Entenda a importância da bonificação por resultados para funcionários

RH 26 de novembro de 2019

Bares e restaurantes costumam focar tanto a comissão comum dos 10% que acabam não apostando em outras formas de bonificação por resultados. Será que não é hora de dar mais incentivos à sua equipe?

Neste artigo, vamos conversar bastante sobre o assunto. Veja por que esse tipo de bônus é interessante na rotina de um negócio no setor, ideias de como você pode recompensar colaboradores e como fazer o controle do desempenho. Vamos lá?

A diferença entre o bom e o mau incentivo

Antes de partir para a prática, queremos fazer uma reflexão sobre bônus e comissões dentro do ambiente de trabalho. Principalmente a diferença entre um gestor que quer maximizar resultados e outro que quer apenas pressionar os funcionários.

Em áreas como a de bares e restaurantes, em que a produtividade individual faz muita diferença na eficiência e na qualidade do serviço, empreendedores querem sempre que todos à sua volta se dediquem tanto quanto eles. Mas existem formas diferentes de fazer isso.

As metas de produtividade precisam ser um incentivo, não uma obrigação. A forma como você trata essa disputa é o que define se ela será saudável ou tóxica. Para não errar, é preciso que o planejamento das bonificações seja feito com alguns objetivos em mente:

  • que a ideia seja incentivar a produtividade espontaneamente, sem pressões desnecessárias;
  • que a remuneração extra seja razoável e que valha a pena correr atrás dela;
  • que haja reconhecimento, além da bonificação em dinheiro, focando a realização profissional dos colaboradores;
  • que desempenhar um bom trabalho seja mais do que apenas dinheiro, entendido como parte do crescimento conjunto da empresa e dos seus colaboradores.

Com esse mindset, fica muito mais fácil gerenciar um sistema de bonificação que se baseie em incentivo saudável à produtividade. Isso fará diferença não somente no desempenho da equipe como na imagem da empresa para clientes e na busca de novos talentos.

As formas de comissionamento que podem ser interessantes

Quais são os comissionamentos, além dos 10%, que você pode utilizar em um sistema de bonificação por produtividade? Existem várias outras formas de incluir premiações na rotina da empresa. Confira alguns exemplos!

Performance de venda especial

Uma ideia no setor de restaurantes é criar metas atreladas a um “produto da noite” ou “cardápio do dia”, premiando o garçom que conseguir vender mais desse item durante um período curto.

O interessante é que, como você pode mudar sempre qual é o foco da meta (um dia pode ser um prato, outro uma bebida, ou um acompanhamento), a busca por esses resultados não se torna repetitiva e a dinâmica pode abrir espaço para todos os colaboradores contribuírem em momentos diferentes.

Bonificação por campanhas específicas

Você pode também abrir um pouco o leque e utilizar a bonificação para incentivar a participação em campanhas e projetos da empresa.

Por exemplo, um restaurante que atrai muitos clientes durante o fim de semana, mas cria um evento específico para aumentar o movimento em dias úteis. Por que não bonificar toda a equipe caso vocês tenham sucesso?

Metas de performance

A premiação por performance é uma ideia comum em empresas de todos os setores e pode ser usada também em bares e restaurantes.

O ideal é que essa meta seja vista como um verdadeiro bônus: não há problema se não for alcançado, mas a recompensa é muito boa para não tentar.

O melhor é que a meta seja mensal, mas você pode criar outros objetivos maiores e menores e até desenvolver um sistema progressivo que aumenta a bonificação com sucessos em sequência.

O que é preciso para controlar bem a bonificação por resultados

Para que a bonificação por resultados seja vista com bons olhos pelos colaboradores e funcione como um bom incentivo de produtividade, você precisa prestar atenção a alguns pontos importantes. Veja quais são!

Crie metas alcançáveis e mensuráveis

Não adianta oferecer uma premiação gigantesca se a meta é inalcançável. Nem todo o incentivo do mundo supera algumas barreiras e objetivos assim causam apenas frustração.

Suas metas precisam ser razoáveis, com um bom equilíbrio entre o ganho que ela trará para a empresa e a possibilidade de ser batida pelos colaboradores.

É importante também que ela seja mensurável, portanto nada de subjetividade. Isso pode criar injustiças e conflitos desnecessários no ambiente de trabalho.

Dê feedbacks

A bonificação por resultado é uma forma de impulsionar a produtividade. Esse é seu objetivo final, por isso não pode ser solta no vazio.

Além de falar com cada colaborador as metas que foram ou não alcançadas, tire um tempo para conversar sobre esse desempenho, o que faltou e o que pode ser feito para que ele ganhe o bônus no mês seguinte.

Use outras recompensas além do dinheiro

Claro, o dinheiro é a escolha da maioria das pessoas quando elas querem receber um bônus, mas por que não tornar algumas dessas premiações mais humanas?

Viagens, dias de folga, participação em eventos, produtos, existem várias possibilidades de bônus que trazem, além do valor monetário, um valor sentimental agregado de oferecer uma experiência para o colaborador de sucesso.

Além disso, prêmios variados podem motivar pessoas de formas diferentes. Quando você varia, consegue extrair o melhor de todos em momentos diferentes da rotina da empresa.

Utilize um sistema automatizado de acompanhamento

Esse tipo de iniciativa é muito efetivo para aumentar a produtividade em bares e restaurantes, por isso é tão interessante variar e ampliar essas premiações. A questão é que, se o gestor do negócio precisar controlar de perto a performance de cada um dos colaboradores, não vai sobrar tempo para tocar todas as outras exigências de uma empresa.

É aí que a tecnologia entra como uma grande aliada. Com um sistema integrado, que gerencie pedidos, vendas e pagamentos, é possível acompanhar a performance individual dos funcionários de forma automatizada e com muito mais precisão.

Esse é o segredo para bares e restaurantes que querem vantagens competitivas na qualidade e eficiência de seu serviço: com foco na humanização da bonificação por resultados e com a ajuda de um sistema para monitorar essa produtividade, é muito mais fácil gerir o negócio e as pessoas que o fazem ter sucesso.

Quer, então, entender melhor como um software de restaurantes e bares pode ajudar? Confira este artigo!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar