Como fidelizar clientes no seu bar ou restaurante? Aprenda agora mesmo!

Gestão 19 de novembro de 2019

Uma das questões que afetam o dia a dia de muitos gestores de bares e restaurantes é “o que é necessário fazer para fidelizar clientes?”. Manter consumidores fidelizados é algo chave para qualquer companhia de sucesso. Atualmente, aliás, a experiência do consumidor e o relacionamento que ele mantém com a marca são um dos pontos mais importantes para garantir sucesso a médio e longo prazo.

Para te ajudar a conhecer as melhores estratégias para fidelizar consumidores, preparamos este post. Veja como fidelizar clientes abaixo!

Tenha um atendimento alinhado com as demandas do seu público-alvo

A fidelização de clientes passa pela experiência que ele tem durante o contato com a marca. O negócio deve ter um amplo conhecimento sobre o público-alvo, assim como de suas demandas. Dessa maneira, será possível criar um fluxo e um roteiro de atendimento capaz de encantar seu consumidor de modo abrangente.

Tenha um cardápio diversificado

O cardápio de um restaurante também fideliza e incentiva o cliente a se manter conectado com a marca. Algumas empresas, inclusive, trocam parte dos itens do menu regularmente para garantir que sempre existam novidades capazes de atrair o público-alvo. Por isso, sempre mantenha um menu que combine clássicos da casa, opções modernas e regionalizadas.

Invista na tecnologia

Como apontamos, a experiência do cliente tem um papel de destaque entre os itens que fidelizam. Nesse sentido, o investimento em TI também deve ser feito para atingir esse objetivo. Soluções como softwares de gestão e comandas eletrônicas auxiliam a tornar o fluxo de trabalho mais ágil e capaz de atender a um número maior de pedidos em prazos menores (e com custos mais baixos).

Mantenha um menu de bebidas alcoólicas diversificado

As bebidas fornecidas pelo negócio também influenciam seu sucesso. Um restaurante deve sempre renovar a carta de vinhos e drinks, inserindo novidades ou itens que têm disponibilidade sazonal. Assim como a troca de produtos do menu, esse fator permite ao empreendimento manter-se competitivo e capaz de motivar o consumidor a voltar ao estabelecimento.

Faça campanhas para fidelizar clientes

Muito comum para manter o consumidor fidelizado é o investimento em estratégias que dão incentivos para que ele retorne ao estabelecimento. Um restaurante pode, por exemplo, fornecer um copo de suco grátis para os consumidores mais frequentes. Assim, eles sempre ficarão motivados a não conhecerem os serviços da concorrência.

Fidelizar clientes é um desafio para qualquer negócio de sucesso. Porém, esse é um modo simples, econômico e muito eficiente de garantir boa lucratividade para a empresa. Afinal, o consumidor que mantém um bom relacionamento com a empresa é mais engajado em promoções e no compartilhamento das ações do negócio.

Por isso sempre trabalhe para manter seu público-alvo fidelizado. Adotando as ferramentas corretas, a empresa conseguirá não só fidelizar clientes, mas também garantir que eles sempre façam compras de alto valor. Ao mesmo tempo, a companhia ficará reconhecida no mercado, atraindo novos consumidores facilmente.

Quer saber mais sobre o impacto do menu de drinks no faturamento de um bar ou restaurante? Então confira o nosso post sobre o tema!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar