Comissionamento: qual o ideal para seu negócio?

Gestão 13 de novembro de 2019

Se vender muito neste Natal é objetivo principal neste fim de ano, então é preciso pensar em estratégias para impulsionar o crescimento nas vendas, não é mesmo?

Existem vários métodos eficientes e o comissionamento se destaca entre eles, visto que quando bem elaborado tem o grande poder de motivar os vendedores e vender muito!

 Mas, qual tipo de comissionamento é ideal para o seu negócio?

Existem vários modelos no mercado, vamos falar sobre os mais utilizados aqui, continue a leitura e descubra qual se encaixa melhor na sua empresa.

  • Comissão por vendas

Neste modelo de comissionamento, o pagamento da porcentagem é referente a cada venda finalizada pelo colaborador, geralmente esta porcentagem é fixa e o valor é repassado juntamente com um salário mensal (salário + comissão).  

  • Comissão sobre o faturamento

Aqui, o valor do comissionamento é designado através do faturamento total da empresa, referente ao mês anterior. Sendo assim, uma meta mensal é estipulada e caso alcançada, todos os colaboradores ganham a mesma porcentagem/valor.  

  • Comissionamento por margem de lucro

Este modelo é um pouco mais complexo, e é definido através de uma porcentagem dentro da margem de lucro de cada produto ou serviço vendido. Podendo então ser bastante variável.

  • Comissionamento por recebimento

Este modelo exige bastante controle do fluxo de caixa, uma vez que o comissionamento é realizado somente quando o cliente realiza o pagamento do produto ou serviço vendido.

Escolher o modelo ideal para sua empresa vai depender do seu objetivo final, já que todo modelo tem suas particularidades.

Se você pretende vender mais quantidade, por exemplo, o comissionamento por vendas é o mais ideal, pois quanto mais o seu colaborador vender, mais ele ganhará.

Para que o controle de comissionamento seja eficiente o ideal é utilizar um software de gestão, assim você registra todas as vendas, cadastra seus vendedores e facilita os cálculos de comissionamentos.

Muito simples, não é mesmo?

Outras estratégias como medidas de segurança não devem ficar de fora do seu planejamento para este Natal e é sobre isto que iremos falar no próximo post, até lá.

Abraço,

Equipe Blog Sommus.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar