Descubra agora como calcular a margem de lucro do seu restaurante

Finanças 17 de junho de 2019

Independentemente do tamanho da sua empresa, o planejamento financeiro tem como objetivo estabelecer diretrizes para sua empresa se solidificar no mercado em que atua, como também na estratégia de crescimento. Por isso é de extrema importância planejar o financeiro da sua empresa para situações e melhorias do presente, mas pensando também o quanto representa o futuro do seu negócio, buscando auxílio do planejamento para implantação de projeto e ajustes de variáveis em situação de incertezas.

Um dos maiores desafios na administração dos Micros e Pequenos empresários é fazer um planejamento financeiro apropriado, alguns preceitos devem estar muito bem estabelecidos, vamos te dar alguns exemplos, como:

  • Fluxo de caixa: indica as entradas e saídas de caixa a serem concretizados. O fato de não ter as informações corretas sobre saldo de caixa, valor do estoque de mercadorias, valor das contas a receber, valor das contas a pagar e volume das despesas fixas ou financeiras, pode te prejudicar e até mesmo levar a morte prematura da empresa.
  • Demonstrativo de resultados: responsável por avaliar o volume de vendas, os custos de mercadorias comercializadas e as despesas fixas e variáveis. Você precisa saber qual está sendo o lucro real da sua empresa, saber calcular corretamente o preço de venda dos produtos e ter os números visíveis de todos os custos e despesas.
  • Balanço patrimonial: contabiliza a quantidade do patrimônio líquido da empresa. Nesta etapa você empresário precisa conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, a quantidade e o destino dos pagamentos. O desconhecimento do balanço patrimonial pode ser motivado pela falta de elaboração do fluxo de caixa.

Entre outros preceitos para um bom planejamento financeiro, os que estão destacados acima são definidos como os principais motivos que algumas empresas não conseguem se manter no mercado por muito tempo que mesmo com perfil econômico favorável deixam a desejar na gestão, é impossível ter uma administração sadia sem clareza nestas informações.

Mas, por onde começar?

Utilize uma ferramenta para controle que realmente facilite e agilize o seu dia a dia, que lhe permita realizar análises com simplicidade e que verdadeiramente te auxilie na tomada de decisões imediata, dispensando conhecimento prévio dos princípios de contabilidade e planilhas complexas. 

Contar com um bom sistema de gestão financeira irá te ajudar a organizar seu fluxo de caixa e fornecer informações precisas em seu demonstrativo de resultado com eficácia, de tal modo que você fique por dentro da sua real situação financeira, solidificando sua empresa a cada dia, sem deixar de impulsionar seu crescimento no mercado.  

Nós da Sommus Sistemas estamos prontos para te ajudar, temos conhecimentos e competências para traçar a sua gestão financeira, você conhece a realidade financeira da sua empresa? vamos conversar?

Deixe seu comentário

Você também pode gostar