4 boas práticas para evitar desperdício em bares e restaurantes

Gestão 10 de dezembro de 2019

Oferecer um produto de qualidade aos consumidores com o mínimo de despesas e de custos. Esse, sem dúvida, parece ser um grande desafio e a principal regra de qualquer empreendedor. Quando se fala em food service, o desafio mais enfrentado é a redução do desperdício em bares e restaurantes.

O cenário de perdas é causado por diversas práticas viciosas na produção em bares e restaurantes, que vão desde a compra de ingredientes até o consumo final. Você não quer cometer esses erros no seu negócio? Então continue lendo o texto e confira 4 práticas que vão ajudá-lo a reduzir o desperdício!

1. Produzir apenas o necessário

Ficar sem um determinado prato no cardápio é complicado, podendo gerar insatisfação nos consumidores. Mas é importante lembrar que garantir todos os pratos disponíveis até o momento de fechar o bar ou restaurante não significa exagerar na produção dos preparos.

Produções em larga escala tendem a ser semelhante à otimização do tempo de trabalho. Pensando assim, muitos empreendedores escolhem preparar os alimentos em grandes lotes a fim de reduzir os custos com horas extras e salários.

Contudo, esse tipo de produção passa a ser inflexível em relação à real demanda do negócio, além de não ajudar a diminuir o desperdício. Se você adota essa prática no seu estabelecimento, é preciso pensar bem se a economia gerada na redução do tempo de trabalho é realmente relevante quando se compara ao descarte de insumos causado pela produção em grande escala.

2. Evitar erros operacionais

Os erros operacionais na hora de preparar os alimentos ou de vendê-los são uma das grandes causas de desperdício. Por exemplo, se o garçom anotar o pedido incorreto, a cozinha vai gastar produtos e tempo preparando um prato que não vai ser consumido pelo cliente; assim, o trabalho vai ser feito novamente e o dono vai ter que cobrar apenas pelo pedido correto. O mesmo ocorre se houver algum erro durante o preparo do prato.

Nesse momento, a tecnologia ajuda muito a evitar desperdícios. A automatização do processo de atendimento possibilita que o garçom faça os pedidos diretamente da mesa do cliente, sem precisar decorar códigos, fazer anotações ou se deslocar. Além de ganhar muita agilidade, esse tipo de tecnologia acaba evitando muitas falhas de comunicação entre a cozinha e a praça, reduzindo desperdícios e erros.

3. Realizar uma ótima gestão de compras

Alimentos que se decompõem de forma muito rápida, como temperos, frutas, laticínios e verduras, devem ser adquiridos aos poucos, pois, fazendo isso, você evita que eles se percam e diminui, consequentemente, o desperdício de recursos e de alimentos.

Lembre-se de que o melhor fornecedor é o que entrega produtos de qualidade e bem mais frescos, é também aquele que deixa você por dentro da validade e das safras dos produtos e que não falha nos compromissos.

4. Usar a tecnologia para reduzir desperdícios

A tecnologia pode facilitar na hora de colocar as dicas citadas aqui em prática. Uma forma de usá-la para diminuir o desperdício nos bares e restaurantes é fazer o controle de vendas a partir de um sistema de automação. Assim, vai ser possível obter a quantidade de vendas por cada dia, prever as refeições mais pedidas e realizar uma previsão e um controle mais apurado do que vai ser produzido.

Outra alternativa para reduzir o desperdício de alimentos é utilizar cardápios digitais. Essas ferramentas permitem que você mude o menu ao longo do dia, conforme a disponibilidade dos pratos.

De acordo com pesquisa, os restaurantes acabam desperdiçando 6 mil toneladas de alimentos. Além disso, é importante destacar que eles são responsáveis por 15% dos alimentos desperdiçados no País. 

Portanto, além de uma questão social — pois enquanto se joga comida no lixo, existem muitas pessoas passando fome no mundo —, o desperdício também precisa ser uma questão financeira, afinal, você pagou por seus insumos. Então, se eles vão para o lixo, seu dinheiro investido vai junto. Adote essas boas práticas e aumente seus lucros!

Gostou do texto e quer aprender mais em nosso blog? Então leia também sobre o que um software para restaurantes e bares deve oferecer.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar