CRM de vendas: o que é, funcionalidades e como escolher

FinançasVendas 16 de outubro de 2020

Já trabalha com CRM de vendas? Ainda não? Então, você precisa entender do que se trata esse recurso, suas principais funcionalidades, como escolher e o que essa ferramenta pode fazer pelo seu negócio.

E se você pensa que o uso dessas plataformas é dispensável na sua organização, saiba que, segundo pesquisas, as aplicações de CRM podem potencializar as vendas em até 29% das empresas.

Além disso, com o uso de um CRM, é possível aumentar a produtividade de vendas em até 34%. Esses são alguns dos benefícios que essa ferramenta pode trazer para o seu negócio, há muitos outros. Confira!

O que é o CRM?

Antes de abordamos as funcionalidades e benefícios desse software, que tal saber o que é o CRM?

Essa sigla significa Customer Relationship Management, que nada mais é do que a Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Essa plataforma serve para facilitar o contato e relacionamento entre os profissionais da sua companhia e seus clientes.

Dessa forma,  esse sistema de gestão possibilita uma maior organização dos seus contatos,  acompanhamento de atividades, armazenamento de dados e muito mais.

Qual a diferença entre CRM e ERP?

Essa é uma dúvida bem comum na hora de contratar um CRM de vendas gratuito ou pago.

Para você entender, o ERP (Enterprise Resource Planning) é o software de gestão usado para garantir o controle financeiro, fiscal, contábil e de outros setores de uma organização. 

Esse sistema faz a integração de informações sobre pagamento de despesas, impostos e recebimento de receitas, levando em consideração os custos de tributo nas suas mais diferentes operações.

Já o CRM é um sistema usado para fazer o gerenciamento da sua base de consumidores, assegurando e protegendo as informações comerciais da empresa.

Suas funcionalidades permitem a identificação das melhores estratégias para aumentar as vendas, gerenciar metas e também para avaliar o desempenho dos vendedores.

O que é um CRM de vendas?

As siglas CRM e CRM de vendas são a mesma coisa, sendo que a única diferença é a nomenclatura dado ao software por diferentes pessoas, uma vez que a própria tradução da sigla é Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Como funciona um CRM de vendas

Uma coisa é certa: processos manuais não garantem um acompanhamento efetivo e personalizado de cada cliente.

O CRM surgiu como uma solução para a centralização de dados, personalização e relacionamento mais próximo com a sua base de contatos.

Além de entender qual o melhor CRM de vendas, saber como ele funciona te ajudará a escolher o modelo ideal para o perfil do seu negócio.

Com essa plataforma, você poderá cadastrar seus clientes, registrar informações sobre cada um dos seus contatos e organizar diferentes dados.

É possível ainda visualizar históricos de compras dos seus consumidores, canais preferidos de atendimento, e-mail enviados, fase da jornada de compras e muito mais.

CRM e funil de vendas

Uma das funcionalidades de um CRM de vendas é a possibilidade da combinação com o funil de vendas, já que esse software permite que você visualize com clareza cada estágio de compras.

Com esse recurso, é possível entender melhor o que pode ser feito para que os leads percorram o funil em direção à decisão de compra.

Isso porque, dentro da ferramenta, os dados dos seus leads são armazenados e atualizados em tempo real, facilitando o entendimento sobre quais deles são, de fato, clientes potenciais.

Dessa forma, as equipes de marketing e vendas podem implementar abordagens mais personalizadas de acordo com as características dos seus clientes e também do estágio de compra, fazendo os ajustes necessários com maior agilidade e eficácia.

Os softwares CRM mais utilizados no mercado permitem a automatização de diferentes tarefas, permitindo que os colaboradores priorizem as atividades mais importantes. Com essa junção do funil de vendas com o CRM, os gestores têm uma visão mais ampla sobre as vendas.

Qual a importância e benefícios do CRM de vendas

O mercado evoluiu e os consumidores também. Cada vez mais as pessoas priorizam atendimentos personalizados e relacionamentos mais reais entre empresas e consumidores.

Mas com tanta concorrência, tudo isso se torna ainda mais necessário. E é nessa etapa que as estratégias do CRM de vendas são tão importantes.

As funcionalidades desses softwares permitem um entendimento mais profundo sobre as dores e necessidades do seu público, o que assegura um relacionamento mais próximo e duradouro com os seus clientes.

Entre os principais benefícios está a melhoria no relacionamento com os clientes, uma vez que você consegue oferecer um atendimento muito mais personalizado.

Outra vantagem é promover uma comunicação mais clara entre a sua equipe comercial e de vendas, integrando informações relevantes.

A partir de um relacionamento mais customizado e uma integração maior entre as equipes, você conseguirá aumentar  ticket médio e, consequentemente, suas vendas.

Para quem quer entender o que é CRM e para que serve, saiba que ele oferece ainda mais poder gerencial ao líder de vendas, controle de tarefas e atividades, além de maior praticidade no armazenamento de informações.

CRM de vendas gratuito vs CRM de vendas pago: qual a melhor opção?

A melhor opção será sempre aquela que atende as necessidades do seu negócio. Na hora de escolher o software ideal, lembre-se que um CRM gratuito, por exemplo, tem funcionalidades limitadas e básicas.

Com isso, nem sempre a gratuidade é a opção mais adequada para o seu modelo de negócio. De nada tentar ter um software na sua organização se ele não contribui para a agilidade nos processos.

Contratar um CRM de vendas pago permitirá que você tenha um leque de funcionalidades e recursos que, certamente, contribuirão para o desempenho mais efetivo das suas equipes de vendas e de marketing.

Pense sempre no custo-benefício ao fazer a contratação de uma plataforma de gestão de vendas.

Como escolher o melhor CRM de vendas para o seu negócio

Com tantas opções de softwares de gestão no mercado, escolher o modelo certo para o seu negócio pode não ser das tarefas mais fáceis.

Pensando nisso, destacamos aqui os critérios que você precisa levar em consideração na hora de contratar um CRM de vendas. Confira!

Entenda as necessidades da sua empresa

Para contratar a melhor opção para o seu negócio, olhe primeiramente para dentro da sua empresa. Entenda quais são as necessidades do seu setor comercial, onde estão os gaps e o precisa ser melhorado ou implementado.

Analise o porte da sua empresa, como é o ciclo de vendas, quais as vantagens ele trará para os seus setores de marketing e vendas e analise o seu orçamento para contratar um software dentro do seu orçamento.

Integração

Agora que sabe o que é o CRM, possivelmente você já entendeu que a integração é imprescindível para que a sua operação rode com maior efetividade.

Um bom software de gestão de vendas oferece integrações internas e com outras ferramentas, como automação de marketing, email, redes sociais,  ligações, entre outras.

Personalização

Cada companhia possui seu perfil de negócio, público, estratégia de vendas e métricas. Dessa forma, ao escolher uma plataforma, você precisa contar com um sistema personalizável.

Um CRM de vendas precisa integrar todas as informações e criar filtros com os dados mais relevantes para o seu negócio, a fim de acompanhar e reuní-los em um só lugar, agilizando os processos.

Armazenamento de dados

O armazenamento de dados é um item básico de todo CRM de vendas, uma vez que esse recurso permite que você tenha uma visão geral sobre sua companhia e os gargalos nos processos de compra.

Esse recurso possibilita que sua equipe possa medir dados para a tomada decisões mais assertivas e conscientes e com altas chances de bons resultados.

Relatórios

Relatórios customizados é uma das grandes vantagens dos CRM’s. Por isso, ao contratar um software de gestão de vendas, verifique qual o nível de personalização de relatórios é oferecido pela empresa.

Isso porque, o acesso aos documentos te ajudará a identificar  falhas e oportunidades, a fim de ajustar os seus produtos, serviços, preços e entregas para que você possa desenvolver ações mais assertivas.

Acessibilidade

Os softwares CRM mais utilizados oferecem acessibilidade total à sua equipe. Eles basicamente são operados em nuvem ou por meio de dispositivos móveis que, nesse caso, darão maior flexibilidade e agilidade no trabalho.

Ao ter um CRM em um celular, por exemplo, você poderá acompanhar os processos de onde estiver e com poucos cliques, agilizando as tomadas de decisões e resolvendo rapidamente possíveis falhas.

Já a operação em nuvem facilita a atualização dos dados e também proporciona mais segurança na gestão das informações.

Quando os dados são armazenado na nuvem, sua operação não é comprometida com um problema nos computadores, por exemplo, pois é possível acessar o CRM de vendas de qualquer lugar.

Qual o melhor momento para implementar uma ferramenta de CRM de vendas

Quer saber qual o melhor CRM de vendas e a hora certa para implementá-lo na sua empresa? Saiba que é quando você decidir tornar sua empresa mais competitiva no mercado, aumentar seu ticket médio e aumentar as suas vendas.

Somado a isso, o momento certo é quando você precisa agilizar os processos da sua equipe de vendas, entender melhor o comportamento do seu clientes, visualizar os processos de compras e o desempenho da sua equipe.

Se sua empresa precisa melhorar alguns desses pontos, agora é a hora certa!

Como implantar um sistema de CRM de vendas

Depois de saber o que é um CRM de vendas chegou a hora de entender como implementar esse sistema na sua empresa.

Esse processo de implantação é dividido em três importantes etapas, que são elas: planejamento, execução e avaliação.

Na fase de planejamento, você precisará fazer uma análise da sua empresa, a fim de identificar as necessidades do seu negócio. Depois disso, estabeleça os objetivos que quer alcançar com a implantação do sistema.

É importante também que seja definida a equipe que será responsável pela gestão do software, a fim de estabelecer quem fará o gerenciamento e execução dos trabalhos.

Depois de escolher o CRM de vendas, faça o mapeamento dos processos internos, identificando problemas e gargalos, para, assim, definir uma nova estrutura de trabalho com o uso do software.

Crie também um fluxo de atividades com prazos, equipes, metodologia e inclua ainda os resultados esperados pela companhia nas mais diferentes ações.

Com tudo isso alinhado, comece a etapa de configuração da ferramenta, treinamento e o alinhamento com a equipe responsável.

Na fase de avaliação, estabeleça uma rotina de análises de KPI’s para que você possa entender o cenário da sua empresa e ajustar as estratégias sempre que necessário.

Afinal, sua empresa precisa de um CRM de vendas?

Ficou claro o que é CRM e para que serve? Ficou ainda na dúvida se a sua empresa realmente precisa de um software de gestão de vendas?

Toda organização que necessita de acompanhamento de vendas e alinhamento de informações precisa contar um um sistema de gerenciamento, mesmo aquela empresa de pequeno porte.

Isso porque, uma plataforma de gestão te dará todo o respaldo necessário para que você possa planejar a expansão do seu negócio, dando ainda maior poder competitivo, uma vez que os seus processos internos estão alinhados.

Qual o melhor CRM de vendas?

Para quem quer entender qual o melhor CRM de vendas, saiba que será sempre aquele que atende as necessidades operacionais e mercadológicas da sua companhia.

Escolha sempre por empresas que oferecem as funcionalidades essenciais, como as que já citamos aqui, além de segurança, qualidade e suporte sempre que precisar.

Conclusão

Antes de contratar uma ferramenta de CRM de vendas, fique atento sempre a todas as questões que apresentamos aqui neste artigo, porque você conseguirá escolher o melhor CRM para a sua companhia.

Na hora de buscar um software de gestão, a plataforma Sommus Gestor se destaca no mercado como uma das ferramentas mais completas.

Conheça o nosso sistema de gestão. Experimente por 15 dias de forma gratuita? Entre em contato conosco e descubra tudo que a Sommus pode fazer pelo seu negócio.

Precisa de ajuda para vender mais? Saiba como a Sommus Sistemas pode ajudar!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar