Como Evitar Prejuízos Fiscais?

FinançasGestãoImpostos 14 de julho de 2023

Sabemos que a parte fiscal pode parecer assustadora quando se trata da gestão de um negócio. A complexidade da legislação brasileira e das leis tributárias tornam esse desafio ainda mais difícil! E você, que é empreendedor, precisa se dividir em tantas frentes para cuidar de uma empresa que a possibilidade de erros pode vir a ser uma realidade constante!

É por isto que nesse artigo, traremos dicas valiosas para que você possa prevenir possíveis erros e maximizar resultados. 

Conheça bem os regimes tributários disponíveis! 

No Brasil existem diferentes tipos de regimes tributários, como o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Conhecer cada um deles é um passo essencial para definir qual a melhor escolha para o seu tipo de negócio, e também para o momento atual do seu negócio.

Assim, você pode analisar qual regime trará mais benefícios e a menor carga tributária para sua empresa. 

Aproveite os incentivos fiscais!

Os incentivos fiscais são políticas públicas oferecidas a segmentos e regiões específicas, que tem como objetivo promover a redução de impostos em favor da estimulação do crescimento e desenvolvimento do país. A partir desses incentivos fiscais, você pode diminuir drasticamente a carga tributária e proporcionar uma economia significativa para as finanças da sua empresa.

Então, consulte um especialista tributário para saber se seu negócio está apto a usufruir desse tipo de benefício.

Contrate uma contabilidade!

É fundamental poder contar com um contador experiente para evitar prejuízos fiscais. Pois um profissional contábil compreenderá as complexidades das leis tributárias, e poderá garantir que sua empresa esteja em conformidade e aproveite todas as oportunidades legais de economia fiscal.

Além disso, um contador ajudará na elaboração de relatórios financeiros precisos e na apresentação de declarações fiscais corretas, evitando possíveis dores de cabeça.

Organize seus produtos! 

As leis tributárias estão em constante evolução, por isso é fundamental manter-se atualizado. Um dos maiores fatores causadores de erros é a tributação incorreta de produtos! Acompanhe as mudanças nas regulamentações fiscais relevantes para o seu negócio e busque informações em fontes confiáveis, como órgãos governamentais e profissionais contábeis. 

Dessa forma, você evitará problemas decorrentes de desinformação.

Conte com a Sommus!

É um verdadeiro desafio estar sempre atualizado em relação às mudanças fiscais, principalmente quando seu negócio tem outras necessidades e vertentes que precisam ser supervisionadas.

E é por isso que podemos te ajudar a deixar seu negócio em dia com as obrigações fiscais! Entre em contato conosco e conheça nossa solução! 

A Sommus tem mais de 21 anos de experiência ajudando empresas a destravaram a gestão!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar