Gestão de Estoque: Autopeças e Moto peças

Gestão 27 de junho de 2019

Uma loja de peças para automóveis, caminhões ou motos requer uma gestão alinhada com mercado e com uma gestão de estoque bem-feita, é um mercado onde podemos encontrar inúmeros fornecedores com inúmeras marcas de peças e acessórios. 

Existe um número grande de montadoras no mercado, isso faz com que a logística do estoque fique cada dia mais complicada com lançamentos de novos modelos. Com isso a existência inúmeras peças que se encaixe em vários modelos e ate marcas diferentes, de carros e motos, faz com que cada dia mais os vendedores tanto de industrias como de balcão fiquem com muitas dúvidas na hora da venda.

Um sistema de gestão alinhado e a função de SUPLENTE bem alimentada, pode te auxiliar muito na hora da venda e também na gestão do estoque.

Estoque alto é dinheiro parado

Peças que estão no estoque esquecidas e seu colaborador não sabe pra que serve, ou se serve em outro modelo de veículo, ou ano, é prejuízo na certa! É muito comum ver em estoque de lojas as famosas ponta de estoque, o lucro pode estar ficando aí e que um dia ou outro não vai servir para nenhum modelo.

Primeiramente os processos internos devem estar estruturados e controlados, um pequeno deslize pode colocar todo processo abaixo, a armazenagem correta com localização de peças, estoque categorizado, e com uma alocação adequada te auxilia a diminuir o risco de prejuízos.

Suplentes

Uma empresa para ser rendável não basta ter as melhores marcas o maior estoque e o melhor preço se na hora da venda o colaborador não encontra a peça,  ou a peça principal acabou e o vendedor não sabe que tem mais outras suplentes que vão substituir com perfeição a que foi pedida inicialmente.

Um controle bem feito, atrelado a uma gestão de compras bem realizada, com um sistema que passe as informações de forma rápida e segura pode salvar sua empresa.

Automatização

Pense bem antes de contratar um sistema de gestão, ele não deve ser somente um caixa financeiro que faz as obrigações fiscais, um bom sistema precisa te atender também na gestão do seu negócio, caso contrário o mesmo será apenas uma despesa mensal, o que deveria ser o seu braço direito para ajudar a gerir toda empresa, e lembre-se: Automatizar de forma organizada é indispensável.

Uma gestão de estoque não pode ser no achismo, tem que ser em base da dados fornecidos pelo sistema, como curva ABC, fluxo de caixa para não comprometer a saúde financeira da empresa.

Em uma economia onde cada dia as margens estão cada vez mais apertadas o rígido controle de estoque atrelado ao financeiro e com conhecimento de mercado faz muita diferença entre ser um lojista e ser um empresário.

Como você tem feito o controle de estoque da sua Autopeças ou Motopeças? Com um sistema competente, organização e disciplina, fica mais fácil ter sucesso nessa tarefa.

Abraços,
Equipe Blog Sommus!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar