Como fazer e-mail marketing: 6 dicas para ter sucesso + exemplos criativos para você se inspirar

Marketing 01 de outubro de 2020

Aprender como fazer email marketing trará, sem dúvida, resultados surpreendentes para o seu negócio, aumentando seu ticket médio e, claro, potencializando suas vendas.

Não é à toa que essa estratégia é adotada por milhares de empresas ao redor do mundo, sendo, inclusive, um dos canais de vendas mais efetivos, principalmente, entre companhias que contam com o reforço das tecnologias digitais.

Para quem pensa que esse recurso está ultrapassado, está enganado. Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian com empresas brasileiras revela que 90% delas investem em ações de e-mail marketing.

Ainda segundo o órgão, o email marketing grátis ou até em plataforma pagas é o canal que representa a melhor taxa de conversão em vendas para companhias que atuam no comércio eletrônico do Brasil, ficando em torno de 2,53%.

Esse canal fica na frente das redes sociais e buscas orgânicas. Esses resultados são justificados pelo grande alcance, personalização, eficácia e baixo custo de implementação.

Quer aumentar as suas vendas, criar um relacionamento com seus clientes, divulgar produtos, serviços, eventos e promoções? Então, você precisa adotar essa estratégia no seu negócio.

Nesse artigo, você encontrará as melhores dicas para ter sucesso e exemplos criativos para se inspirar. Vamos lá?

O que é e como funciona email marketing?

o que é email marketing

Antes de mais nada, você precisa saber o que é e como funciona e-mail marketing. Essa técnica é nada mais do que uma comunicação via email realizada entre uma empresa e seus clientes ou contatos.

O envio de campanhas pode ser feito de diferentes formas. É possível utilizar textos ou HTML com mensagem sobre produtos, conteúdos educacionais, promoções, divulgação de eventos, entre outros.

Normalmente, eles são enviados por meio de uma ferramenta de disparo de emails.

Por que fazer email marketing?

Adotar essa técnica possui inúmeras vantagens, mas a principalmente delas está relacionada ao alcance de usuário.

Para ter uma ideia do potencial deste recurso, a previsão é que até 2021 esses canais sejam acessados por mais de 310 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Você ainda se pergunta: por que fazer e-mail marketing? Claro que esses números já são motivos suficientes, não é mesmo? Mas saiba que existem muitos outros benefícios de usar esse recurso.

O baixo custo de implementação em comparação com outros canais de publicidade, como sites, anúncios patrocinados e redes sociais torna essa estratégia ainda mais vantajosa, principalmente, para o caixa da sua companhia.

Com o email marketing, você pode estabelecer uma relação mais próxima com seus clientes, divulgando seus produtos e serviços, além de gerar uma sensação maior de exclusividade e importância para com o seu público.

Quais são os tipos de email marketing

Além de aprender como fazer email marketing gratuito ou pago, saiba que existem vários modelos para diferentes tipos de ações e objetivos. Confira os principais e como usá-los em cada uma das suas estratégias.

Newsletter

O email de newsletters é utilizado para comunicar e nutrir um relacionamento com seus contatos, leads e clientes de uma forma muito mais próxima e leve.

Esse tipo de email, geralmente, possui um maior interesse dos seus contatos, uma vez que aborda diferentes assuntos de interesse do seu público.

Emails promocionais

Os emails promocionais costumam ser usados, principalmente, por empresas que desejam vender serviços e por comércios eletrônicos para divulgar produtos, ofertas e descontos.

Saber como fazer email marketing promocional é fundamental, para o sucesso das suas ações.  Lembre-se que os emails promocionais têm o objetivo de gerar a conversão desejada, que é a compra. Por isso, a mensagem precisa ser objetiva e impactante.

Email sazonal

Em datas especiais, os emails sazonais podem garantir um ótimo retorno. Além das datas comemorativas tradicionais, é possível enviar um email em um dia especial para seu contato, como o mês de aniversário, por exemplo.

Como conquistar sua primeira lista de email?

Na hora de aprender como fazer email marketing e ter sucesso, a primeira regra é NÃO comprar lista de contatos.

