Marketing para restaurantes: veja como planejar promoções em datas comemorativas

Marketing 06 de agosto de 2019

As datas comemorativas são sempre uma oportunidade de melhorar o faturamento e, no ramo de restaurantes, ficamos na expectativa de que correspondam ao movimento esperado, não é mesmo?

Mas o resultado não é muito melhor quando assumimos uma atitude proativa? Quando nos dedicamos a planejar promoções? E como isso influencia a lucratividade?

Como em toda iniciativa, existem algumas práticas que funcionam melhor e, no que se refere às datas de comemoração, você vai encontrá-las neste texto. Leia com atenção e aproveite os resultados já na próxima data festiva.

Não deixe para última hora

A grande vantagem do planejamento é a de poder se antecipar. Quanto mais perto da data você deixar para agir, menor será a sua influência no resultado. Sendo assim, procure fazer um planejamento para o ano ou para o semestre, pois terá menos trabalho.

Se houver alguma necessidade de adaptação perto da data, você poderá fazê-la. Então, se decidir fazer cupons de desconto para distribui-los, por exemplo, poderá negociar de uma vez com a gráfica e conseguir bons descontos, além de várias outras tarefas que podem ser feitas de uma única vez.

Porém, mais importante do que o período, é o conteúdo do seu plano. Defina metas, ações, pense no que funcionou bem para o restaurante nas versões passadas e, sempre que possível, inclua a tecnologia como forma de otimizar sua operação.  

Estimule o engajamento

Dentre as ações importantes no planejamento está a comunicação. Elaborar como divulgar a iniciativa pode fazer a diferença entre um salão cheio e um vazio. Pensando nisso, tenha em mente que os seus clientes podem ajudar bastante, pois adoram compartilhar postagens sobre as comemorações que fazem.

Fotos chamativas de pratos especiais, ambientes diferenciados e cenas emocionantes sobre comemorações são tipos de conteúdo que as pessoas publicam o tempo todo. Se conseguir aproveitar isso, você terá um ótimo engajamento do público.

Garanta a estrutura

Outro aspecto fundamental do planejamento é se programar para garantir que a qualidade do atendimento seja mantida, mesmo com o movimento maior. Como essa é uma data especial, também é uma oportunidade de conquistar clientes que não frequentam o restaurante habitualmente, o que aumenta a necessidade de cuidado nesse aspecto.

A contratação temporária de pessoal extra para ajudar na cozinha e no atendimento pode ser necessária, porém não sem que eles passem por um treinamento uns dias antes, pois não adianta se prevenir e ser surpreendido negativamente no dia.

Como o movimento poderá ser alto, também pode ser o caso de elaborar uma política de reservas que evite filas longas e demoradas, além de dar atenção à gestão de compras. Afinal, as pessoas querem se divertir nessas datas.

Faça algo especial

Agora, é o momento de pensar o que pode fazer a diferença para atrair um número significativo de consumidores. Partindo desse objetivo, considere que promoção não é sinônimo de descontos. O termo promover está muito mais relacionado com a divulgação do que com preços mais baixos, apesar de que esse é um artifício atrativo e muito usado.

No entanto, o que as pessoas realmente procuram em uma data comemorativa é uma experiência especial. Sendo assim, uma apresentação infantil no dia das crianças, um show de homenagem no dia dos pais ou dia das mães, ou uma decoração romântica no dia dos namorados podem ser mais estimulantes que um desconto simbólico.

Isso não significa que você não possa usar esse recurso como estratégia, porém pode ser que não seja necessário, principalmente porque essa é uma data com bom movimento. Um desconto exagerado pode diminuir a lucratividade em um período que o faturamento já seria bom.

Para concluir, ao planejar promoções para essas datas, tenha atenção especial com as que mais trazem resultado para o seu restaurante que, em grande parte dos casos, costuma ser o dia dos namorados e o dia das mães. No mais, é manter a atenção com a gestão para garantir a lucratividade.

Por isso, acesse a postagem complementar que separamos para você com 5 dicas para determina uma boa gestão de restaurante.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar