Como fazer marketing digital: 6 dicas para ter sucesso

Marketing 13 de outubro de 2020

Se você quer tornar o seu negócio rentável, aprender como fazer marketing digital não é apenas importante, é imprescindível. 

Nas últimas décadas, a internet revolucionou o modo como consumimos e nos comunicação, principalmente, quando falamos sobre o relacionamento entre marcas e seus clientes. 

Hoje em dia, os consumidores têm muito mais interação e influencia diretamente no desenvolvimento de produtos e serviços, tornando-se coautores e, consequentemente, protagonistas nessa relação de consumo.

Por isso, se quer captar mais consumidores, aumentar as suas vendas, torna-se referência no mercado e fidelizar seus clientes, dominar as estratégias será um grande diferencial na conquista do sucesso do seu negócio. 

Se você precisa saber o que é e como funciona o marketing digital, este artigo é para você. Neste conteúdo, destacamos do que se trata essa metodologia d como colocá-la em prática nos seus mais diversos canais digitais. Vamos lá?

O que é e como funciona o marketing digital?

Marketing digital é uma junção de técnicas que uma empresa executa nos canais digitais para atrair novos negócios, desenvolver identidade de marketing, criar relacionamentos e, claro, fomentar as vendas. 

Para Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, essa metodologia nada mais é do que o processo social onde os indivíduos e grupos de pessoas satisfazem suas necessidades e desejos por meio da criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços.

Afinal, o marketing digital funciona para todas as empresas?

Para aprender como implantar o marketing digital, você precisa entender como funciona essa metodologia nas empresas de diferentes segmentos e tamanhos. 

Nesse cenário, o Marketing Digital acontece com base em uma série de estratégias, como Inbound Marketing, SEO (Search Engine Optimization), Marketing de Conteúdo, redes sociais, mídias pagas, entre outros. 

Se você tem dúvidas sobre o retorno que essa metodologia pode trazer para a sua companhia, saiba que o Marketing Digital oferece os mais diversos benefícios para as empresas. 

A principal delas, sem dúvida, é a presença  digital, permitindo que sua marca seja encontrada por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo.

Somado a isso, a internet possibilita que seu negócio atraia clientes e potencialize as oportunidades de vendas.

Empresas que marcam presença de maneira ativa no ambiente digital têm maiores chances de tornar-se uma autoridade no segmento e também para os clientes, que possuem mais confiança na empresa.

Ao tornar-se autoridade na internet, essa estratégia possibilita que você conquiste também a fidelização de clientes, fazendo com que eles transformem-se em propagadores da sua marca.  

Outra vantagem do Marketing Digital é que você também pode mensurar os resultados das suas ações.

Com isso, você entenderá melhor o comportamento dos seus clientes, como são impactados pelas suas estratégias e como se comportam em relação aos seus produtos e serviços, permitindo que direcione melhor as suas ações.

Como aprender a fazer marketing digital?

Quer entender como implantar marketing digital na sua empresa? A primeira coisa é começar a estudar sobre o que é e como funciona esse metodologia. 

Hoje em dia, é muito fácil aprender as técnicas, já que há muitos cursos gratuitos, ebooks, lives e vídeos na internet, que ensinam o beabá do Marketing Digital, as principais metodologias e como aplicá-las nos mais diferentes perfis de negócios. 

Aqui no nosso blog, trazemos muito conteúdo sobre Marketing Digital, como começar a usar essa técnica e as melhores dicas. 

Como fazer marketing digital: 6 passos para ter sucesso

Agora que você já sabe como aprender a fazer marketing digital, confira as melhores práticas para atrair mais clientes, conquistar boas vendas e fidelizar o seu público. Confira!

1 – Defina objetivos

Já ouviu aquela frase: se você não tem um caminho, qualquer um serve? Pois bem!

Antes de qualquer coisa, é preciso entender qual o objetivo das suas ações no Marketing Digital.  Sem uma meta clara e muito bem-definida, dificilmente sua marca terá sucesso nesse universo. 

Por isso, entenda primeiro o que você quer conquistar no digital. Quer atrair clientes? Aumentar suas vendas? Ter uma presença forte na internet? Fidelizar seus clientes? Tudo isso juntos?

Independentemente da sua intenção, definir os objetivos determinará o sucesso da sua marca nos canais digitais. 

2 – Conheça seu mercado e público-alvo

No marketing digital, como ganhar dinheiro e ter sucesso inclui também conhecer o seu mercado de atuação e o público que deseja impactar. 

Entenda quem são os seus concorrentes, como eles atuam nesse segmento, quais os produtos que vendem, como vendem, quais os preços aplicados, quais são os canais de vendas, fornecedores, e por aí vai.

Faça uma pesquisa sobre as previsões do mercado, se ele está em expansão, estagnado ou em declínio. 

Entender quem é o seu público-alvo, onde estão seus consumidores, como se comportam, o que e como compram, quais as redes sociais mais acessadas, quais são seus medos, necessidades e desafios. 

Com todas essas informações em mãos, você conseguirá desenhar melhor as suas estratégias e tornar as suas ações muito mais assertivas e direcionadas. 

3 – Defina as estratégias que utilizará nas suas ações

As melhores práticas de como fazer marketing digital devem incluir também a definição das estratégias que usará nas suas ações no universo online. 

Faça um plano de marketing com os métodos mais adequados para o seu público. Por exemplo: quais são as regiões que você pode ter mais vendas, quais os produtos que usará nas suas campanhas de divulgação.

Estabeleça o tipo de comunicação que fará com o seu público, terá uma equipe interna de marketing ou contratará uma agência?

Todas essas questões precisam fazer parte da etapa de definição de estratégias de marketing. 

4 – Escolha os canais  e redes sociais que atuará

Muitas pessoas se perguntam como fazer marketing digital no Facebook, Instagram e Linkedin. Antes de aprender a usar esses redes sociais, é preciso entender se o seu público está presente nesses locais. 

Na hora de definir os canais de marketing e redes sociais que pretende atuar, entenda qual deles faz sentido para o seu negócio e também para o seu público. 

No caso de produtos, você tem um leque de opções, além das redes sociais. Você pode trabalhar no marketplace, Whatsapp, email marketing, mídias pagas e por aí vai. 

5 – Monte um planejamento

Feito isso, é preciso fazer um planejamento de marketing digital com todas as estratégias e ações definidas. 

Monte um cronograma com os canais de atuação, campanhas, investimento, distribuição de conteúdo e frequência, seguindo os critérios do seu público-alvo. No seu planejamento, coloque tudo que é importante para a sua estratégia rodar.

6 – Faça o monitoramento constante

No marketing digital, exemplos de sucesso são muitos e todos eles têm algo em comum: monitoramento e mensuração. 

Independentemente das estratégia que seu negócio aplicará, você precisa monitorar cada canal para que possa entender se as suas ações estão no caminho certo.  

Caso alguma coisa não esteja indo bem, é preciso repensar as estratégias, atualizar e recomeçar tudo de novo, se for preciso.

Estratégia de marketing digital para rede social

Quando o assunto é como fazer marketing digital, as redes sociais têm grande influência nas estratégias e nos resultados. 

Por isso, entender como planejar as ações de acordo com as características de cada canal é fundamental. Confira as nossas dicas!

Como fazer marketing digital no Facebook

Assim como em vários canais, no Facebook é preciso definir o seu público-alvo.  Quem compra os seus produtos e serviços? Qual a faixa etária, idade, sexo, onde estão?

Entendendo isso, você conseguirá definir como se comunicar com os seus prospects. Lembre-se que, além de vender, nas redes sociais as pessoas gostam de se comunicar e estabelecer um relacionamento. 

Por isso, esteja sempre presente no dia a dia dos seus seguidores, compartilhando conteúdo, respondendo comentários e não apenas divulgando os seus produtos ou serviços. 

Se pretende alcançar um público ainda maior, invista uma parte do seu orçamento para o Facebook Ads para divulgar seus produtos, eventos, conteúdos, entre outros. 

Como fazer marketing digital no Instagram

Se você quer descobrir como fazer marketing digital no Instagram, saiba que não é muito diferente do Facebook. Aqui você também precisa entender o seu público e interagir com ele. 

A diferença que o Instagram é uma rede que explora o uso de imagens e vídeos. Dessa forma, você precisará apostar e muito nesse formato para criar um relacionamento e uma identificação maior com o seu público. 

Dependendo do perfil do seu negócio, faça sorteios, enquetes, perguntas aos seus seguidores, ou seja, crie uma interação, siga perfis, promova a sua página.

Não deixe de utilizar ainda recursos, como o feed de notícias, stories, LGTV, o Reels, destaques e por aí vai. 

Marketing digital: 2 exemplos de sucesso

No marketing digital, exemplos de sucesso não faltam de grandes a pequenas empresas. Um deles é da famosa marca de cervejas Heineken.

Há dois anos, a companhia  promoveu uma campanha no Facebook que, em curto prazo, alcançou 130 mil compartilhamentos e cerca de 325 mil interações, além dos milhões de visualizações. 

A campanha tinha como objetivo de reunir pessoas com opiniões bem diferentes. Com essa proposta, os indivíduos executavam tarefas juntas, respondendo algumas perguntas e, depois, eram  confrontados com suas próprias ideias. 

Em seguidas, elas eram convidados a tomar uma cerveja junto e discutir as diferença de uma forma mais leve e descontraída. Esse vídeo tornou-se viral e construiu uma imagem muito positiva para a Heineken.

E o melhor é que a marca usou um assunto importante, tendo como pano de fundo seu produto. Com isso, ela ainda divulgou sua hashtag #OpenYourWorld, que atingiu números impressionantes e positivos.

O Mastercard sabe como fazer marketing digital de forma brilhante. A operadora de cartões de crédito, patrocinadora da Liga de Baseball americana, promoveu uma campanha com o time do Chicago Cubs.

Essa ação se apoiou na famosa frase “não tem preço”, que também foi influenciada por um posicionamento de um jogador do time rival, que dizia que os fãs do Cubs não tinham paixão pelo time. 

Para mudar essa ideia, a empresa promoveu a campanha intitulada “Sound of Priceless”, onde instalou medidores de som em torno do estádio para medir o barulho dos fãs do Cubs e mostrar como eles são apaixonados pelo time.

Com essa campanha, a Mastercard conseguiu causar um impacto enorme, unindo os fãs do Cubs. Além disso, os Cubs, a World Series e a Mastercard fizeram um vídeo mostrando que o marketing digital viral é um aliado em qualquer ação. 

3 ferramentas para ajudar a colocar sua estratégia de marketing digital em prática

Com esses exemplos deu para entender um pouco sobre o que é e como funciona o marketing digital, não é mesmo? 

Para colocar tudo isso em prática, é preciso ter ferramentas que te ajudam a criar uma estratégia consolidada e de sucesso. Confira as melhores plataformas para o desenvolvimento das ações de marketing!

1 – Google Analytics 

Essa é uma das principais ferramentas em uma estratégia de marketing digital. O Google Analytics é a maior ferramenta de análise do mercado com uma série de funcionalidades, que nortearão as suas ações.

E o melhor é que essa plataforma faz a integração com blogs, sites, redes sociais e outras ferramentas de automação, permitindo a entrega de um monitoramento minucioso das várias métricas. 

Com o Analytics, você pode criar indicadores e fazer todo o acompanhamento com um dashboard personalizado.

2 – RD Station 

Todo mundo que deseja entender como fazer marketing digital, precisa conhecer o RD Station. Essa plataforma é referência no segmento de automação, oferecendo serviços de CRM e marketing completo. 

A proposta do RD é proporcionar soluções para gerar campanhas para a atração de tráfego, captar leads e realizar conversões, auxiliando também no relacionamento com seus leads e na geração de vendas. 

3 – Facebook Ads

O Facebook Ads é um ferramenta de marketing e publicidade que permite a criação de campanhas e exibição de anúncios dentro da própria rede social. Esse mecanismo possibilita uma maior visibilidade do seu conteúdo no feed de notícias do seu público.  

O Face Ads possibilita uma variedade de formatos de anúncios, opções de segmentação, otimiza conversões e muito mais. 

4 – Google Ads 

Para você que quer descobrir como aprender a fazer marketing digital, saiba que o Google Ads deve fazer parte das suas estratégias. 

Com essa ferramenta, você pode impulsionar e criar anúncios em dois canais: display e pesquisa. Com isso, é possível dar mais visibilidade à diversos conteúdos, banners e anúncios na web.

O Google Ads ajuda o usuário a gerenciar seu investimento por campanha, criando ações específicas e que geram retorno em termos de conversões. 

Conclusão

Deu para entender como fazer email marketing? Além de se preocupar com a divulgação dos seus produtos e serviços, lembre que a gestão interna dos seus processos também é fundamental.

Na hora de contratar um software de gestão, a Sommus/para-empresasGestor é a sua melhor opção. Nossa plataforma oferece o melhor sistema de gerenciamento empresarial. 

Que tal experimentar o nosso sistema por 15 dias de forma gratuita? Entre em contato conosco. 

Precisa de ajuda para vender mais? Saiba como a Sommus Sistemas pode ajudar!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar