Como aumentar a produtividade dos funcionários do seu restaurante?

Gestão 18 de dezembro de 2019

A função dos funcionários de um restaurante é preparar alimentos de forma bem dinâmica e rápida, certo? Por esse motivo, o ambiente precisa proporcionar qualidade, higiene, funcionalidade e produtividade. Esse, aliás, é um diferencial muito relevante para restaurantes que buscam fidelizar cada vez mais clientes e conquistar o sucesso no mercado. Afinal, estamos em um ambiente extremamente competitivo.

Mas você deve estar se perguntando: o que é produtividade? Bom, podemos resumir dizendo que trata-se da relação daquilo que é produzido e os meios empregados. Está ligada ao tempo e à eficiência. Por exemplo, os funcionários e garçons produtivos são aqueles capazes de entregar todos os pratos solicitados pelos consumidores no menor tempo possível e, claro, com o melhor aproveitamento de recursos disponíveis.

A produtividade garante uma maior rentabilidade para o restaurante e ainda satisfaz os desejos e atende às expectativas dos clientes. Então, conheça as melhores práticas para aumentar a produtividade dos seus profissionais! Boa leitura!

Estabeleça metas e mensure resultados

O passo inicial para alcançar o sucesso é ter metas claras e tangíveis. É fundamental se perguntar sobre o que você pretende conquistar e onde deseja chegar, de modo bem realista e consciente das dificuldades que podem surgir no caminho.

É imprescindível, ainda, estabelecer os prazos para o cumprimento de metas. Então, procure criar um plano de ações e não deixe de mensurar a evolução dos resultados, a fim de saber se eles realmente estão de acordo com o planejado. Verifique se a produção está evoluindo, tanto em relação aos custos quanto ao volume de vendas.

Valorize os colaboradores

Mesmo com um time de funcionários pequeno, é preciso fazer o possível para manter todos empolgados e motivados a trabalhar. Para tanto, tente alinhar metas razoáveis para os profissionais, procure manter a harmonia em qualquer situação e, o mais importante: recompense a sua equipe por fazer seu trabalho de forma correta.

Muitas vezes, um elogio pontual já é capaz de elevar a moral, fazendo com que o profissional se sinta bem por exercer a sua função. Outra ideia interessante é organizar uma pequena festa de aniversário para cada funcionário. Embora seja um ato bem simples, é algo que gera muita gratidão.

Invista em tecnologia

A tecnologia pode ajudar muito na melhora da produtividade. Confira, a seguir, algumas alternativas que você pode usar no seu restaurante!

Comanda eletrônica

É bem fácil perder ou danificar as comandas de papel, não é mesmo? A comanda eletrônica resolve esse problema por ser mais confiável e resistente, o que evita muita confusão e erros que podem prejudicar tanto o fluxo de pedidos quanto a experiência do consumidor.

Autoatendimento

Soluções de autoatendimento são ideais para aumentar a produtividade. Com um bom sistema, você vai diminuir o tempo de atendimento, sem contar que o pedido vai chegar bem rapidamente e sem erros. Um sistema muito comum é o cardápio digital.

O objetivo do cardápio digital é simplificar o processo do pedido para o restaurante e para o cliente. Ele pode pedir direto da sua mesa, sem precisar enfrentar filas ou aguardar o garçom. Ou seja, agiliza o processo sem tomar o tempo dos funcionários.

O garçom só vai precisar se ocupar quando o pedido estiver saindo. Logo, o time de garçons pode circular calmamente pelo restaurante, atendendo apenas aos pedidos que forem realmente feitos.

Sistema de gestão

Um sistema de gestão faz grande parte do trabalho pesado. Você vai fazer o registro de receitas, de clientes, de funcionários, de fornecedores e de fluxo de caixa. Com essas informações, é possível gerar relatórios precisos para fazer todo o planejamento com segurança. Melhor do que isso: você vai ter todos os dados indispensáveis do seu negócio no mesmo local.

Um sistema de gestão aumenta significativamente a produtividade geral. Afinal, gasta-se bem menos tempo na parte burocrática e administrativa, pois todas as informações poderão ser acessadas com facilidade através do sistema. Dessa forma, é possível ter gestão em tempo real, com as informações da empresa bem organizadas e seguras para facilitar cada vez mais a rotina do restaurante.

Aprimore a comunicação interna

Na área de alimentação, os comércios dependem da comunicação para o seu excelente funcionamento. É importante destacar que esse relacionamento não é construído somente com os clientes, mas, especialmente, entre os próprios funcionários.

Garantir que os pedidos sejam entregues com qualidade e extrema rapidez é uma das principais vantagens da comunicação interna. Mas, como bônus, ela é capaz de ajudar os profissionais a compartilhar conhecimento, a conhecer as habilidades e o ritmo uns dos outros e se inteirar das suas responsabilidades. Tudo isso evita os conflitos, o retrabalho e as demandas que não são entregues no prazo.

Treine os funcionários

Por fim, é importante mencionar que o investimento em treinamento e em capacitação reduz a rotatividade de funcionários no restaurante, um problema enfrentado por muitos negócios nessa área. A atenção constante na capacitação e no treinamento resulta em um time mais comprometido e produtivo.

Os treinamentos precisam ser educativos, lúdicos e motivadores, abordando vários temas da rotina profissional, motivando os funcionários em diferentes assuntos, como manipulação dos alimentos, atendimento ao cliente, controle de custo, combate ao desperdício etc.

Sem dúvidas, um time bem treinado vale ouro. Treinamentos melhoram habilidades existentes e geram novas capacidades. Pesquise sobre técnicas didáticas e coloque todas em prática com os seus colaboradores de forma constante ou sempre que for necessário.

Entre as principais vantagens do treinamento, podemos citar a valorização dos colaboradores, o melhor uso de equipamentos, a maior integração da equipe e a adaptação às exigências e tendências de mercado.

Enfim, saiba que a fidelização do cliente é possível apenas quando ele se sente feliz e satisfeito ao fazer uma refeição em seu restaurante. Ao melhorar a produtividade dos funcionários, consequentemente, aumenta-se também a satisfação dos consumidores. O segredo é sempre garantir um serviço rápido e a entrega dos pratos de acordo com os pedidos realizados pelos clientes.

E então, o que achou da nossa dica? Gostou e deseja continuar aprendendo em nosso blog? Aproveite a visita e descubra as 5 estratégias de marketing de sucesso para bar ou restaurante agora mesmo!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar