Decoração de restaurante: como otimizar espaços pequenos?

Inovação 17 de dezembro de 2019

Dar uma atenção especial para a decoração de restaurante pequeno é imprescindível e é claro que estamos falando de um grande desafio para muitos empreendedores. Afinal, a tarefa de fazer com que um espaço reduzido se torne encantador para os clientes exige muito esforço, criatividade e dedicação. A saída, em muitos casos, está na proposta temática e na simplicidade do restaurante.

Algumas ideias não podem ficar de fora do seu projeto nesse momento. Pensando nisso, preparamos este texto com o objetivo de auxiliar você nesse processo decorativo.

Ficou curioso e deseja conhecer as nossas dicas para otimizar os seus metros quadrados? Então, continue acompanhando o texto e aproveite!

Use cores claras nos ambientes

Sempre prefira utilizar cores claras e suaves na pintura, nos móveis e nos objetos presentes no seu restaurante. Tons de bege, branco, creme e as versões pastel são as mais recomendadas para os locais compactos.

Afinal, elas refletem melhor a luz que chega ao restaurante, fazendo com que ela se espalhe sobre as superfícies, gerando aquela sensação de amplitude. Ou seja, dão a impressão de que o espaço é bem maior.

Tenha atenção à iluminação

A luz é um importante truque de decoração para espaços pequenos. Afinal, quando o espaço fica bem iluminado, ele parece mais amplo para quem o observa. Por isso, é fundamental se preocupar com a iluminação natural e com os recursos investidos na iluminação artificial.

Aproveite ao máximo as aberturas que existem no local durante o dia. Há janelas? Então, cubra-as com cortinas de cores claras e leves para que a entrada do sol não seja bloqueada.

Quanto à iluminação artificial, essa deve ser eficaz e abundante. Prefira sempre as lâmpadas que emitem luz branca fria, pois são muito úteis para as atividades que exigem atenção, como manipular panelas, preparar alimentos etc.

Aproveite melhor todos os espaços

Quando se fala de um restaurante pequeno, qualquer brecha no espaço pode ser uma ótima opção para torná-lo mais agradável e, claro, para otimizar a rotina do garçom no momento de servir os pratos. Então, a dica aqui é fazer um hall de entrada com vista para o salão das mesas e que seja bem compacto.

Procure desobstruir os corredores para melhorar o fluxo de pessoas e aproveite os cantos e as quinas para integrá-los na decoração.

Construa uma personalidade para o local

Não deixe de construir uma personalidade para o seu restaurante. Para tanto, conheça o estilo dos consumidores. Mas por que fazer isso? Bom, ao analisar o perfil do seu público, você vai conhecer melhor o estilo dele. Assim, fica mais fácil adotar o estilo para seu restaurante.

A decoração transmite a personalidade do local, concorda? Sendo assim, adequá-la ao perfil do seu consumidor é essencial, pois todos gostam de ir ao lugar onde se identificam e onde se sentem à vontade. Então, combine o jeito do estabelecimento com o público para que as pessoas queiram estar no seu restaurante.

Você pode adotar uma decoração contemporânea, rústica, retro, minimalista, vintage ou muitas outras. Tudo vai depender de como você quer repassar o estilo do ambiente.

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre fazer uma decoração de acordo com o planejamento de datas comemorativas, como o Natal, Dia dos Pais, Páscoa etc. É fundamental que você aposte na decoração temática.

Esse tipo de ambientação ajuda a atrair mais o interesse dos consumidores. Aliás, a ideia principal ao criar uma decoração assim é lembrar os clientes de que chegou a hora de comprar para uma época especial, não é mesmo?

Então, para que você tenha uma decoração completa e que cumpra a sua função, é necessário estar atento ao interior e à fachada do restaurante. A fachada vai ser responsável por atrair a atenção do público. Então, utilize elementos como luzes, flores, adesivos e letreiros para chamar a atenção. O interior da loja precisa seguir a mesma proposta. Enfim, a decoração de restaurante deve servir como um verdadeiro convite!

Gostou do texto e quer aprender mais em nosso blog? Então não perca tempo e conheça os drinks e coquetéis mais consumidos em bares e restaurantes!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar