Curva ABC: como fazer e analisar o cálculo na prática

Gestão 16 de setembro de 2020

Nem sempre é fácil entender o que é a curva ABC. Como fazer esse cálculo também gera muita dúvida entre empresários e profissionais dos mais diferentes segmentos.

Aprender a fazer esse cálculo vai te ajudar a classificar os grupos de produtos por grau de importância.

Dessa forma, será possível organizá-los por prioridade, otimizar os processos de vendas, além de saber a hora certa de investir nos itens com maior retorno e também qual o momento certo para atualizar seu estoque.

O que é uma curva ABC?

Antes de aprender como fazer o cálculo da curva ABC, é importante entender do que se trata esse metodologia.  As letras A, B e C são utilizadas como um método que possibilita a ordenação das informações quanto ao grau de importância de cada produto ou grupo.

A aplicação dessa classificação facilitará todo o processamento de informações e análises  para a tomada de decisão.

Como funciona e para que serve a classificação ABC?

Entender o que é curva ABC e como fazer esse cálculo é fundamental para qualquer ramo de negócio e porte. Na prática, a curva é dividida em três setores, sendo A, B e C.

Os produtos de curva A têm maior valor, os de classe B têm valor intermediário e os produtos de classificação C são aqueles que possuem a menor valorização nessa escala.

Produtos de curva A

Como já falamos, na curva ABC de compras esses produtos tem mais maior importância. Nessa categoria, é usada a fórmula 80-20 para fazer a seleção, que consiste em classificar 20% do total de produtos que correspondem a 80% do total das vendas da sua companhia.

Produtos de curva B

Os produtos de curva bem tem um grau de importância intermediária, o que corresponde a

a 30% dos itens que equivalem a 15% do total de faturamento.

Produtos de curva C

Consequentemente, os produtos de curva C têm menor importância em termos de quantidade e valor, correspondendo a 50% do total de vendas.

Por que calcular a curva ABC?

Agora que você já entendeu o que é uma curva ABC, é preciso saber como fazer o cálculo correto dessa metodologia.

Essa classificação de produtos auxilia no controle mais eficiente do seu estoque, além de conseguir analisar quais são os produtos com maior saída que estão em falta, evitando que sua empresa perca vendas.

Além disso, uma vez entendendo quais são seus produtos de classe C, você poderá desenvolver promoções para que eles não fiquem parados no estoque, evitando desperdício de espaço e prejuízo financeiro.

Como a curva ABC pode ser usada

Além de entender o que é a curva ABC, como fazer para aplicá-la também será muito importante, já que essa metodologia possui muitas nuances, que abrangem toda a sua empresa.

Curva ABC de vendas

A curva de vendas segue a mesma formulação do Princípio de Pareto ou Regra 80/20, que surgiu no século XIX, na Itália.

Um estudo científico produzido na época constatou que 80% de toda a riqueza produzida pelo país vinha de 20% da população.

Ou seja, diante dessa constatação surgiu a curva ABC de vendas, que foi incorporada na gestão de diferentes negócios, fazendo com que os setores de vendas possam investir esforços de acordo com a classificação de cada produto.

Curva ABC de compras ou estoque

Seguindo esse mesmo conceito, a curva ABC compras serve  também para categorizar produtos, auxiliando no controle de estoque em uma empresa. 

A partir dessa classificação de mercadorias, é possível entender quais são os produtos que têm maior contribuição no faturamento, dando prioridade para aqueles itens mais relevantes para seu negócio e não apenas pelos seus custos.

Curva ABC de clientes

Já a curva ABC clientes é aplicada a partir da mesma metodologia, onde é feita a classificação dos clientes a partir de porcentagens referentes ao consumo, volume e retorno em termos de faturamento.

Como fazer o cálculo da curva ABC: exemplo prático

A primeira coisa para aprender como fazer o cálculo da curva ABC é escolher um determinado período. Uma dica para colocar em prática esses cálculos é usar o Excel.

Comece por fazer uma lista de todos itens em estoque. Depois disso, abra uma planilha e monte uma tabela com colunas, onde você possa inserir a descrição, preço unitário, quantidade e valor total, que se baseia no preço unitário e quantidade.

Feito isso, insira mais uma coluna para classificar os itens pelo valor total, por ordem numérica. Usando essa mesma coluna reorganize os produtos, de acordo o valor total, mas em ordem decrescente.

Insira também mais uma coluna para o valor total acumulado, que é o valor do produto somado ao preço de todos os itens anteriores.

Agora, inclua mais uma coluna para fazer o cálculo da porcentagem representada pelo valor de cada produto em relação ao valor total acumulado de todos os itens.

Como fazer a curva ABC dos clientes?

Para aprender como fazer a curva ABC dos clientes, você seguirá o mesmo conceito com base nas seguintes classificações:

Os clientes A são mais ativos da sua empresa, que correspondem a 80% do faturamento total da sua companhia.

Ou seja, são aqueles clientes que compram uma quantidade maior de produtos e também os itens mais caros. Os clientes B são ativos, mas em menor representatividade em comparação aos de classe A.

Esse grupo da curva ABC clientes é responsável por 15% do faturamento. Já os clientes de classe C representam somente 5% do seu faturamento total, sendo aqueles que compram seus produtos com pouca frequência ou optam pelos mais baratos.

Como analisar o resultado do cálculo da curva ABC

Não há muitos segredos na hora de fazer as análises da curva ABC, já que, ao fazer essa planilha, você terá em mãos os produtos que representam o maior e também o menor faturamento.

Toda essa análise deverá refletir o impacto que cada item ou grupo possui sobre a rentabilidade e os custos da sua companhia.

Conclusão

Agora que você já entendeu o que é a curva ABC, como fazer e analisar, chegou a hora de colocar esse método em prática.

Uma boa dica para fazer tanto o cálculo quanto as análises de forma mais precisa é utilizar um software de gestão, que te ajudará a fazer todo esse controle de produtos, além de classificá-los por prioridade.

Se você quer encontrar um bom software para te auxiliar na aplicação dessa metodologia, conheça a Sommus Gestor, um sistema de gerenciamento empresarial que abrange todos os setores da uma empresa. Experimente grátis por 15 dias!

Call to action – Precisa de ajuda para vender mais? Saiba como a Sommus Sistemas pode ajudar!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar