Como ser reconhecido por diferentes públicos de forma simples e econômica

Marketing 03 de maio de 2019

Os principais meios de comunicação como jornais, revistas, rádio e até mesmo a televisão atingem um grande público na divulgação de seu negócio, mas em muitas das vezes exige um alto investimento. Para aqueles que estão abrindo um novo negócio, investir em marketing nem sempre é o foco devido as altas despesas iniciais. Com isso, os pequenos empreendedores perdem espaço no mercado e não conseguem mostrar seu excelente trabalho.

Como mudar esse quadro?

            A facilidade com que as pessoas hoje tem acesso a internet trouxe a informação rápida e instantânea e de forma viral, segundo dados do IBGE, o celular é um meio de acesso à internet para 97,0% dos usuários. Com isso, os profissionais de marketing preocupam em lançar sempre as novidades em tempo real, divulgar sempre aquela frase dita por uma figura pública, uma imagem ou vídeo que viralizou. Mas, para nós empresários, não é necessário ser um profissional digital, ter conhecimento avançado de tecnologia ou ter curso de gramática. As principais redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, entre outros, podem facilitar essa divulgação gratuita. O uso de aplicativos realizando postagens de fotos, textos e conteúdos geram visibilidade e reconhecimento dos serviços prestados ou de seus produtos. Eles facilitam a comunicação com seus clientes, esclarecem dúvidas e agilizam o atendimento.

Invista um tempo diário para cuidar da suas redes sociais, procure sempre buscar as melhores práticas de acordo com seu público-alvo e não centralize o marketing da sua empresa somente no ambiente de trabalho, utilize outros meios como seu celular para tirar fotos espontâneas do dia-a-dia do trabalho, junte-se aos seus colaboradores e produza pequenos vídeos para Stories, Status dão muita audiência, fomente sua página, e esteja sempre presente.

O marketing requer boas práticas e nossa equipe separou algumas, nas quais achamos fundamentais:

  • Sua empresa precisa ter uma página/perfil profissional nas redes sociais, evite utilizar perfil pessoal. As redes sociais são o principal ponto de visita para muitas pessoas, e por isso há necessidade de sua empresa ser encontrada com facilidade. Ter um bom perfil profissional demonstra aos usuários uma empresa séria e comprometida no que faz.
  • Use sempre imagem com boa qualidade: os detalhes sempre chamam bastante atenção, imagens sem foco deixam a impressão de que o produto é de baixa qualidade. Vale lembrar de sempre que usar imagem da internet deve-se atentar sobre os direitos autorais, tem muitos sites de bancos de imagens gratuitos e de ótima qualidade para serem usadas.
  • Não publique muitos produtos em uma só foto: as dúvidas sobre os produtos irão surgir, e quando se publica mais de 3 itens aumenta a chance de passar a informação errada.
  • Instigue seu cliente: utilizando um texto pequeno e simples, causa uma curiosidade e é onde a sua atenção no atendimento direto fará a diferença, e não se esqueça da imagem, ela será o foco das atenções. Uma dica é que imagem com menos de 20% de texto tem alta taxa de likes, o excesso de texto na imagem faz com que sua publicação seja apresentada para uma menor quantidade de pessoas.
  • Compartilhe momentos: sempre tem aquela pessoa que é referência do seu produto, então publique pessoas utilizando seu produto ou recebendo seus serviços. A realidade impressiona os clientes.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como utilizar o marketing na sua empresa, chegou a hora de produzir conteúdos atraentes e divulgar sua marca, seus produtos e sua empresa!  

Abraços,

Equipe Blog Sommus!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar