Descubra 5 estratégias de marketing de sucesso para bar ou restaurante

Marketing 15 de outubro de 2019

A época de ter nomes das empresas em páginas amarelas de catálogos telefônicos já passou há muito tempo. No passado, essa estratégia funcionava para ajudar o público a encontrar uma marca. Atualmente, basta digitar algumas palavras-chave no Google para encontrar inúmeros resultados com nomes de bares e restaurantes das mais variadas especialidades. Por isso, é importante que você conheça as principais estratégias de marketing de sucesso para destacar o seu negócio no mercado!

A importância de uma boa gestão de marketing deriva do fato de que as empresas estão se tornando conscientes da necessidade de conhecer a área em que atuam, criando valor aos consumidores, com objetivo de se manterem competitivas no mercado. Sem dúvidas, uma boa gestão de marketing é capaz de aumentar engajamento, conquistar mais clientes, ser referência e muito mais.

Pensando nisso, preparamos este texto para destacar as 5 principais estratégias de sucesso que você pode usar em seu bar ou restaurante e garantir resultados melhores nas vendas! Continue acompanhando e aproveite! Boa leitura!

1. Focar na experiência do consumidor

Você não pode deixar de focar na experiência do cliente, pois ela pode ser o grande diferencial para cativar o público. Investir em estratégias de marketing que garantem a satisfação do consumidor, superando sempre as suas expectativas e solucionando os seus problemas pode proporcionar a ele uma experiência extremamente positiva com seu restaurante, que vai fazer com que ele se lembre sempre da marca, seja para indicá-la a um familiar ou amigo, seja para satisfazer uma necessidade própria.

A experiência do cliente foca muito nos cinco sentidos, e quando se fala de bares ou restaurantes, isso é maravilhoso, concorda? Despertar o prazer ao ouvir uma boa música, ao degustar um prato saboroso, ao apreciar um ambiente super confortável, decorado e bem cuidado, ao tocar no tecido elegante e macio da mesa, enfim, tudo isso pode ser muito importante para garantir satisfação e bem-estar ao seu cliente, proporcionando a ele experiências inesquecíveis.

Além disso, saiba que uma ótima experiência é o que torna o marketing boca a boca mais eficaz, ajudando a fidelizar e atrair clientes no seu negócio.

2. Criar um diferencial

O mercado está cheio das mesmas ideias, estratégias e conteúdos. Para sobreviver à concorrência, você não pode ser apenas bom, é necessário ser único e diferente no que faz. O seu restaurante abrange alguma característica que o faz bem melhor que os demais? Ele apresenta algum diferencial?

Saiba que um diferencial inovador é que vai tornar o seu negócio uma referência junto aos seus consumidores e colocá-lo sempre à frente da concorrência. Esse diferencial pode vir a partir das diversas estratégias de marketing aliadas à utilização das novas tecnologias disponíveis no mercado, como:

  • um cardápio eletrônico que conte com um design que destaque os seus pratos e faça o seu público salivar só de olhar para ele;
  • um aplicativo próprio dos garçons para pedidos, reservas ou parcial de pagamentos etc.

3. Investir no marketing de indicação

O marketing de indicação pode ser uma das mais eficientes estratégias para ajudar a fortalecer o seu negócio e aumentar as vendas do seu restaurante. É importante saber desenvolver um ótimo programa de marketing de indicação para incentivar os consumidores à ação. Apenas clientes satisfeitos podem defender a sua marca e ajudar a divulgá-la para amigos e familiares.

Ele parte da ideia de que as pessoas não podem ser compradas, mas recompensadas com as experiências mais incríveis que garantam a sua satisfação. Conheça as dicas mais relevantes para tornar seu marketing de indicação mais produtivo:

  • mostre domínio em seu ramo de atuação;
  • invista em eventos gastronômicos;
  • conceda brindes, promoções ou descontos para os seus melhores clientes;
  • faça com que os seus consumidores divulguem o seu restaurante nas suas mídias sociais.

4. Usar as redes sociais a seu favor

Um largo alcance de público, autonomia no controle das postagens e um baixo custo para divulgação: fazer o marketing com a ajuda das redes sociais apresenta inúmeros benefícios. Para que você não fique por fora de todas as vantagens que o uso das interações virtuais podem proporcionar ao seu negócio, conheça as nossas dicas:

4.1. Poste imagens originais

Com uma grande concorrência, se você deseja divulgar seu restaurante nas redes sociais é preciso se destacar, produzindo conteúdos atrativos para os internautas.

Quem navega na Internet é bombardeado por campanhas visuais a todo momento. Para seu restaurante ganhar espaço, você deve produzir excelentes imagens. Não deixe de apostar nas fotos originais, que tenham boa resolução e que valorizem muito os pratos do seu menu.

4.2. Produza conteúdo interativo

As propagandas convencionais estão perdendo espaço cada vez mais. O inbound marketing entra em cena nos dias atuais, muito mais moderno, propondo a entrega de conteúdo personalizado para o cliente, em vez de usar uma linguagem agressiva.

O melhor modo de atrair o consumidor potencial é ofertar conteúdo relevante. Publicar drinks e receitas rápidas de comidas é uma excelente pedida!

4.3. Abuse das hashtags

As hashtags são tipos de filtros de interação que o consumidor faz com as postagens. As tags marcadas na imagem encaminham o cliente para os conteúdos que estão relacionados com seus interesses.

As fotos do seu restaurante ou bar, por exemplo, podem ser marcadas com #drink e #food, que são muito populares nas redes sociais. Isso vai fazer com que o filtro do site identifique sua categoria de negócio com total precisão, indicando-os para os usuários que têm interesse nesse tipo de conteúdo.

5. Reforce o seu marketing de relacionamento

De fato, é possível atrair uma grande quantidade de consumidores com as dicas anteriores. Mas, afinal, é possível conquistar muitos divulgadores para o seu bar ou restaurante apenas com elas? Até porque, como você já deve saber, o que realmente importa não é apenas conquistar, mas também fidelizar.

Se um cliente tem uma boa relação com seu empreendimento, ele pode influenciar a sua rede de contatos de modo positivo, indicando amigos e familiares para conhecê-lo. Conheça algumas dicas valiosas de marketing de relacionamento para que você possa utilizar no seu restaurante e aumentar cada vez mais o engajamento com os seus clientes:

  • segmente os seus consumidores e faça campanhas personalizadas que realmente engajam;
  • monitore os resultados das suas campanhas;
  • desenvolva um programa de fidelidade;
  • invista em estratégias de marketing que sejam contínuas;
  • foque no atendimento ao consumidor;
  • determine um canal para se comunicar melhor com o seu público.

Resolvemos deixar para o final do texto uma dica essencial: saiba que você e os seus funcionários são elementos indispensáveis desse quebra-cabeça todo, certo? Afinal, qualquer uma dessas estratégias de marketing que apontamos aqui só vai ser eficiente se houver engajamento e muita colaboração por parte de todos os envolvidos. Caso contrário, nenhuma estratégia vai garantir bons resultados para o seu restaurante.

Gostou do texto? Quer aproveitar a visita em nosso blog para aprender mais e aumentar as vendas no seu restaurante? Então aproveite para saber como ser reconhecido por diferentes públicos de forma simples e econômica!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar