Aprenda de uma vez por todas como o fluxo de caixa pode ajudar a sua empresa

Gestão 12 de novembro de 2019

Eu sei que você já ouviu falar de fluxo de caixa um milhão de vezes. Mas você ainda não ouviu a gente.

Para começar, não adianta você atrair muitos clientes, vender muuuito e manter seu controle financeiro renegado. E todo bom controle financeiro começa com o fluxo de caixa.

Para ter o fluxo de caixa saudável você precisa registrar todas as informações relevantes quanto as movimentações do dinheiro do seu empreendimento, você sabe quais são estas informações?   

Uma delas são os registros de recebimentos, representados por todas as vendas realizadas, sejam elas à vista (dinheiro ou cartão de débito) ou vendas a prazo (crediário, cartão de crédito ou cheques pré-datados, etc).

Outro registro importante são os pagamentos, representados por todas as possíveis despesas e custos que sua empresa tem, isso inclui despesas fixas e variáveis.

Mas onde registrar estas informações?

Este registro deve ser feito em um local seguro, para isso aconselhamos utilizar um software de gestão, que automatiza os registros dessas informações facilitando o seu dia a dia.

Outra vantagem de se utilizar um sistema, é poder contar com relatórios gerenciais, isso significa informações organizadas de maneira clara que te auxiliam nas tomadas de decisões cotidianas.

Através destes registros você consegue analisar melhor saldo disponível e manter sua empresa como controle financeiro em dia.   

E já que estamos falando nisso, conheça nossas soluções de automação comercial.

É importante entender que o saldo em seu caixa positivo ou negativo não quer dizer que sua empresa está tendo lucro ou prejuízos, é preciso saber interpretar as informações, pois seu caixa pode estar positivo hoje, mas amanhã você precisa pagar uma duplicata por exemplo, e precisa deste valor positivo paga efetuar este pagamento, e vice-versa.

Analisar o fluxo de caixa constantemente permite que você resolva o quanto antes situações financeiras complicadas e assim ser mais assertivo em investimentos e projetar um crescimento sadio para o seu negócio.

Um bom controle financeiro te ajuda a dominar as áreas importantes da sua empresa, como o controle de pagamento das comissões, por exemplo.

Você sabe qual o modelo de comissão é o mais adequado para o seu negócio? Este é nosso assunto de amanhã, não deixe de conferir.

Abraços,

Equipe Blog Sommus.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar