Conheça os drinks e coquetéis mais consumidos em bares e restaurantes!

Gestão 12 de novembro de 2019

Você já pensou na importância que os drinks e coquetéis podem ter para os lucros de um bar? Hoje, a experiência de um cliente impacta diretamente nos lucros de quem trabalha no ramo de serviços. Nesse sentido, a escolha de bebidas disponibilizadas para o consumidor sempre merece atenção.

Um bom conjunto de drinks e coquetéis pode tornar o restaurante mais atraente e capaz de fidelizar consumidores. Ele deve sempre ser pensado considerando o perfil dos clientes e a linguagem do estabelecimento. Além disso, combinar clássicos com opções modernas torna o cardápio mais flexível e dinâmico.

Quer saber quais opções não podem faltar no seu menu? Então veja a lista que preparamos a seguir!

Por que ter uma cartela de drinks diversificada?

A cartela de drinks e coquetéis é um item crucial para a lucratividade de um restaurante. Geralmente com um alto valor agregado, esse tipo de bebida consegue atrair muitos consumidores por ser uma ótima escolha para vários pratos (ou apenas para começar a noite).

Diante disso, o gestor deve ter um cuidado contínuo para combinar opções que atraiam e fidelizem o seu público-alvo. De clássicos a drinks exclusivos, a empresa precisa diversificar o seu cardápio sempre. Isso tornará o negócio mais competitivo, afinal, ele conseguirá atrair um número maior de pessoas e poderá gerar mais lucros para a empresa.

Quais são os principais drinks e coquetéis que um restaurante pode ter?

Para começar a investir em um cardápio de sucesso, a melhor estratégia é investir nos clássicos. Veja a seguir os melhores drinks e coquetéis para o seu negócio!

Mojito

Rum, limão, club soda, hortelã, açúcar e gelo. Montados em um copo long drink e decorado com limão e folhas de hortelã, esse é um dos coquetéis mais famosos de Cuba.

O seu sabor refrescante faz do mojito uma bebida ideal para os dias quentes. Portanto, deve ser servido sempre com bastante gelo.

Caipirinha

O drink mais tradicional do Brasil. A caipirinha é uma mistura de cachaça, açúcar e fatias de limão pressionadas diretamente no copo do cliente. Deve ser servida com muito gelo.

Muitos lugares servem variações da caipirinha com outras frutas para os consumidores que gostam da ideia do drink mas não gostam de limão. As frutas mais utilizadas são maracujá, morango e uva. Portanto, fique atento e invista nessa ideia!

Margarita

Diretamente do México, a margarita é um drink que é servido em uma taça própria. Ela leva tequila, licor de laranja e suco de limão. A taça é servida com uma fatia de limão e sal na sua borda.

A margarita traz o verão caribenho para a mesa do seu cliente independentemente da época do ano. Esse drink tem alta saída e é um clássico que não pode faltar no seu cardápio.

Moscow mule

O clássico moscow mule é um drink servido em uma caneca. Deve ser feito com ginger beer (cerveja de gengibre), limão e vodca. Assim como o mojito, pode ser decorado com folhas de hortelã, gelo e limão.

Apesar do nome, o drink não é originário da Rússia. A bebida foi inventada pela fabricante de vodcas Smirnoff, como uma forma de popularizar a bebida nos Estados Unidos. Hoje, 78 anos após a sua criação, é uma das bebidas mais famosas do planeta.

Cosmopolitan

Também chamado de cosmo, o cosmopolitan é uma bebida criada nos Estados Unidos. Esse coquetel leva vodca, triple sec, suco de oxicoco e suco de limão espremido sem açúcar (apesar de alguns lugares preferirem a versão doce). Sempre é servido em uma taça.

Old fashioned

O old fashioned é fácil de ser feito e retomou a sua popularidade nos últimos anos graças ao personagem Don Draper, de Mad Men. Ele leva uísque, bitter, açúcar e uma fatia decorativa de laranja.

O old fashioned deve ser servido com bastante gelo. A fatia de laranja pode ser colocada em uma espátula ou no canudo. Use sempre um bom whisky para dar um bom gosto ao drink.

Negroni

Outro coquetel tradicional e obrigatório em qualquer bar, o negroni surgiu na Itália. Ele é um dos coquetéis mais tradicionais do planeta e é conhecido pela sua cor vermelha.

O negroni é uma mistura de gim, vermute doce e Campari. Serve-se com uma rodela de casca de laranja, que pode ser passada pelas bordas internas do copo para agregar sabor à bebida e dar um toque especial para o cliente.

Por que investir na experiência do cliente?

Um dos pontos mais importantes para o sucesso de qualquer empresa que atua no setor de serviços: a experiência do cliente. No caso dos restaurantes, por sinal, esse deve ser um cuidado contínuo. Quando bem formulada, a experiência do consumidor ao frequentar o estabelecimento pode não só fidelizar, mas também garantir que receitas futuras sejam facilmente conquistadas.

Por isso a empresa deve sempre investir em estratégias que otimizem os seus serviços e garanta que o cliente ficará encantado em todos os momentos em que estiver no estabelecimento. A tecnologia, por exemplo, pode ser de grande apoio.

Soluções como a comanda eletrônica e os sistemas de gestão dão mais agilidade para os garçons vendedores e reduzem custos. Assim como os cardápios digitais, elas auxiliam restaurantes e bares a serem mais inovadores nas suas práticas diárias. Consequentemente, os times poderão focar em gerar resultados e garantir que as demandas do cliente sempre sejam atendidas da melhor maneira possível.

Investir na otimização de todos os serviços de um restaurante ou bar, portanto, deve ser uma preocupação contínua de qualquer profissional que trabalha no gerenciamento desse tipo de estabelecimento. Uma boa carta de drinks e coquetéis, nesse cenário, é fundamental. Ela garante que o cliente sempre terá boas opções para matar a sede e acompanhar qualquer alimento que ele escolha, seja em reuniões corporativas ou durante comemorações.

Por isso busque ter um cardápio de drinks e coquetéis diversificado e que consegue combinar clássicos com opções exclusivas. Isso tornará a empresa mais competitiva e capaz de garantir boa lucratividade.

Curtiu essa dica e quer receber mais novidades do blog? Então curta já a nossa página no Facebook!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar