Como o Layout influencia no fluxo de vendas

Gestão 03 de junho de 2019

Você gosta de comprar em um local aconchegante e bem organizado?

Já imaginando sua resposta, venho dizer que seus clientes também gostam, então você deve se planejar para oferecer um espaço agradável e fazer a diferença.

Pense, quanto mais as pessoas circulam dentro do estabelecimento, mais elas estão sujeitas a comprar, isso torna ainda mais interessante planejar a distribuição de produtos no seu espaço de forma estratégica.

Mas como montar o layout ideal? Não existe uma regra exata, vale repensar alguns pontos estratégicos que podem te auxiliar nessa tarefa, vamos te contar algumas dicas.

Mantenha sempre limpo e organizado seu mobiliário, ele deve ser alocado de forma que favoreça seu ambiente e o fluxo de pessoas.

Investir em boa iluminação e ventilação deixa o ambiente mais agradável, aumentando assim o tempo médio em que as pessoas permanecerão dentro no local. 

Organize estrategicamente produtos de lançamento e produtos que estão em promoção, perto do caixa ou próximo à porta são locais interessantes, pois o contato visual é mais intenso.

A forma como se expõe os produtos na prateleira, na vitrine, no freezer ou até mesmo do lado do caixa deve ser ardiloso, muitas pessoas só decidem o que realmente vão comprar quando estão dentro do estabelecimento, e pode acontecer do cliente se lembrar que realmente estava precisando de tal item quando o viu, e decide comprar instantaneamente.

Acho que você vai concordar comigo em relação aos produtos voltados para crianças, estes produtos, brinquedos e guloseimas não podem de forma alguma ficar em locais altos e de difícil acesso para as crianças, reposicione estes produtos ao campo de visão da criança e de forma que a própria criança consiga pegar o item, você notará uma diferença positiva em relação as suas vendas.

Outra estratégia interessante é sempre alocar produtos de necessidades básicas no local mais longe da porta de entrada, assim você conduz o caminho estratégico, é neste deslocamento da porta até o destino que são oferecidas visualmente todas as oportunidades de compra, fazendo com que seu cliente passe por maiores pontos de exposição.

Por fim, coloque a seu favor o caminho que o cliente precisa percorrer até o caixa, este local é considerado um “ponto quente” que é onde o fluxo de pessoas é maior, sabemos que o tempo de espera na fila não deve ser longo, mas por mais rápido que seja é uma ótima oportunidade de induzir a compra por impulso.

Temos muitas outras dicas para o seu negócio. Siga-nos nas redes sociais para receber outras delas. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no Twitter! Confira!

Abraços, equipe Blog Sommus!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar