7 DICAS que vão turbinar os Lucros do seu bar ou restaurante

Gestão 25 de abril de 2019

Num cenário econômico muito retraído o setor de bares e restaurantes segundo o SEBRAE, deve crescer mais de 10% em 2018. Essa previsão acirra a concorrência e pede maturidade na gestão do seu negócio.

Novos empreendedores apostam na gourmetização de pratos, nas vendas pela internet e em casas dedicadas a um determinado público consumidor.

Por isso é importante se movimentar, buscar alternativa e para isso compartilho algumas dicas que podem transformar seu negócio:

1 Identidade: empreendedores que conseguem uma identidade para seu negócio geralmente tem sucesso porque sua casa é regida por um propósito. Pessoas ou empresas que não tem um propósito não sabem para onde estão indo. Alguns empresários teimam em conduzir seus negócios apenas pelo lucro, se esquecem que o lucro é consequência do bom trabalho da equipe e da satisfação de seus clientes. Quer um exemplo típico desses dois tipos? Quem tem o propósito de atender bem e superar as expectativas de seus clientes não abrem mesas que não conseguem atender com eficiência, já quem se orienta pelo lucro espalha mesa para todos os lados. Se engana quem pensa que limitar a lotação da casa é prejuízo no bolso, pois clientes satisfeitos se dispõe a pagar um pouco mais, além de que essas casas fidelizam seus clientes e lucram durante anos a fio.

2 Atendimento: a qualidade do atendimento está fundamentalmente baseada no profissionalismo e empatia da equipe, emprego de tecnologia e qualidade do que é servido. Unir esforços para cumprir essas 3 tarefas tem que nortear o trabalho do gestor. Entretanto, não há como negar que nem sempre isso é tarefa simples. Equipe, por exemplo, qualificar e manter uma boa equipe exige muito investimento e nem sempre a casa tem como bancar com tranquilidade esse investimento. Como resolver isso? Muitos bares/restaurantes têm optado por montar sua logística de atendimento baseada em poucos garçons e mais entregadores. Aos garçons cabe atender, sugerir, vender e fazer o pedido. Já os entregadores ficam por conta de servir e retirar a mesa. Nessa estratégia o uso da tecnologia é fundamental. Os garçons tem que trabalhar com pedidos eletrônicos feitos por Smartphone, Tablets ou computadores. O pedido cai imediatamente no balcão e na cozinha. Por vezes o entregador chega na mesa poucos segundos depois que o garçom fez o pedido. Essa agilidade contribui para a satisfação do cliente, para a redução de perdas e aumento dos lucros.

3 Redes sociais: bares e restaurantes são a principal opção de lazer para a maioria das pessoas. Muitas vezes o consumidor vai a um bar por hábito, mas está cada vez maior o número de pessoas que são atraídas por um post ou promoção veiculados numa rede social, Instagram e Facebook, principalmente. Mais do que estar presente no mundo virtual, empreendedores de sucesso primam pela beleza e criatividade da postagem. Postar qualquer coisa e de qualquer qualidade é um tiro no pé. Entenda que para o consumidor um belo post dá a entender que a casa também é um belo lugar. Uma foto de um prato organizado que chega a dar água na boca é muito diferente de uma foto que não atrai os clientes. Sendo assim, esteja presente nas redes sociais, mas chega chegando e conquiste muitos seguidores.

4 Promoções: utilize as redes sociais para fazer promoções. Sorteio de um jantar especial ou descontos para quem pedir um prato para 4 pessoas, por exemplo. Esses sorteios podem muito bem serem baseados em quem postar uma foto com a #BAR&BEERCOMMEUAMOR.

5 Delivery: a cada dia mais e mais pessoas compram de casa. Investir numa eficiente logística de entrega pode ser muito lucrativo. Entretanto é importante salientar que os pedidos de casa competem com os pedidos das pessoas que estão no bar. Equilibre a oferta à procura, reestruture a cozinha para conquistar a satisfação de todos os públicos.

6 Marketing de indicação: é uma das estratégias mais usadas para conquistar novos clientes, afinal quem indica ou recomenda avaliza a qualidade da casa e tem forte influência sobre um consumidor que ainda não conhece seu negócio.

7 Marketing boca a boca: é muito comum você ter alguns clientes que, faça chuva ou sol, sempre estão prestigiando sua casa. Você tem clientes assim? Algum dia você o surpreendeu com um atrativo, um desconto, uma bebida ou um jantar. Aproveite e fotografe, colha depoimentos e publique. Tenha certeza que esses clientes passarão a ser um influenciador e defenderá sua casa onde quer que vá. Você duvida que essa ação pode trazer muito mais clientes e lucro do que ficar investindo rios de dinheiro em ações publicitárias rotineiras, como rádio, por exemplo?

Enfim, existem diversas formas que podem ajudá-lo a conquistar mais clientes, ter maior valor agregado e lucrar mais.  Essas foram algumas dicas que vão te ajudar a melhorar os resultados do seu bar, Pub, Bistrô, lanchonete, ou qualquer outro modelo de estabelecimento comercial direcionado a gastronomia.

Deixe seu comentário

Você também pode gostar