Entenda a importância da gestão e controle de estoque para restaurantes

GestãoInovação 02 de março de 2020

Assim como acontece no varejo, os restaurantes também precisam ter um olhar atento para os seus estoques. A grande diferença está na validade e no tempo de giro das mercadorias. Por isso, é importante estar por dentro das melhores e mais modernas práticas de gestão e controle de estoque.

Um restaurante que não administra muito bem seus ingredientes estocados vai ter que encarar grandes prejuízos, concorda? Ele pode até chegar à falência, se o problema não for solucionado.

Há algumas estratégias que auxiliam os gestores a não errar no momento de dimensionar seus estoques. Neste texto, você vai saber mais sobre o que é gestão e controle de estoque e vai conhecer as melhores estratégias para não errar no seu negócio! Confira e boa leitura!

O que é a gestão e controle de estoque?

A gestão e o controle de estoque examina o fluxo de produtos no estabelecimento, que indica o desempenho de setores como administrativo, vendas e financeiro. Ela permite que o gestor tenha uma previsão correta das necessidades de compras e organiza o planejamento do negócio.

O controle dos produtos vai indicar quais são os que têm maior procura pelos consumidores e até em que momento da semana ou do mês há mais vendas dessas mercadorias. Além, é claro, de apresentar quais são os sazonais (que são vendidos somente em determinada época) e aqueles que têm pouca saída.

Por meio dessas análises, é possível entender as estratégias de vendas dos itens e como o cliente tem reagido a elas. Da mesma forma, é possível saber o que pode ser feito futuramente.

Para o setor financeiro, a gestão e o controle de estoque pode aumentar o fluxo de entradas e saídas, reduzir significativamente os custos e evitar desperdícios. Tudo a partir de um planejamento seguro mensal.

Qual é a importância de uma boa gestão de estoque para restaurantes?

A gestão e o controle de estoque é a ferramenta essencial para acompanhar o volume de mercadoria que o restaurante possui. Tal gerenciamento permite que você tenha um espaço físico bem organizado, além de otimizar as tarefas de toda a estrutura do estabelecimento.

Tudo isso, sem dúvidas, traz inúmeras vantagens e benefícios. Gerir e controlar o estoque significa cuidar de uma parte relevante dos seus ativos, além, é claro, de representar uma estratégia indispensável das operações de negócios.

Sem um controle adequado de estoque, seu restaurante pode ter dificuldade na hora da identificação de produtos que estão em falta ou com baixo volume. Isso certamente pode levar a perda de vendas, afinal, os consumidores, ao ver que você não tem o prato que desejam, podem procurar outro restaurante que disponibilize a refeição desejada.

É bom lembrar, ainda, que o excelente controle de estoque também pode se tornar uma grande vantagem competitiva para o seu restaurante. Assim que o seu negócio dispõe de determinado produto que se encontra em falta nos concorrentes, você assegura um aumento das vendas, além de fidelizar cada vez mais clientes.

É bem frustrante para o vendedor conseguir finalizar uma venda difícil e perceber, em seguida, que o produto não se encontra em estoque. E o pior é saber que ele pode demorar a chegar. Sem contar que a frustração é também do cliente, que acaba buscando o produto em outro restaurante. Um bom controle vai evitar todas essas surpresas desagradáveis.

Quais são as dicas para fazer a gestão e controle de estoque?

Veja, a seguir, as melhores dicas para gerenciar os seus insumos!

Faça o controle de entrada e de saída de produtos

Muitos gerentes acabam não conferindo a entrada de mercadorias. É imprescindível que o produto recebido seja conferido e que os dados relativos à data de entrega sejam registrados. Saber a quantidade e a qualidade dos produtos é essencial para uma avaliação futura do desempenho dos fornecedores.

Depois de recebidos, os produtos precisam ser higienizados e armazenados em condições favoráveis à conservação. Após conferir e guardar, fica sob responsabilidade do gestor fazer o registro da entrada dos produtos no estoque.

Lembrando que, atualmente, há vários softwares no mercado que auxiliam nesse controle ou, até mesmo, as planilhas que podem ser bastante úteis em restaurantes menores que não fazem uso desses softwares.

Como é indispensável verificar a entrada de produtos no estoque, é preciso também controlar a sua saída e distribuição. Dessa maneira, no fechamento do mês, você pode usar esses dados e saber se o que está sendo consumido diz respeito ao que você está vendendo.

Faça as estatísticas de movimentação do restaurante

Procure criar uma rotina para realizar as estatísticas semanais ou mensais, conforme a sua necessidade, sobre as vendas das refeições e das bebidas.

  • Quais pratos são mais vendidos e qual a quantidade?
  • Em qual período do ano você vende mais determinadas refeições?
  • Quais alimentos são menos vendidos?

Um restaurante vai vender mais pratos sofisticados nos finais de semana e nas datas comemorativas. Portanto, você vai precisar aumentar o estoque de vinhos importados e de frutos do mar, por exemplo, para períodos como esses. Já os ingredientes de pratos e sobremesas quentes são mais pedidos durante o inverno.

Uma administração ruim do estoque do restaurante pode fazer com que ele perca valor de mercado ou até mesmo que chegue à falência. Após fazer todo esse levantamento de informações, é chegada a hora de estudar o seu negócio e determinar as quantidades máximas e mínimas de cada mercadoria no estoque do seu restaurante.

Mantenha o local limpo

Manusear alimentos sempre demanda bastante cuidado e essa atenção vai ser indispensável no controle de estoque. Saiba que a higiene é obrigatória, sendo fundamental e imprescindível manter o lugar sempre arejado, limpo e desinfetado para evitar qualquer tipo de contaminação ou de umidade.

Não se esqueça, ainda, de que tais exigências também vão ser cobradas pela vigilância sanitária, certo? Então vai ser obrigação do restaurante não deixar produtos expostos no chão, em lugares úmidos ou em locais com poeira, por exemplo. Você não quer que seu restaurante seja definido como local inadequado para o consumo, não é verdade?

Otimize o processo de controle de estoque a partir de um software de gestão

A rotina de um restaurante é bastante cansativa e corrida. Então, certamente, você deve estar pensando agora em como controlar tudo isso que falamos aqui. Calma, pois temos uma ótima notícia para você: a informatização surgiu para ajudar nesses momentos e, atualmente, há diversos softwares de gestão de restaurantes no mercado que são de grande auxílio para essa questão de gestão e controle de estoque.

Eles fornecem todo o histórico do prato ou do ingrediente e apresentam relatórios com muitos detalhes de estoque atual, da quantidade vendida no mês, do custo da mercadoria e diversas informações relevantes.

Com isso você vai fazer o controle de forma mais prática e fácil e ainda vai conseguir dar uma atenção especial ao atendimento, à cozinha, à satisfação e ao bem-estar dos seus clientes.

Tenha em mente que a gestão e controle de estoque é uma estratégia que precisa ser aplicada em todo tipo de empresa, de forma a desenvolver um trabalho eficiente e prático, que consiga atender às demandas dos consumidores sem custos elevados. Saiba que aqueles que têm mais lucro nos negócios são os que controlam melhor e não os que vendem mais.

Agora, já imaginou, o seu restaurante vendendo muito e tendo um controle adequado? Sem dúvidas, é sucesso na certa! Gostou do texto? Quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então, aproveite e confira também 5 ideias inovadoras para reduzir custos no seu restaurante!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar