Veja como criar o cardápio de restaurante ideal para o seu negócio

Gestão 13 de agosto de 2019

O cardápio de restaurante é um importante recurso visual que nem sempre é bem explorado. Já pensou sobre o impacto que ele tem na experiência do consumidor? Em princípio, pode parecer que ele não é significativo, mas o cardápio não deve ser avaliado de forma isolada.

Ou seja, o cliente de um restaurante pode ficar mais ou menos satisfeito dependendo de uma série de detalhes do atendimento e do layout do ambiente. Detalhes como a limpeza do copo e o conforto da cadeira se somam para causar uma impressão no cliente. Nesse contexto, o melhor prato do mundo pode parecer menos saboroso se não houver atenção com os detalhes do serviço.

Desse ponto de vista, o que melhora a satisfação do cliente é um conjunto de pormenores e o cardápio deve ser considerado em dois aspectos: o funcional e o visual. Ou seja, deve facilitar que o cliente encontre as informações que precisa e agradar aos olhos. Está pronto para refletir sobre a melhor forma de fazer isso e vender mais? Então, continue a leitura e confira!

A importância de um cardápio de restaurante diferenciado

O primeiro detalhe que você deve considerar é que o cardápio não é uma peça de design isolada. Cada material que você desenvolve deve corresponder a um conceito de comunicação que ajude a identificar a identidade da casa.

Para entender isso, olhe à sua volta e conte quantas marcas estão diante de você nesse exato momento. Provavelmente, a do seu computador ou celular será a primeira que vai visualizar, talvez algumas notas fiscais em cima da mesa revelem a imagem de alguns de seus fornecedores, algum brinde a imagem do seu banco e assim por diante.

Sejam quantas forem as marcas diante de você, certamente ajudarão a dar uma ideia de quantas delas temos contato todos os dias. É por isso que a identidade é tão importante. Se a sua fachada, o seu cardápio, o panfleto e cada material produzido respeita um padrão, o seu público tem mais facilidade para memorizar a mensagem que você deseja transmitir. Uma peça reforça a outra, como se você repetisse uma frase até decorar.

Além disso, essa identidade não pode ser muito parecida com as usadas pela concorrência. Ela precisa ser capaz de diferenciar o seu bar ou restaurante da forma mais marcante possível. Dito isso, fica a pergunta: mas como? Vejamos no próximo tópico de forma bem prática.

A elaboração do cardápio ideal

Primeiro de tudo, vamos relacionar os pontos que você precisa pensar sobre o seu cardápio, para, em seguida, relacionar os passos que você deve seguir. Os pontos são os seguintes:

  • funcionalidade: como adiantamos desde o início, o seu cardápio precisa facilitar a vida do cliente. Não adianta um visual lindo se as informações e pratos principais estiverem difíceis de encontrar;
  • design: a imagem deve ser agradável e transmitir uma impressão satisfatória sobre o estabelecimento. Poluição visual e letras chamativas costumam ter um péssimo efeito. Os melhores designers deixam espaços vazios e destacam os pratos;
  • mensagem: toda imagem tem uma mensagem subjetiva que é transmitida. Um cardápio de cores escuras pode sugerir sofisticação, enquanto um bem claro pode transparecer limpeza.

Considere as preferências do seu público

Toda peça de comunicação precisa ser direcionada para um público específico. Antigamente, a maioria das grandes marcas investia pesado em mídia de massa — como a televisão —, para construir uma marca sólida no mercado — sendo que a Coca-Cola costuma ser um dos exemplos mais usados de sucesso nessa estratégia.

Obviamente, não funciona assim para um restaurante e nem mesmo as grandes marcas apostam tão alto nesse tipo de ação. Especialmente em razão das mídias online, a comunicação se tornou muito mais direcionada e, por isso, o primeiro passo é sempre identificar as preferências do público para, desse modo, desenvolver uma comunicação personalizada e direta.

Quando você envia uma mesma mensagem para várias pessoas muito diferentes, ela será interpretada de várias formas — de acordo com a visão de cada uma. Mas quando consegue definir seu público, fica mais fácil de pensar um modo de comunicação mais compreensível.

Defina objetivos e a mensagem

Com base nessas informações, você precisa definir os seus objetivos de comunicação e a mensagem que deseja transmitir. Lembre-se que ela não é apenas um texto, pois também temos a impressão que as pessoas têm quando observam uma imagem. Há uma mensagem implícita nelas.

Elabore o conteúdo

Ao mesmo tempo, é preciso elaborar um conteúdo coerente com a imagem. O tom da “conversa” que você deseja ter com o seu público, se mais formal ou descontraído, por exemplo, deve ser definido previamente e servir de base para a criação dos textos de seu cardápio.

Produza boas fotos

Um erro comum em alguns cardápios é a produção descuidada das fotos. Um fundo amarelo para uma foto de pastel, por exemplo, será uma péssima ideia, pois os tons serão parecidos e não será possível destacar o salgado.

É verdade que um fotógrafo profissional pode fazer uma diferença enorme, mas se não for possível contratar um, prefira sempre a simplicidade com o máximo de qualidade de imagem. Isso pode fazer uma grande diferença para a imagem do restaurante.

Contrate um bom designer

Uma prática muito comum na hora de desenvolver o cardápio é contratar um parente ou conhecido que “tem jeito com desenhos e entende bastante de computador”. O problema é que o design precisa mais do que talento.

Se for possível, contrate um especialista, que conheça do seu segmento e possa ajudar com dicas e criatividade.

Capriche na impressão

A qualidade da produção gráfica e do papel também faz enorme diferença. Primeiro porque é disso que depende a reprodução fiel do que foi elaborado e desenvolvido, depois porque a textura do material também causa uma impressão no cliente.

Providencie uma versão eletrônica

Atualmente, você tem alternativas interessantes para produzir o seu cardápio. Você pode usar uma comanda eletrônica que apresente os pratos para consulta, pode instalar uma televisão no ambiente para chamar atenção para os pratos principais e até criar um cardápio no Facebook, caso trabalhe com entregas e pedidos online.

Divulgue o cardápio

Normalmente, o cardápio é visto como um item para ser utilizado na escolha do menu. Contudo, ele pode ser uma ótima alternativa de divulgação se você usar essas dicas para produzir um bom material.

Desse ponto de vista, podemos encerrar com a ressalva de que o cardápio de restaurante bem elaborado deixa o cliente com água na boca. Ele estimula o consumo, facilita a escolha e, como resultado, ajuda a entregar uma boa experiência para o consumidor.

Antes de ir, lembre-se que temos “um cardápio” de dicas gratuitas e relevantes para o seu negócio. Assine nossa newsletter e garanta acesso a elas!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar