5 ideias inovadoras para reduzir custos no seu restaurante

Gestão 17 de setembro de 2019

Se você trabalha em um setor como o alimentício, buscar ideias inovadoras para reduzir custos deve ser uma estratégia diária. Essa é uma área com grande concorrência e um fluxo operacional complexo. Portanto, qualquer oportunidade para diminuir desperdícios e aumentar a lucratividade deve ser aproveitada.

Quer saber por onde começar? Então veja a seguir 5 dicas de ideias inovadoras para reduzir custos no seu restaurante!

1. Escolha bons fornecedores

Um restaurante de sucesso é aquele que consegue combinar bons preços com pratos feitos com alimentos de qualidade. Mas, para atingir esse objetivo, ter fornecedores de qualidade é crucial. Afinal, eles garantirão que a empresa terá acesso a mercadorias de ponta.

Diante disso, faça sempre pesquisas para encontrar os melhores fornecedores para seu restaurante. Identifique aqueles que são capazes de entregar mercadorias com um melhor custo-benefício e tente negociar descontos sempre que possível. Dessa forma, o orçamento poderá ser utilizado como uma forma de maximizar, ao mesmo tempo, lucros e competitividade.

2. Faça um planejamento de médio e longo prazo

O planejamento de um restaurante é o mecanismo utilizado para otimizar atividades e melhorar o direcionamento de recursos e investimentos. Em função disso, a empresa deve ter uma visão de médio e longo prazo capaz de garantir que todos os fluxos de trabalho sejam executados com qualidade e baixo desperdício ao formular o seu planejamento.

Ao definir as rotinas de médio e longo prazo, faça uma avaliação completa sobre os objetivos da empresa, atividades especiais que foram planejadas e até mesmo novos investimentos. A antecipação auxilia o restaurante a reduzir custos por permitir que melhores preços sejam negociados com fornecedores. Além disso, evita gastos surpresas, uma tradicional fonte de gasto elevado.

3. Diminua o uso de utensílios descartáveis e não recicláveis

Reduzir o uso de utensílios descartáveis pode auxiliar a empresa a cortar gastos e, ainda, melhorar o nível de sustentabilidade e sua imagem perante o consumidor. Justamente por isso, você sempre deve considerar a busca por itens reaproveitáveis no dia a dia do negócio como uma das melhores ideias inovadoras para reduzir custos que uma empresa pode ter.

O reforço de um ambiente sustentável pode ser feito na compra de materiais para entrega recicláveis ou feitos de material reciclado. Não deixe de destacar esse compromisso para o consumidor. Dessa forma, ele reconhecerá o restaurante como um que está comprometido com o uso eficiente de recursos naturais.

4. Crie práticas para reduzir o uso de energia e água

O uso de água e energia também deve ser considerado por um negócio que pretende eliminar gastos. Afinal, esse é um tipo de custo que não é evitável por qualquer restaurante.

Invista em sensores de presença para os banheiros e em mecanismos que reduzem o tempo em que as torneiras automáticas ficam ligadas (assim como a sua vazão). Também treine os profissionais para melhorarem as suas práticas diárias, de tal forma que eles sempre apaguem luzes e fiquem atento aos gastos com água.

Outra alternativa é investir em máquinas de lavar louças modernas, que são preparadas para otimizar o gasto com água ao máximo. Além disso, sempre evite lavar os pisos com mangueira (algo que pode contribuir para aumentar o uso de água facilmente). Por fim, troque as lâmpadas por modelos de LED, que são mais econômicas e apresentam maior durabilidade.

5. Invista em tecnologia

A tecnologia é uma das soluções que fornecem mais ideias inovadoras para reduzir custos. Ferramentas de gestão e gerenciamento de dados de clientes tornam o dia a dia dos profissionais mais ágil e eficaz. Assim, a entrega de resultados ocorre rapidamente e garante que os times possam ser altamente produtivos.

Existem diferentes ideias inovadoras para reduzir custos que um restaurante pode adotar. Escolhendo aquelas que são mais adequadas ao ambiente corporativo e ao perfil de cada empresa, o gestor consegue maximizar os lucros e atingir os resultados esperados a médio e longo prazo. Portanto, faça uma análise completa das rotinas internas para garantir que todos os times possam aproveitar ao máximo os recursos disponíveis sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe o post com os seus colegas de trabalho em suas redes sociais!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar