

Você pode usar os modelos com designs prontos. Aproveite

Dentre as ferramentas gratuitas o CANVA costuma ser a mais utilizada.

Venngage

Outra opção de ferramenta grátis para criar proposta comercial é o Venngage.

Além de modelos de propostas comerciais também tem as opções como ebooks, banners, diagramas, relatórios, entre outras.

Proposeful

Diferente das ferramentas acima, o Proposeful é PAGO, com um teste grátis de 7 dias. Nele é possível fazer proposta comercial ONLINE e tem recursos diferenciados, como a possibilidade de aceite digital ou o acompanhamento para saber se a pessoa abriu ou não a proposta enviada.

3 erros que você não deve cometer ao fazer uma proposta comercial

Separamos 3 erros comuns de encontrar em propostas comerciais que atrapalham o sucesso da negociação:

– Estipular prazos que não poderá cumprir

Estipular prazos e não cumprir é pior do que ter de passar um prazo relativamente longo ao cliente, pois ele vai se preparar para receber a mercadoria/serviço dentro do pactuado.

Isso gera insatisfação, prejuízos, pedido de estorno e frequentemente o cliente fala mal da empresa para terceiros.

– Fazer uma proposta muito grande

Uma proposta deve ser sucinta, com as informações realmente necessárias. Se fizer uma proposta muito grande é provável que o cliente olhará apenas algumas partes, e talvez não sejam as mais importantes.

– Acreditar que a proposta substitui a reunião de fechamento

A proposta comercial NÃO SUBSTITUI UMA REUNIÃO DE FECHAMENTO, preferencialmente frente a frente, em que é possível usar a linguagem corporal, impostação vocal, técnicas de vendas, entre outras estratégias que aumentam a taxa de sucesso.

Enviei a proposta comercial e o cliente não respondeu. O que fazer?

Pode ter ocorrido um problema no recebimento, por isso a sugestão é entrar em contato, preferencialmente por telefone.

Usar meios alternativos como WhatsApp e E-mail também são boas opções.

Evite perturbar demasiadamente o cliente, ele pode ter algum imprevisto ou simplesmente não se interessou pela proposta.

Conclusão

A proposta comercial pode ser decisiva no seu processo de vendas e ajudar a equipe a alcançar a taxa de sucesso nas negociações.

Use nosso modelo ou crie uma versão personalizada, mas lembre-se de tomar os cuidados que ensinamos neste post!

Gostou? Baixe o MODELO DE PROPOSTA COMERCIAL.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar