Como calcular o ponto de equilíbrio: fórmulas + passo a passo

Gestão 11 de setembro de 2020

Saber como calcular o ponto de equilíbrio é fundamental para todo empreendedor que deseja que sua empresa seja lucrativa e tenha uma vida financeira saudável.

Ao entender esses indicadores, você conseguirá analisar de forma mais clara e fácil a viabilidade do seu negócio e se a sua empresa está obtendo lucro ou perdendo dinheiro.

Se pretende fazer uma avaliação mais minuciosa sobre a  relação entre suas receitas e custos, esse artigo é para você.

Neste conteúdo, você aprenderá as fórmulas mais recomendadas, a importância de aplicar essa metodologia de trabalho e o passo a passo para fazer esse cálculo tão importante para qualquer negócio. Vamos lá?

O que é ponto de equilíbrio?

o que é o ponto de equilibrio

Antes de aprender como fazer análise de ponto de equilíbrio, é preciso entender do que se trata essa metodologia, chamada também de Break Even, termo em inglês.

Esse indicador demonstra os pontos de lucro e prejuízo na operação de uma companhia independentemente do segmento ou porte.

O ponto de equilíbrio basicamente acontece quando as receitas geradas pelo negócio quitam tanto as despesas fixas quanto as variáveis.

Inclusive, esse método é considerado vital para os empreendedores que precisam tornar seu negócio mais sustentável, já que permite uma visão mais detalhada sobre qual o faturamento mínimo que uma empresa precisa ter para se manter e, a partir daí, gerar os lucros esperados.

Para fazer esses cálculos da maneira correta, você precisa primeiramente diferenciar alguns pontos.

O primeiro deles é entender que as despesas e os custos fixos de uma empresa são aqueles que sempre existirão independente do volume dos seus processos produtos.

Entre eles estão gastos com aluguel, impostos, IPTU, materiais de limpeza, e de escritório, salários de funcionários, despesas com terceirização, como contadora, segurança e advogado, entre outros.

Na hora de calcular ponto de equilíbrio no excel ou qualquer outra ferramenta que escolher, lembre-se que as despesas administrativas e custos são aquelas que podem variar conforme a demanda e volume de produção da sua companhia.

Nesse caso, podemos incluir os gastos com mão de obra, matéria-prima, insumos, multas e atrasos, comissões sobre vendedores, entre outros.

Qual a importância de calcular o ponto e equilíbrio de um produto

importancia de calcular o ponto de equilibrio

Pode até parecer complicado esse tema, mas saber como fazer análise de ponto de equilíbrio fará com que você entenda de maneira clara se a sua empresa é lucrativa ou não e quais os momentos mais apropriados para fazer investimentos ou cortar custos.

Nesse sentido, vale ressaltar que uma empresa com um grande faturamento não significa, necessariamente, que ela tem capital suficiente para crescer e ampliar os seus negócios.

Sendo assim, aplicar o ponto de equilíbrio na sua organização de maneira correta contribuirá para que seu negócio se mantenha no verde, possa investir em novos projetos e que, claro, obtenha lucros.

Para você ter noção da necessidade de fazer esse cálculo, segundo um levantamento sobre a Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, feito pelo IBGE, seis em cada 10 empresas abertas em 2012 não conseguiram manter as portas abertas por mais de cinco anos.

Ainda de acordo com a pesquisa, em 2017 havia cerca de 4,9 milhões de empresas no Brasil, sendo que 22,5% estão localizadas no  Sudeste.

Nesta região e também no Sul do país estão as maiores taxas de sobrevivência. Já nas regiões Norte e Nordeste, as empresas fecham mais rapidamente.

Para fugir dessa realidade, esse cálculo pode contribuir com a antecipação de possíveis prejuízos financeiros.

Quais são os tipos de pontos de equilíbrio 

tipos de pontos de equilibrio de uma empresa

Se quer entender o que é e como se calcula o ponto de equilíbrio de uma empresa, saiba que existem três variações de ponto de equilíbrio, que devem ser levados em consideração na hora de aplicar essa metodologia na sua empresa.

Para te ajudar a colocar esses cálculos em prática, confira aqui os principais tipos, como aplicá-los em cada setor.

Ponto de equilíbrio financeiro

O Ponto de Equilíbrio Financeiro trata-se do índice percentual que faz a verificação do ponto em que as vendas transformam-se em receitas, se igualando às despesas e custos de uma operação.

A partir dessa metodologia, é possível auferir lucro, permitindo saber qual o faturamento mensal, ou anual, mínimo para custear despesas fixas e variáveis.

De um modo geral, o ponto de equilíbrio financeiro é estimado na etapa de planejamento de um novo projeto, ajudando prever a viabilidade e sustentabilidade do negócio a curto, médio e longo prazo.

Ponto de equilíbrio econômico

O ponto de equilíbrio econômico ocorre quando as receitas se igualam aos custos e também às despesas, ou seja, quando o produto passa a dar lucro.

Nesse cálculo são adicionados os custos fixos e os custos de oportunidade, que podem ser o uso do capital próprio, perda de salários ou aluguel de estabelecimentos, por exemplo.

Ponto de equilíbrio contábil

Já o ponto de equilíbrio contábil é considerado a metodologia mais simples e também o mais usado por diferentes companhias. Nesse casos, é preciso levar em consideração os custos fixos contábeis de acordo com o funcionamento da empresa.

Muitas empresas utilizam o ponto de equilíbrio contábil para entender se é possível cobrir todos os custos da empresa com determinada receita, além de fazer uma previsão sobre o lucro desejado.

No ponto de equilíbrio contábil divide-se o valor dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição. O resultado ideal é a receita necessária para igualar os gastos.

Como calcular o ponto de equilíbrio [Passo a Passo]

calculando o ponto de equilibrio

Depois de saber o que é ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil, chegou a hora de aprender a calcular cada uma dessas metodologias, que são tão importantes para a saúde dos negócios.

Pega papel e caneta e vem com a gente entender o passo a passo dos três métodos fundamentais para qualquer empresa.

Como calcular ponto de equilíbrio financeiro

Esse cálculo acontece quando uma companhia precisa saber qual o volume de vendas tanto em unidades como em dinheiro e se ele é suficiente para cobrir despesas variáveis e custos fixos, além de dívidas, como financiamentos e empréstimos.

Lembre-se que esse cálculo financeiro exclui-se os custos fixos totais e também o valor de possíveis depreciações, uma vez que ele não representa um pagamento.

Confira a fórmula do Ponto de Equilíbrio Financeiro:

Custos fixos e desembolsáveis/ receitas – custos e despesas variáveis. 

Nesse caso, as  receitas são subtraídas dos custos e despesas variáveis, tendo como resultado a margem de contribuição ou lucro bruto.

Como calcular ponto de equilíbrio econômico

Para saber calcular o ponto de equilíbrio econômico, você precisará aplicar os valores à seguinte fórmula: ponto de equilíbrio econômico = despesas fixas e custos + custo de oportunidade/margem de contribuição.

Mas se você precisar calcular o Ponto de Equilíbrio Econômico em unidades, será necessário incluir a variável “Lucro desejado” na fórmula.

Confira a fórmula abaixo:

Custos Fixos ($) + Lucro Desejado ($)

PE Econ. = ————————————————

Margem de Contribuição Unitária ($)

Como calcular ponto de equilíbrio contábil

No ponto de equilíbrio contábil, será preciso informar a quantidade de produtos, seja ele por metro, litro, peça ou quilo que, por sua vez, deve ser comercializada para que o resultado do período seja nulo, ou seja, que não haja lucro nem prejuízo.

Para estabelecer essa quantidade, é necessário dividir o valor total dos Custos Fixos ($) pelo valor da Margem de Contribuição unitária ($) do produto.

Confira a fórmula abaixo:

PEC Valor = PE (em R$) / MC %, ou

PE (unid) X Preço de Venda (R$)

Como calcular o ponto de equilíbrio de vários produtos?

como calcular o ponto de equilibrio de varios produtos

Quer entender como calcular o ponto de equilíbrio de vários produtos? Saiba que esse procedimento gera muitas dúvidas entre os empresários e profissionais.

Para encontrar o “ponto de equilíbrio” de produtos com margens de contribuições diferentes não foge muito das fórmulas já utilizadas.

Nesse caso, o que pode ocorrer é um processo mais trabalhoso, por conta das  ponderações que ocorrerão entre diversos produtos, margens de contribuição e volume diferentes.

Confira a fórmula para calcular o ponto de equilíbrio de um mix de produtos:

PE unidades (mix) = Custos Fixos _

( ∑ MCUi x Xi)

( ∑ Xi )

Onde:

Σ = somatório

MCUi = margem de contribuição unitária

Xi = volume previsto de vendas por produto

Como fazer análise de ponto de equilíbrio?

analisando o ponto de equilibrio em uma empresa

Se você quer aprender como fazer análise de ponto de equilíbrio, o primeiro passo é escolher um determinado período para fazer essa verificação, pois você terá menos dificuldades na hora de gerenciar os dados.

Recomendamos que faça análises de períodos mais curtos, pois terá mais flexibilidade para fazer uma revisão de forma ágil, se necessário.

Na hora de fazer essa análise, é importante que seja definido também os seus custos da sua companhia, que estão entre os maiores desafios da etapa de análise.

Avalie custos fixos e variáveis. Revise os resultados para entender se, de fato, a sua empresa está lucrando.

Essa é uma das melhores estratégias para entender o que é preciso para que sua empresa seja lucrativa.

Conclusão

Conseguiu entender como fazer calcular o ponto de equilíbrio? Então, não deixe de colocar em práticas as nossas dicas para entender melhor a real situação da sua companhia.

Para tornar seus negócios ainda mais rentáveis, uma dica é utilizar um bom sistema de gestão, como o Sommus Gestor, que oferece apoio para os mais diferentes setores da sua empresa.

Com o nosso software, você pode ter um processo de vendas muito mais simples e rápido. Isso porque, é possível vender serviços e produtos em um único processo.

Escolha o plano ideal para o seu perfil de negócios ou personalize com os recursos ideais para a operação da sua empresa.

Entre em contato conosco agora mesmo e experimente grátis o nosso software de gerenciamento por 15 dias. Somos a plataforma que facilita a gestão da sua empresa.

Precisa de ajuda para vender mais? Saiba como a Sommus Sistemas pode ajudar!

Deixe seu comentário

Você também pode gostar