Para começar a estruturar a sua primeira lista de emails, o ideal é que você tenha um site ou páginas para a conversão.

A ideia e que esses locais possam incentivar o visitante a executar uma ação, como preencher um newsletter ou cadastrar o email em uma Landing Page para participar de um sorteio, por exemplo.

Todas essas ações ajudam você a descobrir como criar um e-mail criativo e que gere resultado.

Como fazer email marketing: 6 dicas para ter sucesso

Utilizar esse recurso no seu negócio precisa de muita atenção por parte da sua empresa.  Não pense que para ter sucesso no envio de email marketing, basta apenas usar um conteúdo ou uma oferta qualquer, nada disso!

Se deseja tornar esse recurso um poderoso canal de vendas, fique de olho nas dicas que selecionamos para você.

1 – Defina uma estratégia

Para qualquer ação que deseja colocar em prática, você precisa definir uma estratégia e o objetivo dessa ação.

É preciso entender qual a intenção de enviar esse email marketing. Quer aumentar as suas vendas? Criar um relacionamento com seu leads? Divulgar um determinado evento ou produto?

Isso é necessário para que você possa tornar essa ação ainda mais efetiva e assertiva, tornando o email marketing um verdadeiro sucesso.

2 – Crie template

Esse também é uma etapa importante. Ao iniciar os disparos de email, crie um template padronizado, que dará um direcionamento para o designer que desenvolverá as peças publicitárias.

Recomendamos que o template siga o mesmo conceito visual da sua marca, gerando uma identificação da empresa com o seu público. Coloque o logo, as cores e as fontes usadas nas suas campanhas.

3 – Segmente a sua base de contatos

Para tornar seu email marketing um sucesso, uma das práticas mais recomendadas é segmentar a sua base de contatos.

Dessa forma, você fará uma comunicação mais assertiva de acordo com cada perfil da sua base, tornando suas campanhas ainda mais assertivas.

4 – Utilize uma copy matadora no assunto do email

Agora que você entende o que é e como funciona e-mail marketing, lembre-se que ele precisa ser altamente atrativo ao seu público.

Ao enviar uma campanha, pense em um assunto que vai fazer com que o seu contato tenha interesse em abrir o seu e-mail.  Use gatilhos mentais, que são linguagens que induzem a ação que você deseja dos seus clientes.

Opte sempre por títulos mais curtos, não use palavras, como “promoção”, “grátis, “ofertas” para o seu email não cair no spam.

5 – Envie e-mails com frequência certa

Independemente se o seu objetivo é aumentar as suas vendas ou criar um relacionamento com sua base de contatos, sua empresa precisa manter a frequência certa de envio de emails.

Se você quer saber como fazer email marketing  de sucesso, envie suas campanhas na quantidade adequada. Não permita que os seus contatos fiquem de saco cheio com os seus e-mails, o que pode aumentar as taxas de descadastro.

Mas também não fique período longos sem enviar uma campanha, para que sua marca não caia no esquecimento.

6 – Use nomes reais no remetente

Outra técnica muito importante é enviar email com nomes reais no remetente ao invés de mandar uma assinatura corporativa.

Lembre-se que as pessoas gostam de se sentir exclusivas e especiais nas mais diferentes relações, inclusive em relações de compra.

Por isso, nada melhor do que disparar um email como se fosse uma pessoa real que atua em algum departamento da sua empresa. Essa estratégia proporcionará uma sensação de aproximação da marca com seu lead.

Email marketing: 2 exemplos criativos para você se inspirar

Para criar o melhor email marketing, exemplos de sucesso são sempre bem-vindo para nos inspirar, não é mesmo?

Selecionamos aqui duas campanhas realizadas por grandes empresas, que deram ótimos resultados.

Uber

A Uber é um bom exemplo de empresa que investe em campanhas de email marketing e conquistam muito sucesso. Os assinantes da plataforma recebem campanhas frequentemente com promoções e descontos.

Os e-mails enviados pela Uber são sempre sucintos, simples e possuem um um call-to-action muito objetivo, que é o ideal para assinantes que estão verificando a caixa de emails. Confira esse exemplo:

Dropbox

A gigante Dropbox também não deixa nada a desejar quando o assunto é email marketing. Eles sabem muito bem como criar um e-mail criativo para despertar a atenção do seu público.

Recentemente, o Dropbox divulgou uma campanha “volte para nós!” em um e-mail marketing todo engraçado e divertido.

Com mensagens rápidas, a ideia era enfatizar apenas que a marca existe e que pode ser útil em algum momento. Ao enviar esses modelos e-mail, você incentiva os destinatários a usarem seu serviço com um cupom de desconto, por exemplo. Confira:

4 erros que você não pode cometer ao fazer email marketing

Depois de entender o porquê fazer e-mail marketing, confira 4 erros que você jamais pode cometer ao promover uma campanha para a sua marca. Dá uma olhada!

1 – Nunca faça SPAM

Nada mais chato do que ficar recebendo aquele monte de campanhas de empresas que você nem sabia que existia, não é mesmo?

Se você não quer que a sua campanha caia também na caixa de spam, nunca envie email marketing para contatos que não deram permissão para o envio.

Evite usar palavras no assunto do email como grátis, ofertas e promoções, pois os provedores de email identificam essas campanhas como spam.

Lembre-se que o spam pode atrapalhar o relacionamento com os seus clientes, inserindo também o servidor do seu email em uma lista negra.

2 – Não definir um objetivo

Esse é um dos principais erros. Antes de enviar um email para a sua base, defina qual o objetivo que deseja com aquela ação.

Ao fazer isso, você saberá qual a comunicação que será mais assertiva, quais as ofertas e conteúdos enviar e para quais contatos.

3 – Não analisar os resultados

Além de definir um objetivo, lembre-se sempre que a análise é fundamental nas estratégias de email marketing.

Ao analisar as suas campanhas, você entenderá o comportamento dos seus contatos, saberá o que precisa ser melhorado e quais os resultados sua empresa obteve em determinadas ações. Essas análises te ajudarão a trilhar o caminho certo!

4  – Não otimizar o email para mobile

Hoje em dia, os maiores acessos na internet ocorrem por meio dos dispositivos móveis. Por isso, na hora de desenvolver uma campanha de email marketing, otimize o layout sempre para o mobile.

A falta de uma otimização correta para esses aparelhos pode resultar em um email que não carrega ou não abre, fazendo com que o usuário delete a sua campanha sem mesmo conseguir ler a mensagem, prejudicando as suas estratégias.

Lembre-se também de sempre fazer testes para conferir a velocidade de abertura e a posição dos elementos.

Ferramenta de email marketing: como escolher a melhor

Para escolher a melhor ferramenta de email marketing, a primeira coisa é ficar atento à reputação do software no mercado.

Pesquise quais são as empresas que utilizam esse serviço e procure cases de sucesso. Se possível, converse com pessoas que usa a ferramenta para atestar a qualidade.

Uma dos recursos mais importantes em ações de email marketing é a possibilidade de segmentação.  Quanto mais segmentada for a sua campanha, maior será o interesse do contato pela sua marca, trazendo maiores resultados.

Por isso, ao contratar uma plataforma, verifique se ele possui listas estáticas para que você possa adicionar leads manualmente antes de cada envio.

A ferramenta precisa ter também listas dinâmicas, que possibilita o filtro com base em diferentes informações, como cargo, estágio de compra, interesses e muito mais.

Um bom software de email precisa ter funções de automação de marketing para nutrir de forma regular seus leads e fazer com que eles percorram o funil de vendas de uma forma natural.

Antes de contratar uma ferramenta, verifique se ela possui funcionalidades de automação simples e avançadas.

Conclusão

Além de entender como fazer email marketing, lembre-se que as rotinas operacionais da sua empresa precisam rodar de maneira efetiva.

Para tornar seus processos mais eficientes, conte também com um bom software de gestão para agilizar os serviços internos.

Na hora de contratar um software de gerenciamento conheça a Sommus Gestor, que garante o melhor sistema de gerenciamento empresarial. Experimente grátis por 15 dias e conheça tudo que a nossa ferramenta de gestão pode te oferecer.

Precisa de ajuda para vender mais? Saiba como a Sommus Sistemas pode ajudar!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar